TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO DA DISCIPLINA PESQUISA DA PRÁTICA EM ENGENHARIA QUÍMICA II

Por:   •  20/2/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.440 Palavras (6 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE SAGRADO CORAÇÃO[pic 1]

MONIQUE LEMES GOUVEA

        

RELATÓRIO DE ESTÁGIO DA DISCIPLINA PESQUISA DA PRÁTICA EM ENGENHARIA QUÍMICA II

BAURU

2015

MONIQUE LEMES GOUVEA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO DA DISCIPLINA PESQUISA DA PRÁTICA EM ENGENHARIA QUÍMICA II

Relatório de Estágio da disciplina Pesquisa da Prática em Engenharia Química II, da Universidade Sagrado Coração, sob orientação da Professora Márcia R. Chaves.

BAURU

2015

Sumário

  1. Introdução 1
  2. Justificativa 1
  3. Objetivos 2
  4. Apresentação da Unidade Concedente 2
  5. Programação das Atividades 2
  6. Atividades Desenvolvidas 3
  7. Considerações Finais 5
  8. Referências 6


  1. Introdução

O estágio foi realizado no setor da Garantia da Qualidade na empresa AXKOR Cosméticos, do dia 29/10 ao dia 12/11/2015, de segunda à sexta-feira, das 7h30min às15h00min.

  1. Justificativa

O Estágio é uma condição obrigatória no curso de Graduação em Engenharia Química da USC, pois visam o aperfeiçoamento e o desenvolvimento da formação profissional, requisitos essenciais para entrar no mercado de trabalho.

É através da junção Aluno/Estágio que as informações e conhecimentos teóricos obtidos no curso são transferidos para a prática. A conciliação teoria/prática nos oferece a ampliação dos nossos conhecimentos assim como possibilita ao local do estágio o aprimoramento dos seus serviços na busca constante por melhorias.

O estágio supervisionado vai muito além de um simples cumprimento de exigências acadêmicas. Ele é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Além de ser um importante instrumento de integração entre universidade, escola e comunidade (FILHO, 2010).

A finalidade do estágio é preparar o aluno para sua inserção no mercado de trabalho. Desta maneira, o estágio supervisionado torna-se uma disciplina obrigatória e importante porque as atividades práticas nos proporciona uma boa formação profissional, deixando-nos com um conhecimento aprofundado na área em que realizamos o estágio.

  1. Objetivos

        

O principal objetivo do estágio é nos preparar para o mercado de trabalho.

O estágio foi realizado no setor de Garantia da Qualidade na empresa AXKOR Cosméticos com o objetivo de aprender sobre essa área, o que é, como funciona.

O estágio é um dos momentos mais importantes para a formação profissional, é através dele que temos a oportunidade de entrar em contato com a prática, com a realidade profissional, além de efetivar conhecimentos teóricos adquiridos na universidade através de práticas específicas e do diálogo com profissionais experientes.

É a partir dele que somos inseridos no mercado de trabalho, pois temos a oportunidade de aprender, mostrar nossas qualidades e contribuir com a melhoria da empresa; podendo até ter chances de ser contratado posteriormente.

  1. Apresentação da Unidade Concedente

A empresa AXKOR Cosméticos LTDA está localizada na Rua Napoleão Laureano, 737, Vila Antartica, Botucatu, SP, CEP 18608-590, Brasil. Atua no mercado na terceirização de coloração e descoloração capilar a mais de cinco anos e vem crescendo cada ano mais, hoje possui em torno de 90 funcionários.

  1. Programação das Atividades

Foi realizada uma breve leitura da RDC 48 de 25 de outubro de 2013 que aprova o Regulamento Técnico de Boas Práticas de Fabricação para Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes, e dá outras providências.

Conhecimento da fábrica na visão da garantia da qualidade e identificar o que precisa ser feito.

Conhecimento do que são os POP’s (Procedimento Operacional Padrão) e colaboração na elaboração dos mesmos.

O que é, e como funciona uma auditoria interna.

Aprendizado de como funciona o monitoramento dos contratos de validação e calibração de equipamentos.

Colaboração na elaboração, na aplicação de treinamento de integração para os funcionários novos e no preenchimento das fichas de treinamento dos mesmos.

  1. Atividades Desenvolvidas

Conhecimento e breve leitura da RDC 48.

A RDC 48 de 25 de outubro de 2013é a norma que aprova o Regulamento Técnico de Boas Práticas de Fabricação para Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes; que estabelece todas as normas exigidas pela ANVISA que a empresa deve seguir para garantir a qualidade na fábrica e no produto.

Conforme consta na norma, Garantia da Qualidade são todas as ações sistemáticas necessárias para prover segurança de que um produto ou serviço irá satisfazer os requerimentos de qualidade estabelecidos.

A Garantia da Qualidade possui muitas atribuições, dentre elas: monitorar e controlar o ambiente de fabricação; elaborar e revisar procedimentos e documentos da qualidade; monitorar se as Boas Práticas de Fabricação estão sendo cumpridas; controlar os documentos de validação e calibração de equipamentos entre outras.

Conhecendo a fábrica na visão da Garantia da Qualidade e colaboração na execução dos procedimentos necessários.

Acompanhei a responsável pela garantia da qualidade a inspecionar a fábrica e identificar quais procedimentos seria necessário fazer para se adequar as normas que a RDC estabelece, foi identificado que na área de manipulação e na sala de pesagem de produtos não havia um registro de limpeza, foi necessário fazê-lo, junto com os colaboradores do setor elaboramos e adaptamos à melhor maneira o registro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (151.2 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com