TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: A Indústria Do Turismo No Brasil

Exames: Resenha: A Indústria Do Turismo No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2013  •  957 Palavras (4 Páginas)  •  1.410 Visualizações

Página 1 de 4

Fundamentos do Turismo

Resenha: A Indústria do Turismo no Brasil

A indústria do turismo no Brasil foi um tema debatido no programa Brasilianas, que é apresentado por Luis Nassif. Esse debate teve como objetivo, discutir as políticas públicas voltadas para o turismo, como o plano nacional de desenvolvimento do turismo, os entraves para o desenvolvimento da atividade e as estratégias para aproveitar a copa de 2014 e as olimpíadas em 2016. Para tanto, foram convidados para participar do programa o diretor de estudos e pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Salles Lopes, o representante do fórum dos operadores hoteleiros, Rafael Guaspari e o professor da USP, Luis Gonzaga Trigo.

Atualmente, o Brasil se encontra no 41º no ranking mundial de destinos turísticos, melhorar essa posição é o objetivo da EMBRATUR, para isso foi desenvolvido o plano nacional do turismo, que visa o melhoramento das infra estruturas e a promoção do Brasil no exterior.

De acordo com o diretor de estudos e pesquisas do ministério do turismo, a maior política pública para a área do turismo, foi a criação em 2003 do Ministério do Turismo, que atua num segmento em ascensão no país.

Outro ponto enfatizado por ele foi o plano nacional do turismo, que irá trabalhar com a capacitação de pessoas para a área do turismo. Segundo Lopes, são aproximadamente 2 milhões de pessoas que trabalham diretamente com o turismo e se olhar as atividades indiretas características do turismo são quase 7 milhões de empregos e que é preciso capacitar essas pessoas.

No entanto, devemos olhar esses programas de capacitação profissional com certo cuidado, pois será que dentro de um curto espaço de tempo são formados realmente profissionais capacitados para desenvolverem as diversas atividades ligadas ao setor?Será que o PRONATEC, vai sanar a falta de profissionais para a copa e olimpíadas?Tenho certa preocupação com esses programas de capacitação, acho que o problema é mais fundo, não é em uma capacitação super-rápida, que teremos profissionais qualificados. Mas sim, com uma educação continuada, dando oportunidade desde cedo, para essas pessoas terem um ensino de educação básica de excelente qualidade, de cursarem um curso técnico e por que não uma graduação.

Trazendo, esse ponto para a realidade diamantinense, percebemos que há realmente a falta de capacitação de profissionais na cidade. Se Diamantina foi escolhida com um dos 65 destinos turístico, porque não há uma política pública para a capacitação dos moradores da cidade, já que a opção de trabalho é restrita e o turismo poderia diminuir essa ausência de empregos.

A falta de infra estrutura do país para receber o turista, foi bastante criticada pelos participantes do programa. Segundo, Rafael o setor hoteleiro já faz a capacitação dos profissionais, e que o governo deveria se preocupar com a melhoria da infraestrutura básica, como melhores aeroportos, estradas, hospitais, segurança.

O professor Trigo, atenta para um ponto interessante, a falta de qualidade de serviços, que é causada por um erro de gestão. A maioria dos gestores não tem capacidade técnica para tratar do turismo no país, de acordo com Trigo, o político tem que saber sobre a atividade turística ou pelo menos ter uma equipe capacitada. O turismo se insere em cerca de 50 setores de serviços, mas a falta de consciência da capacidade econômica desse setor faz com que o país perca dinheiro, pois não existe uma excelência na qualidade de serviços. Ele cita como exemplo, a falta de infra estrutura e os aeroportos brasileiros.

Recentemente, tivemos como amostra a falta de infra estrutura e gestão dos aeroportos brasileiros,o incidente aconteceu no aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, no interior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com