TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perícias Judiciais e Ambientais, Elaboração de Laudos e Pareceres Técnicos

Por:   •  28/12/2019  •  Resenha  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 3

Priscila Ponciano Prediger

Engenharia de Avaliações e Perícias

Engenharia Legal: Perícias Judiciais e Ambientais, Elaboração de Laudos e Pareceres Técnicos

O Engenheiro como Perito Judicial nas questões Ambientais

O atual modelo de desenvolvimento e crescimento tecnológico no mundo, põe em risco o equilíbrio ambiental, o que gera baixa na qualidade de vida dos serres vivos das mais variadas espécies, inclusive do ser humano.

É necessário que a questão do desequilíbrio ambiental causado, seja revertido ou pelo menos controlado de maneira à não comprometer totalmente o meio ambiente. Dentre os recursos explorados pelo homem para inovação e alta tecnologia, estão inclusos tanto os renováveis como os não renováveis.

Diante desta situação de conflitos gerados pela degradação ambiental, tem-se cada vez mais intensificado as questões judiciais que buscam reestabelecer o equilíbrio ecológico. Dessa forma, surge a necessidade de proteção dos recursos, especializando interessados na legislação de defesa ambiental.

Assim sendo, surge à especialização relacionada a perícias e as questões ambientais, como forma de manter a ordem e controlar o uso de recursos naturais, para que a natureza não seja devastada de forma à prejudicar a qualidade da vida, ou até mesmo impossibilitá-la.

O engenheiro especialista em perícia e avaliações das questões ambientais desenvolve uma atividade relevante de interesse social, de natureza complexa e que requer uma prática multidisciplinar e atuação de profissionais especializados para o tratar das questões envolvidas, além de exames, estudos e pesquisas que fundamentem o desenvolvimento de seus aspectos jurídicos, teóricos, técnicos e metodológicos, onde o principal objetivo é o dano ambiental ocorrido ou o risco de sua ocorrência.

O papel do engenheiro como perito judicial nas questões ambientais exerce o papel de investigar, analisar informações e apresentar conclusões sobre as condições de um produto ou máquina e também das questões ambientais. Através dos dados obtidos durante as investigações, o engenheiro deve procurar soluções cabíveis em cada caso, de acordo com a necessidade.

Geralmente, a ação do profissional especializado em avaliações e perícias é solicitada pelo juiz para averiguação dos fatos e solução mais adequada. O profissional deve trabalhar de forma a buscar soluções com padrões de reciclagem e modernização. O aperfeiçoamento deve ser feito de forma objetiva, utilizando cada informação colhida, com atenção e precisão, para resultados certos e definitivos.

No início de cada etapa de levantamentos e pesquisas, é preciso estar atento a qualquer informação extra para o correto diagnóstico e solução do problema.

Daí a importância do trabalho técnico embasado em análises criteriosas, alcançadas através do esforço de uma equipe multidisciplinar, em vista das várias questões envolvidas em avaliações deste porte, uma vez que tem suma importância para assegurar a justa indenização, não sendo apenas uma mera formalidade.

O resultado das investigações e soluções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (25.3 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com