TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Estatistica

Ensaios: Pesquisa Estatistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2013  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 2

Faltam profissionais de sistemas de informação no país

Em médio prazo, número de mão-de-obra necessária pode chegar a três milhões.

Crescimento da área de tecnologia da informação é estimado em 10% ao ano.

O mercado de trabalho para quem se forma no curso de sistemas de informação é promissor e, de acordo com especialistas ouvidos pelo G1, há déficit de profissionais para a área. No médio prazo, de acordo com a Sociedade Brasileira de Computação (SBC), a carência de mão-de-obra pode chegar a três milhões de profissionais.

“Estima-se que o crescimento nesta década da área de tecnologia da informação permanecerá acima de 10% ao ano contra uma expectativa mundial um pouco superior a 3%”, afirma o presidente da SBC, José Carlos Maldonado.

“Como a informática vem crescendo muito, estão sendo criados cargos diferentes. Dentro da empresa, o profissional de sistemas de informação ganha importância maior”, afirma a coordenadora do curso da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Márcia Rodrigues Cappelli Santana.

Isto faz com que os nomes na profissão sejam bem variados: existe o analista de banco de dados, de segurança, de sistemas, projetista e programador de software. Muda muito conforme o porte, a organização da empresa e a função exercida.

De acordo com Maldonado, a necessidade de pessoas bem qualificadas leva a uma oferta de empregos com boa remuneração, e os profissionais pós-graduados acabam conseguindo boas colocações.

A profissão não é regulamentada e, por isso, não tem piso salarial definido. Mas como a demanda é grande, quem trabalha na área de sistemas de informação não tem do que reclamar. E o campo de atuação é amplo: o profissional pode atuar no desenvolvimento de sistemas para empresas de diversos setores, como o bancário, telecomunicações, agricultura, comércio, poder público, entre outros.

Harnik, Simone

Do G1, em São Paulo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com