TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Partida Direta com reversão

Seminário: Partida Direta com reversão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2013  •  Seminário  •  241 Palavras (1 Páginas)  •  627 Visualizações

Partida Direta com reversão.

Quando existe a necessidade de realizarmos a inversão de rotação de um motor elétrico trifásico devemos interagir diretamente em seu campo magnético girante e sabemos também que este campo magnético só existe em função da defasagem de 120° entre as fases. Sendo assim deveremos realizar a inverter duas das três fases de alimentação deste motor.

Observe que no diagrama de potência abaixo possuímos a alimentação do motor elétrico a partir da alimentação fornecida por L1, L2 e L3 e sendo disponibilizadas através dos contatores K1 e K2, obviamente, os dois dispositivos nunca poderão estar ligados simultaneamente, caso isto ocorra teremos um curto circuito gerado na saída dos contatores K1 e K2.

Partidas Indiretas de Motores Elétricos Trifásicos

Sabemos da preocupação em relação a corrente elétrica no momento da partida de motores elétricos trifásicos, dependendo do motor podemos possuir uma variação de 6 a 8 vezes o valor de corrente nominal no instante da partida, desta maneira, se torna viável realisar a partida dos motores através de manobras que tenha como objetivo reduzir a corrente de partida, estamos falando então das Partidas Indiretas de Motor Elétrico Trifásico.

Podemos considerar como principais sistemas de partidas indiretas as seguintes:

1. Partida Estrela Triângulo;

2. Partida por Autotransformador;

3. Partida por Aceleração Rotórica;

4. Partida Eletrônica (Soft Starter).

Lembre-se que no sistema de partida indireta ao objetivo é sempre reduzir a corrente de partida e para isto, na maioria das vezes, consideramos a redução da tensão elétrica no motor elétrico trifásico.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com