TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Invite More Friends To The Party!

Ensaios: Invite More Friends To The Party!. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 2

O filme “sonhos tropicais” inicia com a chegada de Esther ao Rio de Janeiro, uma jovem judia vinda da Polônia com a promessa de se casar, mas quando chega ao Rio de Janeiro é obrigada a trabalhar como prostituta em um bordel da Lapa. Esse tipo de situação era comum no inicio do século XX, pois as jovens pobres vinham com a esperança de se casar, ou fugidas do antissemitismo e acabavam se tornando prostitutas, ou por serem obrigadas ou por falta de opção, eram as chamadas “Polacas” ou “Escravas Brancas”

Ela aporta no mesmo navio em que retorna de Paris Oswaldo Cruz pesquisador e médico sanitarista, em 1899, após alguns anos estudando no Instituto Pasteur, cheio de sonhos de transformar a saúde pública do país. O filme narra a trajetória do maior médico sanitarista brasileiro o qual além de contribuir para o controle de doenças endêmicas do Rio de janeiro na época, esteve envolvido em estratégias e laços políticos daquele tempo.

O filme destaca muito bem o cenário carioca dessa época, principalmente na Tal atitude mostra a falta de conscientização da população associada à aplicação de atitudes severas.

Traçando um paralelo do filme com o texto "O nascimento da medicina social", observa-se uma forte influencia entre ambos, quando se fala no surgimento de uma medicina onde não se trabalharia mais só o individual, a classe alta, e os brancos, mas, algo que trabalhasse o todo, que houvesse um beneficio coletivo. Segundo Foucault (1979), tanto na França quanto na Inglaterra, havia uma preocupação sanitária do Estado em estabelecer tabelas de natalidades e mortalidades, índice da saúde da população e o medo que a mesma se elevasse sem nenhum nível de saúde. Ao observarmos no filme, a preocupação do médico Oswaldo Cruzera exatamente com os problemas ocasionados pela falta de saneamento, acarretando em diversas doenças, podendo levar à grandes epidemias, caso não fossem tomadas medidas preventivas, conforme adotadas por ele.

Trazendo para os dias atuais, observa-se que o Brasil teve inúmeros avanços de combate à epidemias diversas em decorrência de criação de programas de saúde coletiva. Entretanto, é necessário maiores desenvolvimentos e investimentos na área de Saneamento básico, desde as metrópoles às cidades periféricas de todas as regiões do país. Ainda há muito a se fazer em prol da saúde da população brasileiraquestão que mostra as várias doenças que assolavam a população da cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com