TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim II comunicação empresarial, matemática aplicada e economia e mercado

Por:   •  22/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.712 Palavras (23 Páginas)  •  1.804 Visualizações

Página 1 de 23

RESUMO
Considerando as disciplinas estudadas no projeto Integrado Multidisciplinar (PIM), do curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, realizamos o PIM I e PIM II na Empresa C. M. Medicamentos Ltda., que atua no ramo de equipamentos cirúrgicos e medicamentos especiais. O objetivo do nosso trabalho foi conseguir, através da pesquisa realizada, entender na prática, numa empresa estruturada as disciplinas: comunicação empresarial, matemática aplicada e economia e mercado. Contamos com a colaboração do Gerente Geral, Sr. Julio Menezes, o qual nos forneceu informações necessárias para a realização deste trabalho com perfeição.
Conseguimos um conhecimento aprimorado dos estudos tirando muito proveito dos resultados obtidos. Analisamos a comunicação utilizada na empresa, à utilização das funções aprendidas na matemática aplicada e a empresa como um todo no mercado de medicamentos especiais e equipamentos cirúrgicos.
Com a disciplina “economia e mercado” estudamos todos os fatores que influenciam o andamento da empresa com as variações da demanda, oferta e o equilíbrio de mercado. Vimos também como a macroeconomia está presente no dia a dia da empresa, na compra de produtos exportados, nas taxas de juros, entre outros. Enfim o impacto do “problema econômico” na empresa. Sua posição no mercado atual brasileiro e perante seus concorrentes sendo uma empresa oligopolista.
Através desse estudo pesquisamos a empresa C M Medicamentos Ltda. no mercado atual, sua participação nesse mercado, sua concorrência, seus produtos ofertados e se os preços desses produtos são variáveis de acordo a fase econômica no Brasil.
3
SUMÁRIO
1- Introdução.................................................................................................5
2- Retratoda organização.............................................................................6
3- Características da organização.................................................................7
4- Conceito de comunicação empresarial.....................................................8
5- Comunicação empresarial........................................................................9
6- Comunicação interna utilizada................................................................10
7- Comunicação externa utilizada...............................................................11

8- Matemática aplicada na empresa...........................................................12
9- Economia e mercado..............................................................................13
10- Problemas econômicos..........................................................................14
11- Macroeconomia e microeconomia.........................................................16
12- A empresa no mercado..........................................................................17
13- Economia e mercado na empresa.........................................................18
13.1- Economia no Brasil e sua influência na empresa...............................19
14- Conclusão..............................................................................................20
4
1 - INTRODUÇÃO
As informações contidas no presente trabalho são resultados da aplicação, na empresa C M Medicamentos Ltda., das disciplinas Comunicação Empresarial Matemática Aplicada e Economia e Mercado, dos estudos propostos pela UNIP _ Universidade Paulista Interativa, do curso de Processos Gerenciais – SEI turma de 2011, Pólo Ribeirão Preto, SP – primeiro semestre.O conteúdo utilizado para execução do Projeto Multidisciplinar II - (PIM II), foi totalmente direcionado à observação dos fatos reais comparados aos estudos das disciplinas citadas para um melhor aprendizado e desenvolvimento educacional.
5
2 - RETRATOS DA ORGANIZAÇÃO
Razão Social: C M MEDICAMENTOS LTDA
Endereço: Rua Nove de Julho, número 1705, Bairro Jardim América, Cep 14015-170, Ribeirão Preto – São Paulo.
Telefone: (16) 2132-5000
C.G.C.: C.G.C: 04.127.483/0001-40
INSCRIÇÃO ESTADUAL: 582.600.093.112
Dados bancários da empresa: Banco do Brasil – Agência: 3370-7; Conta Corrente: 7967-7. Banco Bradesco: Agência: 3376-6; Conta Corrente: 1705-1.
Número de funcionários: Trinta e cinco
6
3 - CARACTERÍSTICAS DA ORGANIZAÇÃO
A empresa C M MEDICACAMENTOS Ltda., tem 10 anos no mercado de Ribeirão Preto, sendo uma das líderes no ramo de medicamentos e equipamentos cirúrgicos. Apesar de ter o mesmo nome fantasia da Indústria Cirúrgica Mafra, é totalmente desligada da mesma, com CNPJ próprio, apenas utilizando dos produtos fabricados pela distribuidora.
Com a excelência em seu segmento e a demanda em outras cidades houve a necessidade de abrir mais duas filiais, sendo uma em São José do Rio Preto e uma Campinas.
7
4 – CONCEITOS DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Comunicação é todo e qualquer som, gesto, escrita ou qualquer outro meio que usamos para mandar uma mensagem a um receptor, a fim de transmitir uma informação. Para qualquer comunicação são necessários os seguintes elementos:
¬ Fonte: O meio utilizado para transmitir a mensagem;
¬ Emissor: Aquele emite a mensagem;
¬ Receptor: Aquele que recebe a mensagem;
¬ Mensagem: O objeto da comunicação;
¬ Ruído: Tudo que dificulta a comunicação;
¬ Canal: Suporte que veicula uma mensagem;
¬Contexto: Situação a que a mensagem se refere;
¬ Código: Conjunto de signos usados na mensagem. Ex: Escrita.
¬ Signos: Combinação do significado com o significante;
¬ Linguagem: Sistemas de signos utilizados. Ex: Voz, escrita, sons;
¬ Língua: Produto social da linguagem.
A comunicação empresarial ou organizacional compreende em várias atividades, ações, produtos e processos estratégicos para dar ênfase à imagem da organização ou entidade perante seu público interno (funcionários) e externos (clientes, fornecedores e consumidores) de interesse.
No mercado atual se torna ainda mais importante para as organizações um tipo de comunicação adequada para cada público. Com a globalização a concorrência tornou-se ainda mais acirrada fazendo com que muitas empresas tenham grupos especializados internos para escolher melhor o tipo de comunicação a ser utilizada. Esses profissionais não só tem habilidades práticas como também uma visão de mercado ampla do universo dos negócios.
8
5 - COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
A estratégia de comunicação utilizada nas empresas deve ser adaptada de acordo com a realidade em que ela vive. Por isso a comunicação tem fator decisivo na imagem transmitida para os seus colaboradores e para o seu público alvo.
Na C M Medicamentos Ltda. a preocupação com sua imagem têm suma importância nas suas atividades planejadas a curto e longo prazo. Essas atividades são feitas através de reuniões, ouvidorias, planejamentos, estratégias de marketing e um endomarketing ativo, para que todas as ações comecem satisfazendo o funcionário, onde o mesmo satisfaça as expectativas do cliente.
9
6 – COMUNICAÇÃO INTERNA UTILIZADA
A comunicação interna utilizada pela empresa C. M. Medicamentos Ltda., adota o método de interagir seus funcionários,colaboradores e clientes com a própria empresa. Para que isso aconteça é feito um planejamento mensal na escolha dos veículos a serem utilizados.
Encontramos na empresa um fluxo de comunicações variado, onde ocorreram diferentes situações que se enquadram aos três tipos de fluxos, são eles:
¬ Fluxo Descendente: Onde a mensagem é enviada aos colaboradores do diretor geral; Exemplo: A mudança de turnos.
¬ Fluxo Ascendente: Quando um funcionário transmite uma mensagem aos níveis superiores; Exemplo: Problemas no armazenamento de medicamentos.
¬ Fluxo Horizontal: Aquele permite a união de vários departamentos para contribuição e aprimoramento da coordenação; Exemplo: Em uma reunião geral onde todos deram sugestões para resolução de um problema.
¬ Fluxo Centralizado:
Nos vários meios de comunicação interna existentes encontramos na empresa C. M. Medicamentos Ltda. alguns de muita importância para a interação dos setores. Sendo eles:
¬ Mural de informações (contendo todos os dias, alguma informação importante)
¬ Telefone (para a comunicação entre os setores da loja, administrativo, estoque e segurança)
¬ Rádio (para a comunicação entre os seguranças de cada entrada da loja)
¬ Internet (usada para obter dados de produtos, informações técnicas, para comunicação entre funcionários)
¬ Reuniões (semanais para discutir acontecimentos recentes, problemas diários e eventuais mudanças na empresa)
¬ Relatórios (para informações obtidas no dia a dia da empresa)
É de fundamental importância para a empresa que a comunicação interna seja perfeita, pois é ela que garante que a organização se mantenha ativa, sincronizada e obtendo lucros. Com a comunicação interna (microambiente) em harmonia a comunicação externa (macroambiente) será eficaz para a organizaçãoobter os resultados esperados.
10
7 – COMUNICAÇÃO EXTERNA UTILIZADA
Com a comunicação interna em ordem podemos ativar a comunicação externa. Essa comunicação não se refere apenas a divulgação dos produtos, abrange muito mais. Com a comunicação externa a empresa pode interagir com a sociedade, informar, conhecer as expectativas do seu público fixando uma imagem perante ele.
A C M medicamentos tem uma política de comunicação externa restrita para um determinado público A e B. Segundo eles a mídia excessiva traz as demais classes sociais, não sendo esse o objetivo da organização.
Para comunicação externa a empresa utiliza os seguintes meios:
¬ Telemarketing: Vendas por telefone;
¬ Site da empresa: Disponibilizando seus serviços e produtos;
¬ Exposições de folders no interior da loja;
¬ Revistas especializadas em equipamentos cirúrgicos e medicamentos especiais;
¬ SAC serviço de atendimento ao cliente;
¬ Lista telefônica.
Não existe uma equipe de marketing, porta-voz ou relações públicas na empresa. Essas decisões são tomadas pela própria administração com auxílio de informações dos superiores e colaboradores dos diversos setores existentes, através de relatórios, feedbacks e reuniões. Com esses dados coletados é feito um PICE (Plano Integrado de Comunicação Empresarial). No PICE é determinado o planejamento a ser seguido com os objetivos da empresa, atividades, estratégias a serem seguidas pelos colaboradores e qual o resultado esperado nessa ação.
A C M Medicamentos tem um papel social importante quandose refere à participação institucional, pois, ela realiza trabalhos sociais com prestação de serviços a hospitais carentes de Ribeirão Preto doando produtos nutricionais, medicamentos, materiais hospitalares entre outros. Mas tem a preocupação de que essas ações não precisam ser divulgadas ao público, fazendo assim seu papel na sociedade gerando a “humanização” da empresa sem visar apenas lucro.
11
8 – MATEMÁTICA APLICADA NA EMPRESA
A definição da matéria “Matemática aplicada” se refere às aplicações de cálculos numéricos, probabilidades, estatísticas entre outras, na resolução dos problemas diários dentro das organizações.
Com a globalização e o aumento excessivo da competição no mercado mundial, as empresas sofrem vários problemas e desafios e necessitam de profissionais especializados para a administração de seus gastos e lucros com competência para não só garantir a continuidade do sucesso, como ajudar no crescimento da mesma ou até evitar uma possível falência. Nesse processo a utilização desses cálculos diários é extremamente fundamental.
A empresa C M Medicamentos Ltda., já nasceu com uma estrutura bem consolidada, pois foi criada com o intuito de fornecer equipamentos da indústria Mafra Medicamentos (empresa já financeiramente estruturada) para a população. Não necessitou no seu início de nenhum financiamento para sua criação, obteve investimentos vindos da indústria. Mas essa estrutura não descartou a espera de lucros e resultados com essa nova empresa do grupo, tendo assim uma estrutura financeira ativa e a matemática e uso de suas aplicações tem uma participação fundamental e um trabalho bem sucedido.
A empresa estudada utiliza um programa de computador para entrada e saída de mercadorias, fluxo de caixa, tabela de preçoscom cálculos de descontos e juros para parcelamentos. Também nesse programa é fornecido um gráfico com fórmulas (já gravadas no sistema) automaticamente de acordo o andamento da empresa, onde o gerente geral tem uma visão atual e exata dos custos e lucros em porcentagem.
É exposto em tabelas feita no programa Excel com fórmulas específicas, dados mensais e anuais para os diversos custos da empresa como, por exemplo, os custos variáveis, custos fixos como salários dos funcionários, horas extras, contas mensais como água, luz, telefone, internet, etc., tabelas para custos totais, além de custos de projetos de curto, médio ou a longo prazo.
A diretoria da empresa tem todos os resultados obtidos em gráficos, feitos pelos gerentes de cada setor, com informações internas da empresa, como também dados externos do mercado comparando com outras organizações do mesmo segmento no Brasil e no mundo.
“Obs.: Não tivemos acesso a esses programas, eles foram relatados pelo entrevistado”
12
9 – ECONOMIA E MERCADO
“Economia vem do grego oikos(casa) e nomos (costume ou lei), consiste na produção, distribuição e consumo de bens e serviços.”
A economia analisa como os indivíduos e a sociedade fazem escolhas e tomam decisões para os recursos disponíveis sempre escassos, e como satisfazer a necessidades coletivas e individuais da população. Estuda o processo de produção, distribuição, consumo e circulação dos bens e serviços de uma sociedade.
Já “mercado” tem como definição:
“O conjunto de consumidores potenciais do produto ou serviço oferecido por determinada empresa. Em outros contextos pode referir-se ao conjunto de consumidores potenciais de um determinado setor de atividade ou conjunto de concorrentes.”
O mercado analisa as questões de preço equantidade de acordo com a oferta e demanda dos produtos, a análise de equilíbrio de mercado e tipos de estruturas existentes no mercado. Sendo elas:
¬ Concorrência perfeita: É a existência de um grande número de produtores onde um não interfere na oferta do mercado e não tem poder para definir preços de equilíbrio. Quem define esses preços é a oferta e a demanda dos produtos;
¬ Monopólio: Não existe concorrência, nenhuma outra empresa fornece o produto. A empresa é líder do segmento e dita os preços;
¬ Oligopólio: Um número reduzido de empresas com o mesmo segmento, com um grande número de consumidores. Podendo assim controlar em conjunto ou não o preço;
¬ Concorrência monopolista ou imperfeita: Se caracteriza pelo grande número de empresas. Na monopolista os produtos são diferenciados enquanto que na concorrência perfeita os produtos são homogêneos.
¬ Grau de concentração econômica: É avaliado pela proporção de faturamento das quatro principais empresas do setor de acordo com o faturamento total do setor.
13
10 – PROBLEMAS ECONÔMICOS
A necessidade humana é ilimitada e insaciável. Não teríamos problemas quanto a isso se os nossos recursos também fossem ilimitados, mas não é assim que funciona na prática. “Por “esse motivo, houve a necessidade do homem em criar a “economia” a qual se define como:” o estudo de como as pessoas e a sociedade decide empregar recursos escassos, que poderia ter utilizações alternativas, para produzir bens variados”.
A lei da escassez traz alguns problemas econômicos que levantam as seguintes questões:
¬ O que produzir?
¬ Para quem produzir?
¬ Em que quantidade produzir?
¬ Com quais técnicas combinar os fatores produtivos?
Reforçamos: Não seria necessário o levantamento dessas questões se os recursos não fossemlimitados. Por esse motivo temos que fazer escolha entre bens relativamente escassos, pondo em evidência os seguintes pontos:
¬ A eficiência produtiva: Aumentar a produção de um item reduzindo de outro;
¬ A lei da oferta e da procura: Atuam diretamente na determinação dos preços e quantidades;
¬ A curva de procura: Quanto maior o preço menor será a quantidade procurada e vice-vera;
¬ A curva da oferta: O custo de produção de um produto;
¬ O preço de equilíbrio: A procura é igual a oferta;
¬ Determinantes da oferta: Custos, monopólios, concorrência, imprevistos;
As necessidades humanas são classificadas em básicas (primárias) e secundárias.
¬ Necessidades Básicas ou primárias são aquelas indispensáveis para a nossa sobrevivência como alimentação, saúde, etc.;
¬ Necessidades Secundárias são aquelas que desejamos para um melhor convívio social como educação, laser, transporte, etc.
Dentro dessas necessidades podemos classificar alguns dos bens de consumo existentes, são eles:
¬ Bens de consumo duráveis: Aqueles que são utilizados por um tempo maior como geladeira, microondas, automóveis, etc.;
¬ Bens de consumo não duráveis: Aqueles que são consumidos imediatamente ou aqueles que duram um curto tempo com o seu uso como alimentos, remédios, roupas, etc. 14
Além dos fatores citados existe na economia o equilíbrio parcial, aquele que analisa individualmente cada mercado e o equilíbrio geral, aquele que analisa os processos simultâneos e interdependentes dos diferentes mercados. O modelo de “concorrência perfeita” descarta vários mecanismos da economia, como a existência de monopólio, se tornando uma idealização. Segundo a “Eficiência de Pareto” não se pode melhorar o bem-estar de um indivíduo sem piorar o de outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41 Kb)   pdf (83.6 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com