TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa tipos de Sistemas de Informação

Tese: Pesquisa tipos de Sistemas de Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2013  •  Tese  •  2.506 Palavras (11 Páginas)  •  863 Visualizações

Página 1 de 11

Índice

Etapa 1

1.1 Dados - Página:1

1.2 Informações - Página:1

1.3 Sistemas - Página:1

1.4 Sistemas de Informação - Página:1

2.1 Perguntas e Respostas - Página:2

Etapa 2

Pesquisa tipos de Sistemas de Informação - Página:5

Tipos de Sistema e a forma que o Correio utiliza eles - Página:9

Etapa 3

Relatório de Soluções - Página:10

Solução - Página:11

Etapa 4

Implantação Loja Virtual - Página:12

Etapa 1, passo 1

1.1 Dados são uma representação, conceitos ou instruções de uma maneira em que se adapte a comunicação e ainda consiga ser compreendida por pessoas ou máquinas automatizadas, isto é, uma junção de caracteres (que podem ser representados também em imagem) que passam uma mensagem para a máquina e/ou usuário. Portanto este texto pode ser representado por um dado, pois qualquer texto transmite um dado ou uma sequencia de dados. Um dado também pode ser representado por qualquer característica de um objeto ou sistema.

1.2 Informações é o resultado do processamento, manipulação e a organização dos dados, de uma forma em que represente uma modificação do conhecimento do sistema em que recebe. A grosso modo, informação é qualquer resposta ou orientação recebida sobre algo, na informática entendemos informação como uma junção de dados em que eles geram um valor, que no caso é a informação. Um texto, por exemplo, é uma informação que é fonte de muitas informações, isto é, uma junção de dados organizados que geram a informação (no caso o texto) e esse texto fornece informações, para quem ler o mesmo.

1.3 Sistema é um conjunto de elementos organizados de diferentes atributos e funções especiais que podem interagir entre eles e com o ambiente externo, de uma forma organizada para que eles desempenhem uma função.

1.4 Sistema de Informação nada mais é que um sistema automatizado, isto é, computadorizado, que abrange pessoas, máquinas e métodos para coletar, processar e transmitir seus dados para que representem uma informação para seu usuário.

Etapa 1, passo 3

Perguntas

Quais os dados que devem ser processados para a geração de informações na empresa?

Vendas: Pedido de vendas, contendo vendedores, lista de produtos, valores e quantidades dos produtos, para que haja mais controle do fluxo de vendas. Almoxarifado, controle total de estoque, para que se tenha consciência total da entrada e saída dos produtos cadastrados. Gerencia: Controle de vendas e caixa, fornecedores, para que se tenha nota da compra de produtos, pagamentos e o fluxo de capital.

Quais informações são geradas depois de processados os dados?

Pós o processamento dos dados, seria gerado um relatório de dados, para que a gerencia tenha total consciência sobre o fluxo da empresa e o controle das vendas e do estoque, sendo assim o relatório deverá ser feito regularmente, com um intervalo de tempo adequado de acordo com o tamanho da empresa e as previsões feitas pelo fluxo de caixa/vendas.

Como estas informações deveriam ser tratadas para que sirvam de base para a implantação de um Sistema de Informação nesta empresa?

As implantações serão benéficas para a empresa mesmo a curto prazo, pois a informatização do processo, dará mais agilidade e controle para todas as partes da empresa, porque com o controle dos dados e do fluxo, será mais fácil e rápido lidar com o cotidiano da empresa, sendo que dará mais liberdade para a gerencia resolver eventuais problemas.

Etapa 2, Passo 1

Tipos de Sistema de Informação

Fazer uma pesquisa na internet, livro, revistas ou qualquer outra fonte de informação sobre os tipos de Sistemas de Informação e suas respectivas aplicações nas organizações por nível organizacional

Para cada nível organizacional existe um tipo específico de sistema de informação. No nível operacional temos os Sistemas de processamento de transações (SPT). Em se tratando de nível tático, temos dois tipos de SI: Sistemas de informação gerencial (SIG) e Sistemas de apoio à decisão (SAD). No topo dessa estrutura, temos o nível estratégico que está amparado por Sistemas de informação executiva (SIE).

Essa á forma mais aceita de se dividir os sistemas de informação, de acordo com sua finalidade de uso e nível organizacional o qual irá auxiliar.

Um SPT é um sistema que processa as transações operacionais de uma organização. Por transações podemos entender como duas partes que trocam informações resultante de alguma atividade. Em uma empresa, transações podem ser coisas como fechamento de um pedido, matricula de um aluno, emissão de nota fiscal, baixas em um estoque.

Todas essas atividades geram dados que são coletados, processados, armazenados e distribuídos pelos sistemas de informação. Os dados que entram num SPT são padronizados e descrevem as transações efetuadas.

O processamento desses dados segue algoritmos que permitem automatizar a maioria das transações rotineiras de uma organização, seguindo operações (como decisões estruturadas e cálculos) que são repetidas a cada transação. Gera atualizações nos dados, emissão de relatórios e envio dos dados a outros sistemas.

O armazenamento dos dados gerados pelos sistemas de processamento de transações se dá na forma de banco de dados. Tais bancos de dados guardam um histórico com a série de transações ocorridas na organização.

O resultado gerado por um sistema de transação resulta em documentos que formalizam a efetivação da transação (faturas, duplicatas, orçamentos, etc.), podendo também gerar relatórios acerca destas transações, para fins de avaliação, conferência ou auditoria. SPT podem também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com