TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Um Artigo Científico (pesquisas Na área De Engenharia Mecânica)

Trabalho Escolar: Estudo De Um Artigo Científico (pesquisas Na área De Engenharia Mecânica). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2014  •  3.363 Palavras (14 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 14

RESUMO

O propósito desse trabalho é mostrar, através de experiências de operadores de aeronaves, como programas eficientes de acompanhamento de parâmetros da aeronave podem evitar acidentes e incidentes, e melhorar os programas recomendados de manutenção. Nesta pesquisa são estudadas as influências dos parâmetros que monitoram a intensidade da vibração no espectro de frequências quando da ocorrência de panes em componentes de helicópteros.

PALAVRAS CHAVES: Vibrações. Monitoramento de Vibrações. Manutenção Preditiva. .

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO 05

1.1. - Objetivo geral 06

1.2. - Objetivos específicos 06

1.3. - Justificativa 06

2 - DESENVOLVIMENTO 07

2.1- Fundamentos da manutenção preditiva 07

2.2. - Fundamentos da vibração 07

2.2.1. – Grandezas físicas 07

2.3. - Tipos de vibração 08

2.4. – Análise de vibração........................................................................08&09

2.5. – Helicóptero............................................................................................10

2.6. – A anatomia de um helicóptero 11

2.7. – Sistema de monitoramento existentes 12

2.8. - Frequências geradas pela aeronave.............................................13&14

3 - Monitoramento de vibrações......................................................15&16&17

4 – ENADE.........................................................................................................18

5 - CONCLUSÃO 19

6 - REFERÊNCIA 20

1- INTRODUÇÃO

As vibrações são inerentes ao voo do helicóptero, a cada rotação do rotor as forças aerodinâmicas variam de acordo com sua posição azimutal gerando vibrações que são passadas pelo disco do rotor. Eliminar ou reduzir a vibração é importante para fornecer conforto à tripulação e aos passageiros, para minimizar a fadiga do rotor e da fuselagem, e para a proteção dos equipamentos eletrônicos da aeronave. Toda máquina rotativa gera vibrações de grande amplitude quando é excitada na frequência natural de seus componentes. Um sinal periódico pode ser decomposto em harmônicos que são associados aos diferentes componentes da máquina.

Arato Junior, (2004),

Apresenta os conceitos de manutenção preditiva e as diversas técnicas empregadas para o monitoramento da condição de funcionamento de equipamentos rotativos. Estuda-se a técnica da manutenção preditiva pelo nível global de vibrações, as técnicas de monitoramento e diagnóstico de defeitos com base na análise do espectro de vibrações e as técnicas com base na média temporal síncrona, diagrama de órbita e demodulação.

Giurgiutiu, (2000) e Grabil, (2001),

Apresentam o sistema de monitoramento de vibrações conhecido como VMEP. É um sistema desenvolvido pelo Exército Americano e pela Guarda Nacional da Carolina do Sul para diagnosticar panes em rotores de helicópteros, motores e transmissão. O sistema foi desenvolvido para os helicópteros Blackhawk, Apache e Kiowa Warrior e foi implementado com sucesso. Essa pesquisa também mostra que o VMEP é complementar ao sistema conhecido como HUMS (Health & Usage Monitoring Systems).

1.1. - Objetivo geral

Esse trabalho aborda o monitoramento de vibrações em helicópteros entendidos como convencionais. Em uma aeronave definida com um rotor principal sobre a cabine, recebendo torque do motor através da transmissão principal, e com rotor traseiro fixado na cauda recebendo potência do motor para gerar forças antitorque.

1.2. - Objetivos específicos

• Conceituar manutenção preditiva;

• Conceituar vibração;

• Anatomia de um helicóptero;

• Sistemas de monitoramento existentes;

• Frequências geradas pela aeronave;

• Sistema de monitoramento utilizado;

1.3. - Justificativa

Este trabalho se enquadra no campo da manutenção preditiva objetivando prevenir acidentes que podem ocorrer durante a operação da aeronave. Através do monitoramento das vibrações podemos acompanhar o desgaste que está ocorrendo em peças e componentes da aeronave e atuar antes de atingir o momento da pane.

2 - DESENVOLVIMENTO

2.1 - Fundamentos da manutenção preditiva

É o acompanhamento periódico dos equipamentos, baseado na análise de dados coletados através de monitoração ou inspeções em campo. O objetivo principal da manutenção preditiva é a verificação pontual do funcionamento dos equipamentos, antecipando eventuais problemas que possam causar gastos maiores como a manutenção corretiva. A manutenção preditiva é conhecida como uma técnica de manutenção com base no estado do equipamento. Outras terminologias tem surgido como ferramentas de gerência de manutenção, estes novos termos - RCM, manutenção centrada na confiabilidade; MPT, manutenção produtiva total; e JIT, manutenção "Just-in-Time" - são apresentadas como substitutas à manutenção preditiva e a solução definitiva aos seus altos custos de manutenção. A manutenção preditiva tenta definir o estado futuro do equipamento e o tempo de sua durabilidade. Têm base na medição e coleta de dados: vibração, análises de óleo, ultrassom, termografia, entre outras. Esta avaliação, entretanto, peca por ser pouco precisa

2.2. Vibração

É o movimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com