TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paquimetro

Por:   •  14/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.330 Palavras (6 Páginas)  •  808 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE ...

UNIDADE ARACAJU-SE

CURSO ENGENHARIA CIVIL

PAQUÍMETRO

Aracaju-SE

2015

Relatório sobre Paquímetro apresentada na disciplina de Física Experimental I, do curso de Engenharia Civil da Faculdade ...como requisito parcial para obtenção de nota, sob a orientação do Prof. ...

Aracaju-SE

2015

1. Introdução

Neste trabalho de relatório iremos explicar fatos importantes sobre o instrumento de medidas que tem por nome “paquímetro”, onde abordaremos: como foi realizado e calculado o experimento feito em laboratório e o seu objetivo, o seu significado, sua importância e utilidades, fatos históricos, como ele é ilustrado e a utilidade de cada parte, e também a finalidade desta prática. O relatório está dividido em seis partes, a primeira de introdução, a segunda de objetivos, a terceira temos materiais e métodos, a quarta dos resultados e discussões, a quinta da conclusão, e por fim a sexta das referências bibliográficas.

Na resolução do experimento usamos o paquímetro para medir o diâmetro externo, diâmetro interno e profundidade de um pequeno tubo de pvc. Para medir o diâmetro externo usamos os bicos e encostos do paquímetro, para medir o diâmetro interno usamos as orelhas do paquímetro, para medir a profundidade usamos a haste de profundidade do paquímetro. Para realizar estas medidas foi necessário primeiro ajustarmos a peça a ser medida, depois de ajustada travamos com o chamado parafuso de trava ou fixador que fica na região superior do instrumento. A leitura é feita observando se o zero do nônio ultrapassou alguma polegada inteira e também verificar qual traço do nônio coincide com algum traço da escala superior. Nisso, fizemos cinco medidas diferentes e anotamos as medições para então fazermos os cálculos utilizando as fórmulas dadas pelo professor. Foram feitas cinco medições para calcular o diâmetro externo, a média, o desvio padrão, a incerteza tipo A, a incerteza combinada e a incerteza relativa, assim foi feito também com o diâmetro interno e com a profundidade. O intuito desta prática utilizando o paquímetro foi aprender a realizar medições com o instrumento. Nesta prática experimental aprendemos como usar o paquímetro e a realizar a leitura de medições das grandezas físicas deste instrumento de medida.

O paquímetro é um instrumento que tem uma resolução de 0,05 mm e é usado para medir com precisão as dimensões de pequenos objetos, até décimos e milímetros, pois nos dá a possibilidade de várias combinações e de posições e tipos de medidas como a capacidade de medir profundidades, extremidades, cumprimentos, diâmetros internos e externos dentre outros. O que diferencia o paquímetro de uma régua comum é o “nônio” ou “vernier” que é contido em um cursor móvel e tem uma resolução de no mínimo 0,02 e é a parte do paquímetro que a sua finalidade é dá uma medida com uma resolução menor, este nome foi dado em homenagem ao português Pedro Nunes e ao francês Pierre Vernier, porque são os inventores. Com este instrumento podemos medir diversos objetos, como: parafusos, porcas, tubos, entre outros que nos ajuda a medir com precisão.

Desde os tempos passados o ser humano necessitou da idéia de medidas para comparações ou para sua curiosidade, as idéias e métodos de medidas sempre estiveram ligados a vida do ser humano, por isso é importante ter várias técnicas de medidas para se adequarem a qualquer tipo de medição, pensando nisto o homem criou e desenvolveu muitos instrumentos para ajudar nestas tarefas, um deles foi o paquímetro, que hoje é um instrumento muito usado na sociedade. Então, a criação não só desde instrumento de medidas, mas também dos outros vieram da necessidade em medir com precisão os objetos.

O paquímetro é formado por partes de muita importância, que são:

• Orelhas - são utilizadas para medir o diâmetro externo de um objeto.

• Nônio ou vernier - é a escala móvel do paquímetro.

• Parafuso de trava - é utilizado para e ajuste do objeto medido.

• Escala fixa superior - graduada por polegadas.

• Escala Fixa inferior - graduada por centímetros.

• Bicos - são utilizados para medir o diâmetro externo de um objeto.

• Escala móvel Superior e Inferior - nônio ou venier.

• Impulsor- a parte que trava.

• Haste de profundidade- é utilizado para medir a profundidade dos objetos.

A finalidade desta prática no curso de Engenharia Civil foi trabalhar com a medição de tubo de pvc utilizando o paquímetro para fazer as medições e nos fazer ver que medições podem conter erros, e também fazer com que nós os futuros engenheiros nos habituemos com essas medições.

3.OBJETIVO

• Conhecer o paquímetro e habituação adquirida com o uso do instrumento de medida

• Manusear o instrumento de precisão para medir espessuras,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com