TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pcp Na Industria

Pesquisas Acadêmicas: Pcp Na Industria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2013  •  2.034 Palavras (9 Páginas)  •  1.065 Visualizações

Página 1 de 9

UFPB -CT / Cx. postal 5045 - Cidade Universitária - CEP.: 58051-970 - João Pessoa/Pb sprakel@netwaybbs.com.br

UFPB - CT / Cx. postal 5045 - Cidade Universitária - CEP.: 58051-970 - João Pessoa/Pb secmestrado@producao.ct.ufpb.br

Área Temática: Gerência da Produção

until PCP modern systems of information age, like JIT, OPT, MRP, etc In a last stage, the

ABSTRACT: This paper intends to analise the Planning and Control Production historical evolution, trying to focalize it by Production Engineering point of view. Changings occured during Industrial Revolution are analised as well as the influence of Administration Theory in production, integration between machines, labor force and information by CIM (Manufacturing Integrated by Computer) model conclude the analyses.

KEYWORDS: PCP, production systems, advanced manufacture.

RESUMO: Esse trabalho tem como objetivo, fazer uma análise histórica da evolução do PCP, procurando dar um enfoque dessa evolução através da ótica da Engenharia de Produção. São analisadas as mudanças ocorridas durante a Revolução Industrial, a influência das Teorias da Administração na produção, passando para os modernos sistemas de PCP da era da informação como o JIT, OPT, MRP, entre outros. E numa última fase, a integração de máquinas, pessoas e informação através do modelo CIM (Manufacturing Integrated by Computer).

1. INTRODUÇÃO

A evolução histórica do PCP é um assunto pouco encontrado na literatura. O entendimento das mudanças ocorridas no Planejamento e Controle da Produção desde a Revolução Industrial é de profunda importância para que se possa entender o futuro do PCP e da própria Engenharia de Produção.

A análise histórica sobre o enfoque da Engenharia de Produção tem por objetivo o entendimento do papel desta diante da sociedade, já que muitos não sabem seu significado, e é no Planejamento e Controle da Produção que está a base dos sistemas operacionais e da Engenharia de Produção. Segundo o prof. Ruy Leme, fundador da Engenharia de Produção no país, cabe ao Engenheiro de Produção a tarefa de desenvolvimento e projeto de sistemas. A concepção do Engenheiro de Produção como projetista de sistemas, coincide com a definição de Industrial Engineering dada pelo American Institute of Industrial Engineers apud LEME (1997): "A engenharia Industrial ocupa-se do projeto, melhoria e instalação dos sistemas integrados de homens, máquinas e equipamentos, baseando-se em conhecimentos especializados de ciências matemáticas, físicas e sociais, em conjunto com os princípios e métodos de análise e de projeto peculiares à Engenharia, com o fim de especificar, predizer e avaliar os resultados a serem obtidos daqueles sistemas".

De acordo com o mesmo autor, o Engenheiro de Produção é sempre um administrador, pois seu trabalho, pela própria natureza, implica na direção de uma equipe. Essa vinculação existe com todos os campos da engenharia já que, normalmente, todo engenheiro tem subordinados.

os conhecimentos desenvolvidos na pesquisa científica para a solução de problemas práticos" A

Ainda segundo LEME (1997), "a engenharia de produção é uma técnica , no sentido que incorpora partir dessas definições, observa-se o Planejamento e Controle da Produção como elemento chave e central para o projeto e desenvolvimento de um sistema de produção. E o entendimento de sua evolução passa a ser importante no contexto da Engenharia de Produção.

2. ALGUMAS DEFINIÇÕES

A Produção, vista como um sistema, é um conjunto de recursos humanos, físicos, tecnológicos e informacionais, capazes de transformar entradas em saídas, tangíveis ou não-tangíveis. Pode-se produzir tanto bens, como serviços. Este sistema maior, a produção, pode ser subdividido em subsistemas segundo a ótica e o interesse estabelecidos. Na Figura 1, vê-se o ciclo de um sistema de produção.

Figura 1: Ciclo do sistema de Produção (HARDING, 1981)

Para que uma empresa possa funcionar adequadamente, ela precisa planejar e controlar adequadamente sua produção. Para isso existe o Planejamento e Controle da Produção (PCP), que visa aumentar a eficiência e eficácia da empresa através da administração da produção.

Planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais os objetivos a serem atingidos e o que deve ser feito para atingi-los através da otimização e recursos de entrada. Nele procura-se responder perguntas como: como fazer, quando fazer, o que se deve executar para que as metas para que sejam atingidos os objetivos propostos (CHIAVENATO, 1991).

Já o controle é a função administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho para assegurar que os planos sejam realizados da melhor maneira possível. O objetivo dessa tarefa é verificar se o prescrito está sendo feito em conformidade com o planejado. O planejamento é a primeira etapa do processo administrativo, enquanto o controle constitui a última etapa, para o autor supra mencionado. O PCP tem uma dupla finalidade: atuar sobre os meios de produção para aumentar a eficiência e cuidar para que os objetivos de produção sejam plenamente alcançados

Para TUBINO (1997), as atividades desenvolvidas pelo PCP são as seguintes:

Planejamento Estratégico da Produção: consiste em estabelecer um plano de produção para determinado período, segundo as estimativas de vendas e disponibilidade de recursos financeiros e produtivos;

Acompanha o ambiente Mudanças na capacidade do mercado

Planos de longo prazo

Planos de operação Fabricação Replananejamento

Planejamento Mestre da Produção: consiste em estabelecer um Plano-Mestre de Produção (PMP) de produtos finais, detalhado a médio prazo, período a período, a partir do plano de produção, com base nas previsões de vendas de médio prazo.

Programação da Produção: é feita com base no Plano-Mestre de Produção e nos registros de controle de estoques. Esta programação estabelece a curto prazo quanto e quando comprar, fabricar ou montar cada item necessário à composição dos produtos finais;

Acompanhamento e Controle da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com