TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Partições

Resenha: Partições. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  Resenha  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 3

Partições

Há várias formas diferentes de se usar um disco rígido, ou mesmo um flexível, pois há formas diferentes de se guardar arquivos.

Um disco rígido possui muitos bytes, mas que são inúteis até que seja criada alguma tabela de alocação. É possível definir para um disco mais de uma tabela de alocação (do mesmo tipo ou de tipos distintos). Isso é feito dividindo-se o disco em vários pedaços, chamados justamente de partições. Cada partição funcionará mais ou menos como um HD à parte (para quem está acostumado ao sistema Windows ou MS-DOS). É justamente isso que permite o uso em um mesmo computador de mais de um Sistema Operacional. As tabelas de alocação são guardadas em uma tabela de partições.

Particionar um disco significa dividi-lo em várias partes, este é um procedimento necessário para que o disco se torne funcional, sendo obrigatório a criação de no mínimo uma partição. Quando o disco é particionado, automaticamente gera-se uma tabela de partições, onde fica gravado o endereço e a característica da partição gerada, as partições possuem características individuais para cada tipo de sistema operacional. No sistema operacional Windows e MS-DOS são chamadas de fat16 ou fat32 o tipo de partição, em quanto que no Windows NT a partição pode ser do tipo NTFS e no linux esta é denominada EXT2, existem vários outros tipos de partição usadas por outros sistemas operacionais. Depois de gerar a partição torna-se necessário formatá-la, este procedimento é feito através de um comando específico do sistema operacional que será utilizado no disco, no caso do MS-DOS usamos o comando "Format" para dar forma a partição, possibilitando a instalação do sistema operacional em questão. A formatação é que define magneticamente a quantidade de trilhas e setores do disco, lembrando que em cada setor cabe apenas 512 bytes de informação.

De qualquer forma, o usuário só poderá usar um Sistema Operacional por vez, que é escolhido durante a incialização da máquina e dominará a máquina até que o computador seja desligado ou reinicializado. A escolha é feita com ajuda de um programa instalado numa parte estratégica do disco e que é executado durante a inicialização da máquina, como o Lilo e o Grub.

[editar]

Particionamento destrutivo e não destrutivo

O fdisk do MS DOS é um exemplo de particionador destrutivo. Ele não é capaz de redimensionar partições, ou seja, se houver um sistema Windows ocupando todo o HD, não é possível redimensionar a partição existente.

Um particionador não destrutivo que funciona em modo texto é o Fips. É criado um disco de inicialização DOS e à partir dele inicia-se o fips.

[editar]

Particionadores Gráficos

Uma solução rápida para particionar é usar um Live cds que traga o excelente particionador Qtparted, capaz de redimensionar partições de modo bastante eficaz.

Outro particionador muito bom é o Gparted, que é em Português. Atualmente já está bem amadurecido, tanto que já se tornou o particionador gráfico do Kurumin.

Uma vantagem de se usar um particionador de um Live-CD é que você

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com