TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Partida Direta de Motores

Por:   •  5/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  1.666 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

DE/CTEL - Instalações Elétricas Industriais

Turma: 3º TEL

CH: 90h

Turno: Noite

Período: 2009.1

Professor: Valnyr Vasconcelos Lira

Partida Direta de Motores

  1. Introdução.

Comandos de partida direta são comandos que ligam a tensão da rede de alimentação diretamente ao motor, sem reduzir o pico de corrente no momento da partida. Pelas normas das concessionárias, este esquema só pode ser utilizado para ligar motores com potência inferior a 5CV.

Para entender o funcionamento do circuito utilizaremos dois diagramas:

Diagrama de Força: apresenta a ligação do motor aos contatos de força dos contactores, relés, fases de alimentação, etc.

Diagrama de Comando: apresenta a ligação dos elementos que comandam ou controlam a partida do motor, isto é, contatos auxiliares, botoeiras, etc.

  1. Motor Trifásico.

A ligação de um motor trifásico através do comando de partida direta é apresentada na Figura 1.

[pic 2]                                [pic 3]

a) Diagrama de força

b) Diagrama de comando

Figura 1: Comando de partida direta para motor trifásico.

No diagrama de força da Figura 1(a) notamos que o motor trifásico no esquema de partida direta é ligado na configuração em estrela (Y). Verifica-se também que as fases de alimentação (R, S e T) passam pelos fusíveis de proteção na entrada do circuito (F1,2,3) e pelos contatos de força do contactor K1 e do relé R1, para então serem ligadas ao motor.

Na Figura 1(b) temos o diagrama de comando da partida direta. Pelo diagrama de força devemos acionar o contactor K1 para que o motor seja alimentado. Assim, a fase R passa por um fusível de proteção do comando (F4), pelos contatos auxiliares do relé (R1 95-96), por uma botoeira NF (B0 1-2) e.por uma botoeira NA (B1 3-4) para alimentar a bobina do contactor K1, no instante em que a botoeira B1 é pressionada. Quando soltamos a botoeira B1, o fluxo de corrente circulará pelo contato auxiliar NA (13-14) do contactor K1, já que com a bobina alimentada este contato estará fechado, mantendo assim o motor ligado. Para desligar o motor pressiona-se a botoeira B0, interrompendo a corrente que alimenta a bobina de K1.

  1. Motor Monofásico.

Os diagramas de força e comando para a partida direta de um motor monofásico são mostrados na Figura 2. No caso do motor monofásico, o funcionamento é similar ao do trifásico, não há mudanças no diagrama de comando. A única mudança ocorre no diagrama de força. Note que a ligação do relé térmico é feita de uma forma para que os três elementos térmicos sejam percorridos pela corrente do motor.

[pic 4]                        [pic 5]

a) Diagrama de força

b) Diagrama de comando

Figura 2: Comando de partida direta para motor monofásico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (370 Kb)   docx (120.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com