TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRoduto Faltando

Trabalho Universitário: PRoduto Faltando. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 3

A empresa RTBA desenvolve suas atividades no segmento de e-commerce e está ampliando sua atuação no mercado nacional e internacional.Visualizando o crescimento da RTBA, um grupo de investidores realizou uma proposta de compra de 30% das ações da empresa, com intuito de divulgar as ações da empresa na bolsa de valores.

Durante auditoria realizada pelo grupo de investidores, foram diagnosticados alguns problemas relacionados à gestão de recursos humanos, sendo que 3 fatores foram relacionados como prioridade no relatório de não conformidades:

1- Elevada rotatividade: as medições relacionadas à rotatividade indicam que nos últimos 12 meses cerca de 80% dos funcionários foram substituídos.

2- Dificuldade de preenchimento de vagas, o RH demora até 10 dias para contratar novos funcionários.

3- Funcionários desobedecem às normas da empresa e quando são questionados argumentam que não sabem quais são as normas.

4- Falta de padronização de processos, na empresa RTBA não há descrição de cargos e os funcionários são constantemente substituídos.

Diante do cenário apresentado, descreva soluções 4 soluções de Recursos Humanos que poderiam ser implantadas na RTBA, objetivando melhoria nos indicadores. Elabore as etapas de implantação e comente a escolha de cada solução,utilize como fonte de pesquisa dois livros da biblioteca virtual.

1 – Elevada rotatividade:

O funcionário começa a ter sua produtividade reduzida, chega atrasado, falta, adoece. Estes são sinais claros que indicam sua insatisfação com o trabalho e mostram que, em breve, ele deve deixar o cargo, seja por vontade própria ou não. E isso invariavelmente é um problema para os empresários, já que a troca de funcionários traz despesas extras com o pagamento de verbas rescisórias e admissão de um novo profissional, demanda tempo para a seleção e treinamento, e muitas vezes até desestabiliza toda a equipe.

Na maioria das vezes, o motivo real de desmotivação do funcionário é por não haver um plano de carreira na empresa, freando assim a sua produtividade na empresa. Incentivos promocionais como premiações também podem ser introduzidos para o aumento de produtividade e diminuição de insatisfação na área atuada. Lembrando que toda premiação tem de ser registrada em folha para que não haja nenhum problema futuro.

Então para reduzir de modo significativo a rotatividade da empresa RTBA, eu como gestor administrativo da empresa, empregaria um sistema de contratação a curto e longo prazo, exemplo: criaria funções incorporadas de menor escala e com salários fixos a nível temporário. Esses funcionários entrariam na empresa com o intuito de prestar serviços, com remuneração compatível ao cargo e premiações por produtividade, assim os funcionários “contratados” teriam, de certa forma, um incentivo à produzir mais.

O funcionário designado a ocupar um cargo a longo prazo, teria que estar dentro dos parâmetros exigíveis aos objetivos fundamentais da RTBA, para isso seria implantado no ato do exame para admissão um sistema de teste de aptidões ao candidato, analisando suas habilidades para condução das tarefas. Em segundo plano analisaria o perfil do candidato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com