TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pin 4 Web.3

Trabalho Universitário: Pin 4 Web.3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 3

2.3.2 Web 3.0

Web semântica ou Web 3.0 é o que todos se perguntam, mais o que é isto qual sua tendência, para muitos é a inovação. Mais o que está vindo por ai é uma web inteligente como vários recursos para seus usuários, dando mais riqueza em seu conteúdo e interação ao navegador. Vários estudiosos dizem que esta web nada mais é do uma web com todas as informações organizadas de forma, que não somente seres humanos possam intentá-las mais principalmente as máquinas. Eles citam maquinas, por que na verdade elas nos ajudaram em tarefa que hoje seriam feita manualmente.

Agora imaginemos que você precise de uma passagem para Londres, e você pede para o computador encontrar uma companhia aérea que siga as seguintes instruções: que tenha um vôo para a amanhã seguinte na classe econômica e seja a companhia que tenha o preço mais barato. E em poucos momentos o computador lhe fornece o resultado da busca com a companhia que melhor se encaixa nas medidas impostas. Sendo assim você só tem o trabalho de reservar o lugar. Para muito estudiosos essa é Web Semântica.

Hoje em dia a internet nos disponibiliza informações complexas que são fáceis de ser compreendida por qualquer sistema, isso ficam evidentes que os conteúdos que as varias páginas nos disponibilizam não está sendo criadas de forma semântica. Sendo assim o que nos resta usar são os robôs de buscas.

Com isso a Web Semântica ou Web 3.0 incorpora significados a informações da web, isto nos proporciona um ambiente onde máquinas e usuários trabalhem de forma conjunta. Tendo cada tipo de informação identificada, ficando mais fácil para um sistema encontrar informações mais precisas para determinado assunto.

Então o ambiente que tanto se fala que é a Web 3.0, resumindo é ambiente que terá informações devidamente identificáveis e terá sistemas personalizados que possam manipular, compartilhar e reusar de forma pratica as informações provida pela web.

Existem duas tecnologias que estão disparando, uma é a XML (Extensible Markup Language) e a RDF (Resource Description Framework). XML permite que todos criem suas próprias tags, labels ocultos tais como rótulos, anotações nas páginas da Web ou seções de textos em uma página. Scripts, ou programas, podem fazer uso dessas tags de sofisticadas maneiras, mas quem for escrever o script tem que saber quais as tags que a página está utilizando e como. Em resumo, o XML permite aos usuários adicionar estrutura arbitrária aos seus documentos, mas nada diz sobre o que significam as estruturas.

As tags serão a forma mais correta de tornar uma página semântica, são elas que definirão que determinado tipo de informação está em determinada parte da página exibida, assim, os buscadores ao lerem a tag que será um nodo de (nome, valor) vão identificar a informação (valor) conforme o tipo de dados (nome), como no exemplo abaixo:

A web atual:

Endereço:

Travessa Haun, 96

Bairro: Centro

Cidade: Santa Cruz do Sul / RS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com