TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim 3 Sistema Da Informacao

Trabalho Escolar: Pim 3 Sistema Da Informacao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2013  •  1.586 Palavras (7 Páginas)  •  911 Visualizações

Página 1 de 7

PIM – Projeto Integrado Multidisciplinar III

Fagner dos Santos Damasceno de Oliveira

Projeto Integrado Multidisciplinar III

Unilever

Fagner dos Santos Damasceno de Oliveira

Projeto Integrado Multidisciplinar III

Unilever

Sumário

1. Descrever a empresa escolhida:

1.1. Porte e tipo de negócio da empresa;

1.2. Principais produtos e/ou serviços;

1.3. Principais concorrentes;

2. Analisar o cenário da empresa:

2.1. Análise dos resultados obtidos e participações no mercado;

2.2. Identificar ameaças e oportunidades;

2.3. Identificar pontos fortes e pontos fracos;

2.4. Identificar possíveis falhas na gestão de estoque e logística na empresa;

3. Com base nos conhecimentos do cenário analisado no item 2, identificar uma área, produto, serviço ou processo para o plano de negócios:

3.1. Descrever a situação atual da área, produto, serviço ou processo escolhido;

3.2. Descrever uma proposta para ampliar ou melhorar os resultados da empresa, com base na área, produto, serviço ou processo escolhido.

RESUMO

A história da Unilever começa no século XIX, na Inglaterra. William Hesketh Lever – fundador da Empresa que hoje é uma das maiores do mundo na área de alimentos, higiene e beleza – teve uma idéia original e muito bem aceita: dar nome e embalagens individuais aos sabões que fabricava.

Assim nasceu o Sunlight. Numa época em que o sabão era um produto genérico, vendido por peso, ele se tornou um sucesso com seu nome atraente e bela embalagem. Mas claro que não foi só por isso: Sunlight também era mais suave que os outros sabões e protegia as mãos das donas-de-casa.

O sucesso veio rápido e logo a Empresa expandiu sua atuação para outros países. Em 1929, a Lever Brothers ampliou mercados unindo-se a um grupo holandês da área de alimentos. Nascia a Unilever, que no mesmo ano chegaria ao Brasil, com a fundação da Irmãos Lever na cidade de São Paulo.

Sumário

1. Descrever a empresa escolhida:

1.1. Porte e tipo de negócio da empresa;

A empresa escolhida é de grande porte, sendo inclusive uma multinacional muito conhecida não só aqui, mas no exterior. Uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo, fabricante de produtos de higiene pessoal e limpeza, alimentos e sorvetes. Atualmente, a Unilever Brasil conta com 12 fábricas nos estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Pernambuco e cerca de 12 mil funcionários.

1.2. Principais produtos e/ou serviços;

Presente em 100% dos lares brasileiros ao longo de um ano, seus produtos atingem, mensalmente, 86% dos domicílios, ou seja, cerca de 37 milhões. São oito décadas de sucesso, conquistas, convívio e relacionamento com o consumidor, antecipando desejos, atendendo necessidade e construindo marcas consagradas como Omo, Comfort, Seda, Lux, Kibon, Hellmann’s, Arisco, Knorr, Becel, Maizena, AdeS, Dove, Axe, Close Up e Rexona, entre outras.

A missão da Unilever é levar vitalidade para o dia-a-dia, atendendo as necessidades diárias de nutrição, higiene e cuidados pessoais com marcas que ajudam as pessoas a se sentirem bem, ficarem bonitas e aproveitarem mais a vida.

1.3. Principais concorrentes;

No Brasil, das 17 categorias em que atua, a Unilever é líder em 10, além de estar entre as duas principais fornecedoras do varejo alimentar e de farmácias. Seus principais concorrentes são: P&G NESTLE L’OREAL CP=COLGATE-PALMOLIVE

Entre outras marcas, incluindo as estrangeiras.

2. Analisar o cenário da empresa:

2.1. Análise dos resultados obtidos e participações no mercado;

Uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo, fabricante de produtos de higiene pessoal e limpeza, alimentos e sorvetes, com operações em mais de 100 países. Presente em 100% dos lares brasileiros ao longo de um ano, seus produtos atingem, mensalmente, 86% dos domicílios, ou seja, cerca de 37 milhões. São oito décadas de sucesso, conquistas, convívio e relacionamento com o consumidor, antecipando desejos, atendendo necessidade e construindo marcas consagradas como Omo, Comfort, Seda, Lux, Kibon, Hellmann’s, Arisco, Knorr, Becel, Maizena, AdeS, Dove, Axe, Close Up e Rexona, entre outras.

• Em 2007, a Unilever Brasil foi eleita pela segunda vez consecutiva como uma das Empresas dos Sonhos dos Jovens. As consultorias Companhia de Talentos e LAB SSJ entrevistaram mais de 16 mil estudantes universitários.

• Em 2008, as marcas Omo, Seda, Rexona, Lux, Kibon e Hellmann’s foram as vencedoras, em suas respectivas categorias, do Top Of Mind da Folha de S. Paulo. A Unilever venceu o Top Popular com Hellmann’s, o Top Feminino com Seda e o Top Grand Prix com Omo.

• A Unilever é a empresa mais admirada no Brasil na categoria Higiene e Limpeza Doméstica no prêmio Carta Capital de 2006. Ficou com o segundo lugar em Higiene, Perfumaria e Cosmético, e Alimentos.

• A Unilever foi vencedora no item Relacionamento com o Governo e a Sociedade no Guia Exame 2006 de Boa Cidadania Corporativa, com o Projeto Mais Vida.

• A Unilever foi premiada em 2005, pelo segundo ano consecutivo, como uma das 10 empresas-modelo. A empresa foi destaque no Guia Exame de Boa Cidadania por ter aplicado conceitos de sustentabilidade ao lançar produtos específicos para a população de baixa renda, ter reciclado quase 100% dos resíduos gerados nas suas fábricas e ter mais que duplicado o orçamento para a área ambiental entre 2002 e 2004. Entre as três maiores notas recebidas, a Unilever destaca o quesito “Meio Ambiente” (10), “Valores e transparência” (9,5) e “consumidores/clientes” (9,5).

2.2. Principais concorrentes;

A multinacional lidera 10 dos 13 agrupamentos de produtos com os quais atua no mercado nacional e nunca teve dificuldades para comercializar seu portfólio – mesmo com muitos itens custando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com