TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Negocio.

Artigos Científicos: Plano De Negocio.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/7/2013  •  2.665 Palavras (11 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 11

Plano de Negócios

Para definir um plano de negócios é preciso muito estudo, pesquisa em diversas bibliografias e dedicação.

Dornelas lembra que Plano de Negócios é hoje a melhor ferramenta para analisar se um empreendimento é viável ou não, mostrar de que forma o empreendimento deve ser composto. Enfim, deve fomentar as decisões antes de abrir um negócio, além de mostrar sua aplicabilidade na gestão do dia a dia da empresa.

Nessa mesma esteira acentua Chiavenato que o Plano de Negócios é um documento usado para traçar o roteiro do empreendimento. Este documento mostra a todos os interessados a viabilidade do negócio. Atualmente, o Plano de Negócios é considerado como instrumento para o balizamento da empresa no mercado.

Diante de exposto percebe-se que o plano de negócios é quem determina a linha central da organização. Que leva o empreendedor ter uma visão do futuro de olho no presente avaliando seus riscos e oportunidades, e clarificar suas idéias, servindo como um excelente guia na tomada de decisões.

O que se pretende mostrar no presente estudo é que não só as empresas novas precisam de um projeto, pois todas as empresas ao longo do seu desenvolvimento deveriam fazer um planejamento para que houvesse uma melhor maximização de seus resultados.

Muitos empresários acreditam que não há precisão da preparação do Plano de Negócios, contudo é através deste que as inseguranças do futuro empresário são minimizadas. Muitas vezes, quando o Plano de Negócios está finalizado tem-se uma idéia totalmente diferente do empreendimento que se havia pensado. É por isso que é tão importante que seja realizado, a fim de se minimizar as incertezas, também a ponto de evitar desperdícios.

De acordo com Hisrich, Peters e Shepherd , o Plano de Negócio é hoje conhecido por plano de jogo ou mapa da estrada. Deverá ser capaz de responder às questões: “[...] onde estou agora? Para onde estou indo? Como chegarei lá? Os possíveis investidores, os fornecedores e até mesmo os clientes solicitarão ou exigirão um plano de negócio”.

Nessa esteira percebe-se que na atualidade os empreendedores tem a seu dispor uma ferramenta muito importante de consulta e pesquisa a internet, existem varias informações disponíveis, basta navegar nesse mundo virtual para descobrir informações sobre o mercado, os concorrentes, produtos ofertados, população total, enfim, muitos dados que poderão auxiliar o desenvolvimento de um bom Plano de Negócios.

Para Chiavenato , as vantagens de um Plano de Negócios são inúmeras, porém destaca algumas principais:

Cobre todos os aspectos internos e externos do negócio; abrange todos os aspectos atuais e futuros do negócio, funciona como uma visão integrada e sistematizada do negócio; serve como um guia abrangente para a condução do negócio; informa o mercado – principalmente investidores, bancos e financeiras – a respeito do negócio; divulga aos parceiros internos e externos as características do negócio; funciona como um meio de avaliação dos desdobramentos do negócio.

Ainda de acordo com Chiavenato para o desenvolvimento do Plano de Negócios dever-se-á evitar alguns erros, entre eles:

Todos os dados devem ser sólidos e comprovados;

O produto deverá ser descrito de maneira simples;

O mercado deve ser plenamente analisado;

Não poderá ter demonstrativos financeiros incompletos ou que possuem informações que não agreguem valor; As oportunidades, muitas vezes, podem trazer riscos, portanto é necessário cautela; Os pontos fracos do empreendimento não devem ser ocultados, a transparência é muito importante. Evitar erros e o uso de gramática errada; Não adianta fazer um plano de negócios muito extenso, o objetivo é fazer um bom plano, o leitor vai perceber isso como qualidade.

Diante de todo o exposto evidencia-se um plano estratégico de negócios é uma ferramenta importantíssima na tomada de decisões dentro de qualquer organização. Porém, para que o plano desempenhe seus objetivos, este deve ser consequentemente revisto, a fim de novas informações e outras estratégias serem do conhecimento dos envolvidos.

O tipo de negócios não possui um padrão especifico nem tamanho ideal ou numero de laudas. O que é preciso lembrar é que a quantia de páginas ou as informações constantes serão diferentes dependendo do destinatário das informações do projeto. O Plano de Negócios tema a possibilidade de assumir varias formas e estruturas conforme sua elaboração. E se o negocio for rural, precisa ser estudado todas as nuances do negocio, para saber investir o credito recebido.

O plano de negocio vai depender do perfil da empresa, O Plano de Negócios destina-se a vários interessados. Conforme Dornelas : são eles: os bancos, as incubadoras de empresas, parceiros, investidores, fornecedores, clientes, sócios e, eventualmente, a comunicação interna da empresa.Como já relatado anteriormente, existem várias estruturas de Plano de Negócios, ficando a critério de cada um utilizar o modelo mais conveniente. Segundo Hisrich; Peters e Shepherd (2009, p. 221), “a profundidade e os detalhes do plano de negócio dependem da dimensão e do escopo do novo empreendimento proposto”.

A Contabilidade é a ciência que pesquisa, armazena, controla e interpreta os fatos sucedidos no patrimônio das entidades com fins lucrativos ou não, ou seja, a contabilidade é a alma da empresa, nela ficam registrados todos os atos e fatos.

Ressalta Matarazzo que: além dos fatos Contábeis, que modificam o patrimônio da entidade, há ainda diversos atos, praticados por sua administração, que, embora não tragam modificação ao patrimônio, constituem, em seu conjunto, o procedimento necessário à consecução dos fins da entidade.

Nessa esteira vale ressaltar que os fatos contábeis são todos os acontecimentos que, decorrentes ou não da ação administrativa, acarretam a variação ao patrimônio. Atos administrativos são aqueles que, praticados pelos dirigentes da entidade, não trazem de imediato variação patrimonial, como os atos de natureza técnica ou propriamente administrativa, que ocorrem em qualquer tipo de entidade, tenha ela finalidade econômica ou não .

Entretanto, como bem ressalta o texto supracitado as organizações compõe-se de patrimônio, administração e trabalho, fatores que estão em constante movimentação, para que a entidade atinja seus objetivos.

Marion comenta que as mudanças, que instituem a dinâmica patrimonial nem sempre incorrem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com