TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Placa mãe

Artigos Científicos: Placa mãe. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  846 Palavras (4 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 4

1. PLACA MÃE

Como já mencionado, a placa mãe é a placa principal do computador. Ela também interliga todos os dispositivos do equipamento, possuindo vários tipos de conectores. O processador é instalado em seu socket, o disco rígido (“HD”) é ligado nas portas IDE ou ATA, a placa de vídeo pode ser conectada nos slots AGP 8x ou PCI-Express 16x e as outras placas (placa de som, placa de rede) podem ser encaixadas nos slots PCI. E ainda há o conector da fonte e os encaixes das memórias.

Na placa mãe fica a controladora IDE ("Integrated Device Eletronics") que controla os periféricos acoplados ao microcomputador e gerencia os dispositivos de entrada e saída: porta serial com 01 ("mouse"), porta serial com 02 (“Fax-Modem”), porta paralela (“impressora”), porta SCSI (“permite a conexão de até sete acessórios”) e a interface USB ("Universal Serial Bus"), um tipo de conector universal que suporta a conexão de muitos acessórios.

2. PLACA MÃE AT

A placa mãe AT é um tipo de placa mãe já antigo. Seu uso foi constante nos anos de 1983 até 1996.O padrão AT deixou de ser utilizado pelo espaço internos reduzido, que com a instalação dos vários cabos do computador dificultavam a circulação de ar causando até superaquecimento.

Com o padrão AT, é necessário desligar o computador pelo sistema operacional, aguardar um aviso de que o computador já pode ser desligado e clicar no botão "Power" presente na parte frontal do gabinete. Somente assim o equipamento é desligado. Isso se deve a uma limitação das fontes AT, que não foram projetadas para fazer uso do recurso de desligamento automático.

Os modelos AT geralmente são encontrados com slots ISA, EISA, VESA nos primeiro modelos e, ISA e PCI nos mais novos AT (chamando de baby AT quando a placa mãe apresenta um tamanho mais reduzido que os dos primeiros modelos AT). Somente um conector "soldado" na própria placa mãe, que no caso, é o do teclado que segue o padrão DIN e o mouse utiliza a conexão serial. Posição dos slots de memória RAM e soquete de CPU sempre em uma mesma região na placa mãe, mesmo quando placas de fabricantes diferentes. Nas placas AT são comuns os slots de memória SIMM ou SDRAM, podendo vir com mais de um dos padrões na mesma placa mãe, embora cada um destes tenha de ser utilizado individualmente.

3. PLACA MÃE ATX

A placa mãe ATX (Advanced Technology Extended) é uma placa mãe AT melhorada o objetivo do ATX foi o de solucionar os problemas do padrão AT (citados anteriormente), o padrão ATX apresenta uma série de melhoras em relação ao AT como; facilidade maior de uso, redução de custo do sistema, melhorou o apoio para os futuros dispositivos de entrada e saída e também melhorou seu suporte para as já existentes tecnologias de processadores. Entre as principais características do ATX, estão o maior espaço interno, proporcionando uma ventilação adequada, conectores de teclado e mouse no formato PS/2 (tratam-se de conectores menores e mais fáceis de encaixar), conectores e paralelo ligados diretamente na placa mãe, sem a necessidade de cabos, melhor posicionamento do processador, evitando que o mesmo impeça a instalação de placas de expansão por falta de espaço.

A diferença basica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com