TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Placa Mãe

Artigos Científicos: Placa Mãe. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 2

Placa Mãe Antiga

1- Portas PS2, VGA, HDMI, etc

Nesta parte da placa, temos uma entrada PS2 (à esquerda e a azul),para os antigos teclados e ratos, já praticamente em desuso. Portas USB e três portas para a saída de dados de vídeo, respectivamente, uma saída analógica VGA, uma saída digital DVI outra saída digital HDMI, todas elas portas para a ligação de um ou mais monitores.

2- Portas de comunicação

Nesta zona podemos conectar os mais variados dispositivos ou periféricos. Os mais conhecidos sãs as portas USB , para a ligação de ratos, teclados, impressoras, entre outros. Encontramos ainda uma entrada SATA ou eSATA, para a ligação de unidades de armazenamento externas. Ao centro temos as portas de rede Ethernet, para a ligação de um router, por exemplo. Por fim, e à esquerda, existem vários conectores coloridos, para a ligação de colunas, microfone ou saída de áudio, para um amplificador, por exemplo.

3 – Chipset Northbridge

Os chipsets são habitualmente constituídos por dois chips e o northbridge é o mais importante. Situado a norte (north) da placa principal, este chip está situado próximo do processador (CPU), de forma a estabelecer a comunicação entre este e a placa gráfica.

4 – Chipset Southbridge

O southbridge, mais a sul da placa principal, tem a igual tarefa de estabelecer a comunicação entre vários periféricos, mas neste caso entre as portas USB,portas de rede, portas SATA, PCI, etc.

5-Slots de Memória

Os vários módulos de memória são encaixados nestas ranhuras. Como por exemplo a memória RAM, onde vem contidas as informações que já vem de fábrica.

6-AGP

Accelerated Graphics Port ou Porta Gráfica Acelerada é um barramento para instalação de placas ou de vídeo.

7-Chipset

Chipset é um chip (ou conjunto de chips) responsável pelo controle de diversos dispositivos de entrada e saída como o barramento de comunicação do processador, o acesso à memória, o acesso ao HD.

8-Conectores IDE\ATA

A maioria das placas-mãe tem dois conectores para dispositivos IDE/ATA, ou seja, existem duas controladoras de dispositivos IDE/ATA. Assim como no caso dos drives de disquete, cada controladora pode controlar até dois dispositivos IDE/ATA. O conector IDE/ATA possui 40 pinos dispostos em duas fileiras de 20 pinos e o cabo usado para ligar o dispositivo IDE/ATA à esse conector também tem uma posição correta de encaixe. No capítulo de montagem falaremos com mais detalhes de como encaixar corretamente os cabos na placa-mãe.

9 – Socket do CPU

É neste soquete que o processador é encaixado. Notem que existe uma pequena alavanca no lado direito do soquete. Ao levantarmos esta alavanca, liberamos o soquete para que possamos encaixar a CPU. Após a CPU ser encaixada no soquete, a alavanca é abaixada e o processador fica preso no soquete. O desenho das atuais CPUs e de seus respectivos soquetes só permite o encaixe na posição correta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com