TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poluição do solo

Por:   •  30/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

Poluição do solo

A poluição do solo, ou seja, a camada superficial da crosta terrestre ocorre devida os malefícios diretos e indiretos causados pela desordenada exploração e ocupação do meio ambiente, depositando no solo elementos químicos estranhos, prejudiciais às formas de vida microbiológica e sua colaboração em relação às interações ecológicas regulares (FONSECA, 2008)

A poluição do solo pode ter várias origens, as principais são:

-Urbana

-Agrícola

-Industrial

Poluição de origem urbana

Nas áreas urbanas que são os grandes vilões da poluição do solo, o lixo é descartado sem nenhum tratamento devido, isso é uma das grandes causa dessa poluição. Os aterros sanitários, geralmente todo o lixo é descartado sem nenhum tipo de tratamento ou reciclagem antes desse descarte, o que faz com que vários resíduos diferentes se acumulem no solo naquela região. Outro grande problema da poluição do solo são os tanques subterrâneos geralmente encontrados em postos de combustíveis, quando há um vazamento o solo perto de onde ocorreu fica contaminado com as substancias que são derivadas do petróleo e outros tipos de combustíveis existentes que tenha vazado. Com isso, a saúde das pessoas que moram em locais onde o solo está contaminado por algum tipo de substancia fica comprometida, muitas vezes acaba poluindo o lençol freático e quando alguém vai consumir água tem a chance dela estar contaminada por causa disso. (ALMEIDA, FERREIRA, HELENO, 2008)

Poluição de origem agrícola

A contaminação do solo em áreas agrícolas dá-se pelo uso de agrotóxicos, pesticidas, fertilizantes químicos. Esses produtos químicos utilizados alteram a composição do solo já que eles são prejudiciais à algumas formas de vidas microbiológicas que estão presente ali. Porém a contaminação não acontece somente no momento do uso de produtos químicos, também ocorre no descarte incorreto das embalagens, que muitas vezes são jogadas sem os cuidados básicos do tipo: lavar bem as embalagens antes de descartá-las. Depois do descarte ilegal o solo se contamina, e uma vez contaminado acaba afetando as plantações e áreas de pastagens. Sendo assim, alguns vegetais e outras plantas frutíferas podem absorver as substancias gerada por eles no solo, que muitas vezes são ingeridas pelas pessoas na hora do consumo dos produtos e por alguns animais que também são consumidos pelas pessoas, colocando a saúde delas em risco. (ALMEIDA, FERREIRA, HELENO, 2008)

Poluição de origem industrial

A poluição de origem industrial dá-se pelo descarte ilegal de resíduos sem nenhum tipo de tratamento antes, o que é liberado no solo muitas vezes o contamina a ponto que ele se torne escasso de microorganismos fundamentais nele. A contaminação pode chegar a níveis alarmantes, de modo que algumas plantações perto de uma indústria que faz esse descarte irregular pode se contaminar, e as pessoas que fazem o consumo dos alimentos podem ter a saúde comprometida devido a contaminação. O problema pode ser mais grave ainda quando o descarte desses resíduos é feita em lixões a céu aberto perto de cidades em vez de em algum aterro sanitário, já que algumas pessoas tiram seus alimentos através da reciclagem de coisas encontradas em alguns desses lixões.(ARAGUAIA, 2014)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com