TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim De Matematica Aplicada

Monografias: Pim De Matematica Aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/12/2013  •  1.348 Palavras (6 Páginas)  •  2.583 Visualizações

Página 1 de 6

Relatório PIMVIII

Curso: CST em Logística

Nome da empresa do grupo:

Orientador(a)

NOME

1.

2.

3.

4.

5.

6.

Observação

A ferramenta jogos empresariais tem como objetivo avaliar a visão estratégica do aluno. O resultado não será avaliado por lucro ou prejuízo, mas sim pela visão que o aluno teve sobre a atividade, enxergando os erros e percebendo alternativas para estes.

O relatório pode ser feito individualmente, em dupla ou em grupo. Vocês têm a liberdade de escolher se ele será redigido pelo grupo ou por parte do grupo. Essa possibilidade permite filtrar os alunos que não participaram do jogo.

A nota do aluno será uma média entre resultado do jogo e visão, no relatório, sobre a aprendizagem no processo.

RELATÓRIO SOBRE JOGOS DE EMPRESAS PIMVIII

I) Fazer o relatório observando pontos importantes para a gestão empresarial. Tais pontosdevem conter:

a) Análise do negócio

O jogo busca desenvolver no aluno a consciência e a importância de conhecer as necessidades dos consumidores, estimular perspectivas a curto, médio e longo prazo, entender a logística como fator de redução de custos dentro de um ambiente altamente competitivo, em que as estratégias sãobaseadas na segmentação, posicionamento e alocação de recursos. Descreva detalhadamente as informações “macroambiente” e “microambiente” da região escolhida.

A empresa Cooler São Paulo,quando entrou em atividade não possuía estoques de Matéria Prima e produto acabado, nascia-se uma nova empresa para ofertar um produto inovador com grande potencial comercial, definimos estratégias e políticas foram adotadas com o objetivo de obter lucro sobre o investimento sem comprometer a saúde financeira da empresa,iniciamos os investimentos para produzir uma capacidade de 12.000 unidades projetandouma expansão ao longo de 8 trimestre para uma capacidade produtiva de 16.000 unidades.

b) Analise os pontos positivos e negativos das três regiões e justifique a sua escolha pela região onde montou a empresa.

R1-Onde possui menos pessoas com melhor poder aquisitivo.

Ponto positivo: Pode-se ofertar o produto com melhor valor agregado em comparação com as demais regiões.

Ponto negativo: o volume de vendas é baixo em comparação com as demais regiões, por se tratar de uma região de auto poder aquisitivo, terá dificuldades em mão de obra para determinadas atividades.

R2 - Onde possui população equilibrada de diferentes rendas.

Ponto positivo: O Volume de vendas e preço do produto é equilibrado por se tratar de uma região com bom potencial comercial, também fácil acesso logístico com as regiões 1 e 3

Ponto negativo: Forte concorrência devido às atratividades da região.

R3 –Onde possui uma grande população, porém baixa renda.

Ponto positivo: O Volume de venda é atrativo para todas as empresas, pois tara-se de uma região bastante populosa.

Ponto Negativo: O preço não pode ser elevado devido o baixo poder aquisitivo da população sendo assim o lucro sobre as vendas são reduzidos.

Decidimos então instalar a empresa na Região 3com o intuito de geração de emprego, garantindo oportunidades de trabalhos e distribuição de renda já que a região possui farta disponibilidade de mão de obra.

II)Justifique a sua estratégia de liderança:

a) A princípio, as empresas tomam decisões limitadas. Com o avanço do jogo, no entanto,aumenta-se tanto o número de decisões quanto a amplitude destas. Por que escolheram determinada região como prioridade? Justifique a sua resposta.

Buscamos focar as vendas somente na região 3 devido o auto volume de vendas, mesmo o preço final praticado na região sendo baixo em comparação com as demais regiões, o lucro esperado é atrativo pois não terá a despesa de frete que tem uma porcentagem média de 10% na composição final do produto, tornando assim uma margem de lucro atrativa.

b) As decisões de produto englobam a identificação de oportunidades de lançamento de produtos e serviços, a adequação destes às necessidades e aos desejos dos clientes (pesquisa e desenvolvimento), a formulação das estratégias de produtos (como diferenciação, posicionamento em cada região) e a administração do ciclo de vida do produto. Nesse ponto, a Logística e o Marketing atuam como um elo dentro da cadeia produtiva. Justifique a política de pesquisa e desenvolvimento que o grupo desenvolveu para atender às necessidades de cada região.

A principio por se tratar de um produto inovador o mercado absorveu muito bem a aceitação do produto principalmente na região 3, ao passar o tempo é necessário a inovar o produto buscando inovação e novas tecnologias, o consumidor é exigente e para conquista-los o produto precisa evoluir, Nosso investimento em desenvolvimento foi XX %sobre a tolerância permitida, podemos considerar que o investimento não foi suficiente para a evolução do produto pois o só atingiu o nível 2 somente no ultimo trimestre.

c) Na realidade, é difícil estabelecer um preço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com