TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A relação entre futebol e sociedade :uma análise histórico-social a parti de teoria do processo civilizador

Por:   •  22/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 4

 

A relação entre futebol e sociedade :uma análise histórico-social a parti de teoria do processo civilizador(resumo)

Este trabalho tem por objetivo discutir a relação entre futebol e sociedade à partir dos estudos de Norbert Elias e Eric Dunning ,buscando compreender o papel das instituições esportivas .Durante o século XVII,o conceito de esporte era vinculado aos divertimentos das classes altas inglesa , fato que se constitui numa espécie de marca distintiva da nobreza britânica .Mesmo sendo restrita a essa classe social , não devemos isolar está pratica de outros aspectos da realidade sobre o desenvolvimento do esporte , as quais demonstraram a existência de uma transformação global  do código de conduta e de sensibilidade.

E importante dizemos que, na fase anterior a esportivização , os jogos eram regulamentados por tradições locais ,sendo assim variáveis suas regras de um local a outro e se caracterizavam por um alto grau de violência entre seus jogadores .Portanto , a normatização destes jogos na Inglaterra passou por vários estágios , até se chegar ao tipo de jogo denominado de esportes . Mais recentemente, em finais do século XX, o futebol chegou ao seu auge em termos de expansão pelo mundo, sendo aceito como um esporte profissional do Estados unidos, na Coréia e no Japão.

A palavra esporte vem do inglês ”sport”, termo importado da Inglaterra ,desde o século XIX , por vários países, para denominar os seus passatempos ,que ,a medida que passaram a ser regulamentados por regras oficializadas ,receberam essa denominação . Fatos distintos do que passaram a ocorrer na sociedade inglesa com a implementação da monarquia-parlamentar, mudanças verificadas especialmente no século XVIII, aquelas discussões e lutas que eram travadas no campo da forca física, passaram a ser da alçada dos cortes, onde havia espaços para as discussões e as defesas de maneira “mais civilizadas”, ou melhor sem o apelo a violência física. Aliais e importante ressalta que a centralização do controle da violência no poder público, saindo das mãos dos indivíduos e uma das características centrais da teoria do processo civilizador. A teoria do processo civilizador apresenta como uma de suas categorias de analise as cadeias de interdependência configuradas a partir das relações estabelecidas entre indivíduos e grupos sociais, nesta analise teoria as mudanças ocorridas nas cadeias de interdependências na Inglaterra nos diferentes períodos históricos fizeram com que se alterasse o padrão das ligações sociais, no sentido das ligações segmentares para as ligações funcionais. Esse mecanismo de autocontrole e outra das principais categorias da teoria do processo civilizador; entendida sempre como um processo de longa duração ,ainda hoje em construção em direção as mutações socioculturais envolvendo um maior controle social , tanto quanto um maior autocontrole nas relações verificadas nas “sociedades dos indivíduos”

A ORIGEM E A EXPANSAO DO FUTEBOL

Dada a importância alcançada pelo futebol e o forte vínculo estabelecido entre futebol e a violência, relações como tema de nossas pesquisas. O aumento do significado social do futebol foi tanto que no caso do brasil, tornamos mundialmente conhecido como o pais do futebol. Mas o marco oficial do futebol, como esporte moderno e os últimos meses do ano de 1863, quando foi fundada a associação de futebol inglesa. Porém o primeiro clube inglês de futebol surgiu em 1857 quando este jogo de bola com os pês ainda não havia se tornado um esporte. A expansão do futebol aos países europeus se deu concomitante ao processo de profissionalização do mesmo, esta expansão levou consigo os elementos constitutivos do jogo sua linguagem, sua forma de organização, seus costumes, suas vestimentas e também o habito de terem adeptos assentindo os jogos. Há registros de que na última década do século XIX , Inglaterra havia clubes que cobravam ingressos para a assistência em jogos de futebol .Então e praticamente dessa forma espetacularização que o futebol se dissemina por praticamente todo o mundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com