TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim 1 E 2 Multidisciplinar

Pesquisas Acadêmicas: Pim 1 E 2 Multidisciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Este trabalho tem o objetivo de abordar e discutir os aspectos da conduta da empresa HSBC com o embasamento nos conteúdos aprendidos no decorrer do período e analisar e comentar sobre a sociedade da informação e do conhecimento. Baseado no que foi aprendido e em informações de sites e revistas. 

Devido ao ato de espionagem de 152 funcionários o banco HSBC foi multado em 67,5 milhões de reais.

A empresa ao atuar com essa medida além de perder dinheiro, perdeu a sua credibilidade para com seus colaboradores, pois haverá a sensação de falta de privacidade e o sentimento de invasão de espaço da empresa para com seus colaboradores. Em uma empresa é primordial que o funcionário se sinta bem em seu ambiente de trabalho e se sinta confiável a empresa. Desde os avanços das tecnologias ouve um grande aumento do uso de câmeras de segurança nas empresas, porém elas estão sempre à vista dos funcionários.

No caso do banco HSBC a empresa não se limitou somente ao ambiente de trabalho mas também ao lar dos funcionários, o que fere os direitos fundamentais a intimidade e à vida privada. Segundo a Constituição Federal de 1988, artigo V, parágrafo XI “ a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial”. Tudo isso citado foi violado pela empresa, que só pagou uma indenização e ficou tudo por isso mesmo.

A política usada pela empresa para afastar os funcionários era ilícita

Ao longo da história o homem tem criado os mais diversos meios e ferramentas para comunicar, e deste modo melhorar os seus padrões atuais de vida. Diante das suas criações, hoje as conclusões a tirar são complexas e pouco exatas. Se por um lado as suas criações lhe conferem um melhor modo de vida (como a criação de transportes, comunicações, etc.), são precisamente estas criações que o destroem (a poluição, desemprego, etc.).

Os benefícios da sociedade da informação e do conhecimento são:

para pessoas:

A possibilidade de uma pessoa poder trabalhar em casa ou noutro local através de um terminal móvel, perto da sua residência, evita um gasto diário financeiro e de tempo em transportes, com benefícios ambientais evidentes, permitindo a flexibilização total do horário de trabalho de forma a que se estabeleça uma melhor integração com os restantes aspectos da vida de cada um.

para empresas:

O consumidor deve, no contexto do comércio eletrônico, beneficiar do mesmo nível de proteção que já hoje dispõe no comércio tradicional, reforçando a sua confiança na utilização das redes digitais através da segurança das transações, dos pagamentos e do combate às diferentes formas de pirataria informática.

E um dos muitos aspectos ruins é a falta de privacidade, pois hoje em dia com o uso de câmeras, celulares, tabletes e etc, nunca se sabe quando se esta sendo observado por alguém.

Conclusão

Bibliografia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com