TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim IV Unip

Artigo: Pim IV Unip. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  1.366 Palavras (6 Páginas)  •  1.222 Visualizações

Página 1 de 6

PIM IV

2.1. Estrutura do trabalho

Proposta

O grupo do PIM representará uma consultoria fictícia chamada Consulting que fica localizada em São Paulo – Capital, esta consultoria foi contratada por uma empresa desenvolvedora de software chamada Software Developer, também localizada em SP-SP, com objetivo de entregar um estudo contendo analise de impacto, planejamento, desenvolvimento e como implementar e obter a certificação CMMI (o nível será definido pelo orientador do PIM), porém durante os trabalhos de avaliação do ambiente foi identificado potencialidade para entrega de outros serviços de consultoria que está sendo dado a entender ao longo deste material.

O aluno e/ou grupo deve desenvolver o trabalho de forma a atender aos seguintes aspectos:

Capa;

Folha de rosto;

Resumo;

Abstract;

Sumário;

Introdução;

Desenvolvimento;

Conclusão;

Referências– Citar as fontes de pesquisa (bibliografia, nos moldes da ABNT).

2.2. O PIM abrange as disciplinas:

• Governança de TI

• Sistemas para Internet e software livre

• Qualidade de Software

• Gerenciamento de projetos de TI

• Empreendedorismo

• Gestão da Qualidade

2.3 Requisitos do Projeto:

• É necessário que o aluno use os modelos de formulários conforme definido no PMP para desenvolvimento do PIM e para criar a solução que constará como resultado do PIM use os devidos documentos do CMMI (Gerenciamento de Requisitos, Planejamento de Projeto, Acompanhamento e Controle de Projeto e demais)

• O cliente da Consulting é uma empresa de desenvolvimento de software para Bancos e os principais produtos são:

o Sistema de Consórcio;

o Sistema de Financiamento;

o Sistema para Empréstimos;

• A Software Developer prove sistemas para instituições financeiras, entretanto os sistemas desenvolvidos apresentam falhas para prover as seguintes necessidades:

o Controle de criação, edição e versão dos documentos;

o Cadastramento dos riscos associados aos processos de negócios e armazenar os desenhos de processo;

o Gerenciamento dos documentos e controle dos períodos de retenção e distribuição;

• Além das deficiências apontadas anteriormente, que apresentam implicações diretas para as empresas que devem seguir a lei Sarbanes-Oxley, os sistemas desenvolvidos pela Software Developer possuem outros pontos fracos como:

o Alguns módulos básicos do sistema apresentam falhas quando já estão em produção.

 IMPORTANTE: O gestor da área de TI da Software Developer definiu que era mais importante investir nos smart phones e VoIP para todos os funcionários e colocou o projeto que iria trocar a máquina que são usadas para testes dos programas desenvolvidos (IBM com AIX 5.2), para ser realizado no terceiro quarto do ano de 2011. Vale destacar que as Máquinas de desenvolvimento e produção são SUN Solaris 10.

• A Software Developer prove serviços de suporte especializado para atuar em incidentes nos ambientes onde seus programas estão instalados, porém foram notados alguns problemas:

o Quando um cliente abre um ticket reportando um problema, o atendente anota num caderno e faz uma avaliação pessoal de quanto é critico o chamado para então classificá-lo – é notório a classificação totalmente diferente para problemas iguais quando é outro analista que atende.

o Quando é desenvolvido uma nova correção (release) os analistas enviam os pacotes para os ambientes em produção e executam atualizações imediatamente, porém vários problemas nos ambientes de produção dos clientes da Software Developer aconteceram coincidentemente logo após algumas atualizações – deixando o ambiente do cliente por horas parado e impactando diretamente nas operações.

o Os clientes da Software Developer estão reportando que independente do tipo de problema, não há explicações claras do real motivo da causa raiz e normalmente não é aplicado as correções nos demais ambientes (o que deveria ser parte de uma ação corretiva com base nas lições aprendidas).

• As informações relevantes citadas acima estão divididas por disciplina:

o Governança de TI: De forma minuciosa demonstrar no PIM, quais métodos de gestão de TI foram aplicados, que deverá estar alinhada com as melhores praticas orientadas pela Governança de TI e pelo CMMI, SOX, Cobit e ITIL. Demonstrar quais os recursos de medição e da eficácia do uso destas práticas, como, pela definição de SLA (Service Level Agreement), e por indicadores do Balanced Scorecard. Estabelecer a relação entre a governança corporativa e a governança de TI, de forma a permitir o entendimento da dependência das relações estratégicas existentes entre ambas as práticas. Abordar os aspectos de transparência no tocante as decisões da TI e de qualidade relativa aos serviços prestados pela TI corporativa. Esclarecer quais aspectos levou a empresas a promover o outsourcing de recursos de TI. E, apontar quais as ações mais eficazes proporcionará resultado operacional e financeiro positivo para a empresa.

o Sistemas para Internet e software livre: O trabalho de consultoria que a empresa Consulting irá entregar deverá analisar quais tecnologias serão aplicadas então conforme a necessidade propor e quando usado detalhar a arquiteturas cliente/servidor. Sistemas distribuídos. Modelos de negócio na web. Comércio eletrônico. Marketing na internet. Tecnologias e metodologias de modelagem de aplicações web. Conceitos básicos de software livre. Utilização, vantagens e riscos no uso de software livre. Estratégia de adoção de software livre. Análise de custo/benefício. Implantação de software livre.

o Qualidade de Software: O PIM deverá garantir a implantação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com