TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Patologias No Concreto Armado

Trabalho Universitário: Patologias No Concreto Armado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 5

Patologias no Concreto Armado

Felipe Schwegler Wiese

Luan Mannes

Gabriel Chain

Lucas Todeschini

Resumo

Palavras-chave

Concreto Armado

Patologia

Concreto

1. Introdução

Na construção civil são encontrados muitos profissionais despreparados que não conhecem ou simplesmente não utilizam das melhores formas para construir uma estrutura confiável e durável. Para que se tenha um lucro significativo, muitas vezes são deixados de lado fatores importantes para a qualidade e durabilidade final das estruturas de concreto armado (camada de concreto muito fina sobre a estrutura de aço, agregados de má qualidade ou com muita matéria orgânica, adensamento incorreto, tempo de cura errado, erros no projeto e etc.), mas, que no futuro irão gerar encargos extas oi até mesmo um comprometimento geral da edificação. Essa preocupação esta fazendo com que as pessoas responsáveis na construção civil se reúnam, percebendo a necessidade de planejar, organizar e normalizar, ampliando os conhecimentos nessa área.

“O conceito de durabilidade estrutural vem sendo incorporado ao conceito de Estabilidade há alguns anos, pois de nada serve que uma estrutura seja estável apenas por um período de tempo tão curto que a torne economicamente inviável”. Souza (1998).

O concreto esta sujeito a varias alterações, e é a partir dessas falhas que se inicia o processo de averiguação das causas e origem da mesma para que possa ser feita a correção. Existem infinitas maneiras do concreto se manifestar, indicando a existência de patologias (fissuras, rachaduras, calcinação, erosão, segregação e etc.), a maior parte dessas manifestações tem como causa geralmente de uma má execução ou má distribuição das forças e cargas. Para a correção, existem varias formas, como por exemplo, o uso de aditivos e adesivos, entre outras.

A partir do melhor conhecimento das patologias mais frequentes, podemos encontrar métodos mais eficientes para que elas não venham a se repetir em construções futuras.

2. Revisão Bibliográfica

As estruturas de concreto se deterioram com o tempo, por isso não são eternas. Para sua maior durabilidade elas devem ser bem projetadas, executadas com perfeição, utilizadas com critério e submetidas a uma manutenção preventiva.

Estatísticas mais recentes mostram que nos Estados Unidos mais de 31% do total de investimentos na construção civil é destinado a obras de recuperação.

Quando o projeto de engenharia estiver mal detalhado e a execução for feita sem um controle adequado, a estrutura de concreto resultante será certamente de qualidade ruim e irá deteriorar prematuramente, absorvendo gastos de recuperação e de reforço exagerados para ser mantida em condições de uso.

Atualmente, muitas estruturas estão velhas ou envelhecendo, algumas com décadas de idade, e, por isso, os problemas oriundos da deterioração estão cada vez mais frequentes.

3 Patologias sistemáticas no concreto

O concreto de cimento Portland tem provado ser o material de construção mais adequado para estruturas. Embora o concreto seja considerado um material praticamente eterno, existe a necessidade da manutenção. Em algumas edificações as manifestações se propagam em intensidade e incidência diferentes.

Essas manifestações podem ser de origem Externa e Interna, originados por processos Físicos, Química, Mecânica ou Biológica.

Os problemas mais comuns, de maior incidência nas estruturas de concreto são as fissuras e eflorescência, seguidas de flechas excessivas. Certas manifestações não levam ao comprometimento estrutural como, por exemplo, as manchas. Porém problemas mais graves podem gerar além de um comprometimento estrutural, podem acarretar em altos custos para a correção destes, sendo o caso de fissuras, flexão ou corrosão de armadura. O gráfico abaixo mostra a incidência dos casos patológicos.

Figura 1 Distribuição relativa da incidência das manifestações patológicas em estruturas de concreto arquitetônico.

• Ninhos de concretagem:

São buracos na peça de concreto (espaços não preenchidos). Reduzem sua resistência e longevidade. Ocorrem devido a pouca trabalhabilidade do concreto e a falta ou excesso de vibração adequada.

Prevenção: Utilizar uma relação água/cimento apropriada, ou fazer o uso de um aditivo que melhore a trabalhabilidade. A correta vibração também é necessária para um melhor adensamento, que evitam falhas devido à segregação dos materiais e formação de bolhas de ar.

Tratamento:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com