TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Padrao De Qualidade Da Agua

Pesquisas Acadêmicas: Padrao De Qualidade Da Agua. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2014  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 2

O calor específico da água é o principal responsável pela alta estabilidade térmica de ecossistemas aquáticos, implicando nas baixas variações diárias e sazonais da temperatura nestes ecossistemas, quando comparados aos terrestres (ESTEVES, 1998). Em termos ecológicos, é importante destacar que a temperatura influencia nos processos biológicos, reações químicas e bioquímicas que ocorrem na água e em outros processos, como a solubilidade dos gases dissolvidos e sais minerais. A temperatura pode interferir no crescimento microbiológico, de modo que cada microrganismo possui uma faixa ideal de temperatura (BRANCO, 1986).).

O oxigênio atua como principal fator limitante à vida aquática. Sua disponibilidade no ambiente aquático depende de trocas com a atmosfera e da fotossíntese, como fontes, e das demandas bioquímica (oxidação de matéria orgânica) e química (oxidação de íons como o ferro e o manganês), perdas para atmosfera (favorecidas pelo aquecimento da coluna d'água) e respiração de organismos aquáticos (ESTEVES, 1998).

A demanda bioquímica de oxigênio (DBO) representa a quantidade de oxigênio do meio consumida pela respiração aeróbia, no processo de oxidação de matéria orgânica nutriente nesse meio. Assim, representa a quantidade de oxigênio necessária à estabilização das matérias presentes, bioquimicamente oxidáveis. Aumentos em valores de DBO em um corpo d’água são provocados por despejos de origem predominantemente orgânica, podendo gerar uma condição aeróbia a um ecossistema aquático (CETESB, 2011b).

A turbidez da água advém da dispersão dos raios luminosos, sendo causada pela presença de partículas em suspensão, como: silte, massas coloidais, microorganismos, etc. Pode ser removida por filtração ou sedimentação (BRANCO, 1986). É expresso, na maioria dos casos, como unidades de turbidez nefelométrica (NTU = “NephelometricTurbidityUnits”) (ESTEVES, 1998). Níveis elevados de turbidez podem afetar comunidades biológicas aquáticas, influenciando o processo de fotossíntese para plantas enraizadas submersas e algas, reduzindo diretamente o processo de produtividade (CESTESB, 2011b).

A cor de uma amostra de água está relacionada ao grau de redução de intensidade que a luz sofre ao atravessá-la (e esta redução ocorre por absorção de parte da radiação eletromagnética) (CETESB, 2011b).

Em águas naturais, a cor é geralmente ocasionada por produtos da decomposição de matéria orgânica do próprio manancial ou de húmus dos solos adjacentes (Branco,1986). Compostos inorgânicos como os óxidos de ferro e manganês são capazes de causar cor na água, sendo abundantes em diversos tipos de solo (CETESB, 2011b). A presença excessiva de sólidos suspensos na água pode reduzir drasticamente a passagem de luz, interferindo na atividade fotossintética e consequentemente na cadeia trófica (ESTEVES, 1998). O pH mede a atividade do íon hidrogênio, ou seja, a acidez do meio. Pode-se, genericamente, definir pH como a relação numérica que expressa o equilíbrio entre os íons H+ e os OH–.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com