TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Patologias - relatório bloco Físico

Por:   •  10/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.508 Palavras (15 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 15

ESTADO DE MATO GROSSO

SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

UNEMAT – Campus de Nova Xavantina.

Curso de Bacharelado em Engenharia Civil

AMANDA BALDONADO

EMANUELA AGUIAR

GUSTAVO ALVES DE OLIVEIRA

JONATAS LINAUER

YHASMIN NUNES SILVA

ESTUDO DAS PATOLOGIAS NA UNEMAT-BLOCO II

Trabalho apresentado para critério avaliativo à disciplina da 6ª Fase, Patologia das construções - Eletiva obrigatória, Curso de Bacharelado em Engenharia Civil. Como parte da 4 nota, ministrada pelo Professor Wallas Alves Pires dos Santos.

Nova Xavantina – MT

Fevereiro/2017

1. INTRODUÇÃO

Foi realizado um estudo de patologias na alvenaria e no telhado, no bloco II da universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, construído acerca de 10 anos objetivando ser um espaço para se ministrar aulas para os cursos de agronomia, turismo e biologia. O bloco conta com três salas de aula e um laboratório de informática, somando um total de 360,2316 m².

Dentre as patologias encontradas na alvenaria estão as fissuras, infiltração, degradação do revestimento de pintura, desgaste superficial, destacamento da alvenaria em encontros de elementos estruturais, umidade excessiva, destacamento do revestimento e manchas no revestimento de pintura. Já no telhado foram encontradas umidade, mofo, flechas excessivas, deslocamento de telhas, rachaduras e telhas quebradas.

Buscando realizar um estudo técnico visando anexar um documento que poderá auxiliar em possíveis futuras manutenções e reparos, foram levantadas possíveis causas e soluções destacando as que dentre as citadas têm maior probabilidade de ser a causa e solução real dos problemas encontrados.

2. PATOLOGIA DAS CONSTUÇÕES

Patologia, de acordo com os dicionários, é a parte da Medicina que estuda as doenças.

Palavra patologia é derivada do grego de “pathos”, que significa sofrimento, doença, e de “logia”, que é ciência, estudo.

Conforme KLEIN (1999), desde os tempos remotos, antes de Cristo, por volta de 1700 A.C., o Código de Hamurabi, trazia regras severas para os construtores, tais como: a) Caso algum construtor fizesse uma moradia para um homem e está viesse a colapso, causando a morte do morador, o construtor deveria morrer; b) Caso quem viesse a falecer fosse o filho do morador, quem morria deveria ser o filho do construtor; c) Caso um escravo do proprietário da casa que morresse, um escravo do construtor também deveria falecer; d) Se a casa fosse destruída, o construtor deveria restaurar todos os danos por sua própria conta; e) Se uma moradia fosse construída e estivesse diferente das especificações e uma parede desmoronasse, o próprio construtor deveria reconstruir a parede com recursos dele próprio.

As presenças de problemas nas edificações nas primeiras casas construídas rusticamente pelo homem primitivo já eram relatadas, como se pode constatar pelo próprio Código de Hamurabi. Sempre se está à procura de construções que sejam realizadas com o máximo de economia.

2.1 Alvenaria

Conjunto de pedras, tijolos e blocos, que formam paredes, muros e alicerces. Podem ser chamados de alvenaria estrutural quando tem a função de sustentar a casa e de alvenaria de vedação quando tem a função apenas de fechamento de vãos e vedação de áreas. A alvenaria está sujeita ao aparecimento de muitas patologias, como umidade, infiltração, desgastes, fissuras, manchas, entre outros...

2.1.1 Umidade

Conforme PEREZ (1985), a umidade nas construções representa um dos problemas mais difíceis de serem corrigidos dentro da construção civil. Essa dificuldade está relacionada à complexidade dos fenômenos envolvidos e à falta de estudos e pesquisas. Essa carência ainda é percebida hoje, mais de 20 anos após elaboração do trabalho do autor citado.

Os problemas de umidade quando surgem nas edificações, sempre trazem um grande desconforto e degradam a construção rapidamente, como fatores que geraram aumento do número e intensidade de patologias. Na construção civil, os defeitos mais comuns são decorrentes da penetração de água ou devido à formação de manchas de umidade.

Prejuízos de caráter funcional da edificação como:

• Desconforto dos usuários e em casos extremos os mesmos podem afetar a saúde dos moradores;

• Danos em equipamentos e bens presentes nos interiores das edificações;

• E diversos prejuízos financeiros.

Segundo VERÇOZA (1991) a umidade não é apenas uma causa de patologias, ela age também como um meio necessário para que grande parte das patologias em construções ocorra.

2.1.2 Infiltração

Define-se infiltração a ação de um fluido que penetra em um corpo sólido. Em patologia da construção, infiltração é quando a ação desse fluido danifica a obra gerando algum tipo de dano.

2.1.3 Desgaste

Desgaste é toda perda superficial de massa devido a ação de um corpo externo causando a deterioração do material.

2.1.4 Fissuras

É a segunda patologia mais frequente em construção civil, ficando atrás apenas da umidade e é caracterizada por um abertura estreita e rasa na superfície do material que se não tratada pode agravar. É causada geralmente pela movimentação dos materiais ou componentes da edificação.

2.1.5 Manchas

São aspectos estéticos danificados, muito geralmente em razão da presença de umidade ou contato com produto inadequado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)   pdf (162.3 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com