TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Sobre Engenharia e Profissão

Por:   •  26/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.173 Palavras (5 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 5

PESQUISA ACADEMICA – ENGENHARIA E PROFISSÃO

QUESTIONÁRIO

1-Quais disciplinas que foram mais importantes para o seu desenvolvimento nos dias de hoje?

2-Qual a relação com a sua formação e a sua atual função no seu ambiente de trabalho?

3-Quais métodos e técnicas mais usados? (Referente a um protótipo ate o produto final, ou seja, produto novo ou melhoria do mesmo).

4-Quais as maiores dificuldades encontradas na visão do Engenheiro?

5-Baseado em sua experiência, qual conselho você daria para os futuros Engenheiros?

ENTREVISTADOS:

(Respostas Obtidas)

NOME: Celso Luiz Miquelutti

FORMAÇÃO: Engenharia Mecânica

APLICAÇÃO DE SUA PROFISSÃO: Empresário

1 - As disciplinas mais importantes foram as mais utilizadas no dia-a-dia na área atuada, tais como: Física, Elementos de Máquinas e Tecnologia mecânica (conformação de metais)

Porem, as que aparentemente não era tão importante, é de grande uso para o seu desenvolvimento no ambiente de trabalho: Economia e Administração de empresas.

2 - A relação com a sua formação e sua atual função e bem completa, pois atua em projetos de equipamentos visando melhorias tecnológicas e economia de materiais, além de atuar em processos de fabricação onde o objetivo é produzir com o menor custo possível dentro dos padrões de qualidades estabelecidos.

3 - Um dos métodos mais utilizados para um produto novo é elaborar um anteprojeto e produzir um protótipo para aprovação e a partir dos testes desenvolvidos e correções, elaborar um projeto definitivo, aplicando todas as normas existentes.

4 - As maiores dificuldades encontradas por um Engenheiro em sua opinião é o profissional dessa área não alcançar no mercado de trabalho um espaço para exercer sua função, seja ela diretamente como Engenheiro ou a frente de projetos sem recursos de máquinas, ferramentas, dispositivos, entre outros.

5 - Um conselho para cada futuro Engenheiro é que quanto logo encontrar estágios, seja ele sem remuneração, adquirindo conhecimento e desenvolvimento na área, se possível em diversos estágios de segmentos diferentes, obterá uma noção do que se pretende alcançar no futuro.

NOME: Paulo Ramiro

FORMAÇÃO: Engenharia Mecânica

APLICAÇÃO DE SUA PROFISSÃO: Encarregado do Departamento de Projetos

1 - Disciplinas mais utilizadas são: Cálculo, Geometria Analítica, Álgebra Linear, Física, pois não buscam apenas auxiliar em cálculos, mas a treinar o cérebro a aumentar a capacidade de raciocínio.

2 - A relação com a sua formação e sua função fez com que tivesse habilidades para supervisionar e orientar na concepção de vários tipos de projetos mecânicos que atendam as necessidades dos clientes.

3 - Utilização de métodos numéricos e computacionais da mecânica aplicada, técnicas de execução, fabricação, desenhos.

4 – Em sua opinião considerando o dia-a-dia, encontrar o equilíbrio do triângulo prazo/custo/qualidade, pressão pelos resultados a serem alcançados.

5 – É fundamental estudar sempre, dedicar-se a tudo, ter ousadia, aperfeiçoamento constante na profissão, buscar conhecimento especifico na área onde atua e bom relacionamento humano.

NOME: Sérgio Gaia Guimarães

FORMAÇÃO: Engenharia Mecânica

APLICAÇÃO DE SUA PROFISSÃO: Encarregado do Departamento de Métodos e Processos

1 – De um modo geral todas são importantes, porém as mais utilizadas são: Mecânica Geral Aplicada e materiais.

2 – Totalmente relacionado sua formação com a sua função no ambiente de trabalho, atua nos métodos e processos de fabricação e trabalha com diversos materiais e tratamentos térmicos.

3 – Em seu ramo de atividades seu método e técnica e aplicado a partir de torneamento, frezamento, mandrilhamento, retíficas cilíndrica e de dentes, entre outros.

4 – Em sua opinião as dificuldades encontradas são: executar de forma mais limpa, rápida, menor consumo de energia e matérias-primas e melhor qualidade.

5 – Estudar sempre pensando nos pontos do item da questão 4, ficar atentos, pois grandes ideias são simples.

NOME: Rafael Antônio da Costa Cacemiro

FORMAÇÃO: Engenharia Mecânica

APLICAÇÃO DE SUA PROFISSÃO: Projetista

1 – Disciplinas mais utilizadas foram: Mecânica Aplicada e Resistência dos Materiais

2 – A sua função e sua formação estão correlacionados, pois através de conhecimentos adquiridos, teoricamente somado a oportunidade de conhecer o processo na prática, obteve confiança de supervisores conquistando seu espaço.

3 – Utilizam-se métodos de desenhos, de desenvolvimento e pesquisas, assim como técnicas de Know-how (conhecimento prático de como executar alguma tarefa)

4 – A maior dificuldade é em conhecer a “Mecânica” na prática, pois é muito se falado teoricamente e pouco realizado na prática, podendo ocasionar o recuo de alguns profissionais na Engenharia.

5 – Ter ousadia e coragem para enfrentar as dificuldades que surgirão no caminho, procurar aprofundar-se nos conhecimentos não somente em uma área específica, mas no processo como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (77.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com