TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim V Unip

Pesquisas Acadêmicas: Pim V Unip. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2013  •  6.542 Palavras (27 Páginas)  •  1.296 Visualizações

Página 1 de 27

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

Performance em projetos de aplicação,

no prazo e dentro do orçamento

PARACATU – MG

ABRIL 2011

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

Performance em projetos de aplicação,

no prazo e dentro do orçamento

Por:

PARACATU – MG

ABRIL 2011

RESUMO

Fundamentalmente, a proposta apresentada neste trabalho visa orientar o gerente de projetos em TI para que possa utilizar os conceitos da gestão de projetos e boas praticas de TI, para obter melhores resultados em sua rotina. Assim sendo, entende-se que aplicação de diversos conceitos e métodos da gestão em gerenciamento de projetos pode trazer inúmeros benefícios, pois através das melhores praticas conseguirá atingir a meta estabelecida. As ferramentas e técnicas da gestão de projetos foram abordadas como mecanismos capazes de suportar a implantação da gestão em projetos.

Palavras-chave: Gestão de projetos, Performance em projetos, Boas praticas em TI.

ABSTRACT

Fundamentally, the proposal presented in this paper aims to guide the project manager so that you can use the concepts of project management, obtaining better results in your routine. Therefore, it is understood that application of various concepts and methods of management in project management can bring many benefits, because through best practices will achieve the goal. The tools and techniques of project management were discussed as mechanisms to support the implementation of management projects.

Keywords: Project management,

Performance Projects

SUMÁRIO

RESUMO 03 ABSTRACT 03 INTRODUÇÃO 05

1.0 Gestão de Projetos 06

1.1 Definição 06

1.2 Ciclo de Vida 06

1.3 Gerenciamento de projetos 07

1.4 Tempo 08

1.5 Custo 08

1.6 Qualidade 09

1.7 Recursos Humanos 10

1.8 Comunicação 11

1.9 Riscos 12

2.0 Aquisições 18

2.1 Integração 19

2.2 Principais Conceitos 22

Conclusão 14

Referências 15

INTRODUÇÃO

O mercado global atual exige das empresas um planejamento estratégico flexível e altamente sintonizado com a demanda gerada pelos clientes. Em um ambiente economicamente dinâmico, a gestão de projetos exerce um papel muito importante no planejamento estratégico das empresas, tornando-se um diferencial competitivo.

A abertura de mercado e o avanço da tecnologia da informação modificaram o perfil da competição empresarial. Desde o início da década de 90, muitos negócios sofreram transformações radicais, outros desapareceram e tantos outros foram criados. Essas mudanças, em velocidades jamais imaginadas, estão motivando o mercado a exigir organizações e pessoas cada vez mais flexíveis, estando sempre prontas a se adaptarem.

Desta maneira, para atingir novos patamares e alavancar resultados cada vez mais rápidos, as empresas estão aumentando a utilização de projetos. Com isto, o profissional especialista vem sendo mais requisitado se tornando mais preparado com técnicas cada vez mais avançadas em gerenciamento de projetos.

O Project Management Institute – PMI apresenta uma definição de gerenciamento de projetos. Tal definição está relacionada com a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas

e técnicas nas atividades a serem realizadas para atender às necessidades e expectativas, de forma a buscar o equilíbrio entre as demandas concorrentes de escopo, prazo, custo, riscos, qualidade e outras áreas de conhecimento aplicáveis. Um dos principais objetivos da gerência de projetos é manter os riscos de fracasso em um nível tão baixo quanto necessário durante o ciclo de vida deste. Porém deve ser levado e consideração que esse risco aumenta de acordo com a presença de incerteza durante todos os estágios do projeto.

Diante dessa mudança de visão, o conhecimento está se tornando o principal ativo das organizações e a chave da vantagem competitiva. E a fonte deste conhecimento são os colaboradores, que agregam valor ao transformarem dados e informações em conhecimento, tornando-se este base sustentável para a tomada de decisão da organização.

1.0 Gestão de Projetos

Nas últimas décadas, o mundo tem passado por profundas e aceleradas transformações sociais, econômicas e culturais influenciadas, principalmente, pelas consequências da globalização econômica, das redefinições geopolíticas e do avanço científico e tecnológico. Entre as várias consequências dessas transformações está o acirramento acentuado da concorrência no ambiente empresarial.

Nesse contexto altamente competitivo, a agilidade, a facilidade de adaptação e implementação de estratégias e a capacidade de oferecer novos produtos e serviços tornam-se vantagens importantes e, em alguns segmentos, pré-requisitos para a sobrevivência das empresas. A inovação e os empreendimentos que visam ao desenvolvimento da inovação, seja ela um novo produto,

processo ou serviço, devem estar na agenda dos executivos, juntamente com o entendimento das mudanças do ambiente empresarial e o planejamento das ações necessárias para responder a essas mudanças ou influenciá-las.

As ações de implementação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.7 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com