TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preventivas de Patologias em Estrutura de Concreto Armado

Por:   •  18/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.389 Palavras (22 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE PAULISTA

Gabriel Machado de Camargo Silva – T111HH-0

Bruno Brito Oliveira – T345HC-0

Igor Matos – B81JEI-9

Técnicas Preventivas de Patologias em Estrutura de Concreto Armado

       

SÃO PAULO

2014

Gabriel Machado de Camargo Silva

Bruno Brito Oliveira

Igor Matos

Técnicas Preventivas de Patologias em Estrutura de Concreto Armado

[pic 1]

Orientador: Prof. Dr. José Benedito Sacomano

São Paulo

2014


        [pic 2]


Gabriel Machado de Camargo Silva

Bruno Brito Oliveira

Igor Matos

Técnicas Preventivas de Patologias em Estrutura de Concreto Armado

[pic 3]

Aprovado em:

BANCA EXAMINADORA

______________________________/__/___

Prof.

Universidade Paulista – Unip

______________________________/__/___

Prof.

Universidade Paulista – Unip

______________________________/__/___

Prof.

Universidade Paulista – Unip

AGRADECIMENTOS

  • Em primeiro lugar a Deus, que nos deu tudo que temos, além da força e disposição necessárias para a conclusão deste curso.

  • As nossas famílias, a quem amamos muito, que nos ensinaram a ser o que somos hoje, sempre nos deram suporte nas horas difíceis e que nos deram forças para chegarmos até aqui.
  •  A todos os professores que tivemos durante o curso, que nos deram todo o conhecimento necessário para que pudéssemos nos tornar Engenheiros.
  • Ao orientador deste trabalho, Professor José Benedito Sacomano, que sempre nos incentivou e tirou todas as nossas dúvidas, fazendo assim possível a conclusão dessa monografia.
  • A todas as pessoas que de forma direta ou indireta nos deram suporte com palavras amigas nos momentos em que mais precisávamos.

RESUMO

As construções, em geral, estão sujeitas a diversos problemas, especificamente a manifestação patológica, desencadeadas por uma série de problemas nas diferentes fases da construção. Esses problemas ocorrem devido a erros de projetos, execução, falta de qualificação profissional, planejamento e má gestão. Um dos requisitos para inibir que esses sintomas ocorram na estrutura é utilizar técnicas de prevenção contra a manifestação patológica. Para que se possa determinar qual tipo de intervenção e o método mais adequado é necessário fazer um estudo para identificar as causas e os danos de origem. Este trabalho tem como objetivo entender os problemas e propor alternativas de intervenção na estrutura de concreto armado.

Palavras Chave: Concreto Armado; Patologias; Prevenção.

Abstract

        The constructions, in general, are subject to several problems, specifically the pathological manifestation, triggered by a series of problems in the different phases of the construction. These problems occur due to project errors, execution, lack of professional qualification, planning and mismanagement. One of the requirements to inhibit these symptoms from occurring in the structure is to use prevention techniques against pathological manifestation. In order to determine what type of intervention and the most appropriate method is necessary to carry out a study to identify causes and damages of origin. This work aims to understand the problems and propose alternatives of intervention in the structure of reinforced concrete.

Keywords: Reinforced Concrete; Pathologies; Prevention.

SUMÁRIO

 

1.        INTRODUÇÃO        1

1.1 Objetivos        2

1.2 Metodologia        3

1.3 Justificativa        3

2.        DESENVOLVIMENTO        4

2.1 Qualificação na Construção Civil        4

2.2 Planejamento de qualidade        5

2.3 Inspeção e Diagnóstico        6

2.4 Manifestações Patológicas        9

2.5 Técnicas de Manutenção das Estruturas        13

3.        CONCLUSÃO_ Preliminar        14

4.        BIBLIOGRAFIA        15


  1. INTRODUÇÃO

A Demanda das edificações no nosso cotidiano está aumentando de forma significativa devido a necessidade que o mercado tem de edifício. O ser humano tornou-se dependente para moradia, trabalho, educação, bem-estar, saúde, indústrias e muitos outros.

Os clientes estão cada vez mais exigindo seus direitos das obras civis, que pelo menos se iguale aos padrões de qualidade estabelecidos pela norma. Por isso as obras devem ser bem projetadas e executadas da melhor forma possível.

Em inúmeros casos surgem problemas em construções já finalizadas, ou em construções recém finalizadas, devido as falhas na estrutura, tanto no projeto quanto na execução da mesma.

Designa-se genericamente por Patologia das estruturas esse novo campo da engenharia das construções que se ocupa das origens, formas de manifestação, consequências e mecanismos de ocorrência das falhas e dos sistemas de degradação das estruturas (SOUZA E RIPPER 1998, p.14).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34 Kb)   pdf (382.7 Kb)   docx (220.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com