TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ponte De Macarrão Unip Bauru

Ensaios: Ponte De Macarrão Unip Bauru. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  1.832 Palavras (8 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 8

Sumario

1. Introdução

2. Objetivo do trabalho

3. Funcionamento

4. Regras

5. Projeto

6. Construção do projeto

7. Conceitos físicos utilizado no projeto

8. Competição

9. Conclusão

10. Fotos da ponte

11. Bibliografia

1. Introdução

As pontes são uma das estruturas mais antigas inventadas pelo homem. Foram criadas pela necessidade de se atravessar obstáculos, como rios ou vales, na tentativa de encontrar alimentos ou abrigos. Ganharam grande notoriedade na arquitetura após a revolução industrial, pois construir pontes se tornou essencial para fazer a economia acelerar, significando rapidez e economia de tempo e dinheiro.

Nos tempos atuais, com toda infraestrutura tecnológica, comunicação digital e equipamentos pesados que temos a disposição, é fácil chamar as pontes mais antigas de “primitivas”, mas não se pode esquecer das reais circunstâncias que essas pontes foram construídas. Mesmos sem os cálculos de engenharia e os testes de materiais usados atualmente, o raciocínio lógico das estruturas esteve presente na mente dos antigos construtores de pontes. Através do teste e do erro, construíram estruturas tão bem projetadas e sólidas que sobrevivem por séculos, até os dias atuais.

A competição para construção e teste de cargas em pontes feitas de macarrão é uma proposta que algumas Universidades do Brasil e do mundo fazem aos seus alunos de Engenharia, com o intuito de motiva-los a empregar os conhecimentos obtidos em sala de aula na prática. No geral, através de analises e pesquisas, o desafio é demonstrar passo a passo a construção do protótipo de uma ponte feita de macarrão bem como o esboço do projeto, cálculos utilizados e o ensaio destrutivo para verificar a quantidade máxima de carga suportada.

Como alunos do segundo semestre de engenharia básica sabemos que ainda não possuímos conhecimentos suficientes para demonstrarmos todos os cálculos corretos que envolvem a construção de uma ponte de macarrão. Por tanto para desenvolvê-la, fizemos pesquisas, utilizamos nossos conhecimentos de física e matemática adquiridos até o momento e assim como os antigos construtores, nossa intuição, raciocínio lógico, experimentos e testes.

2. Objetivo do trabalho

Realizar a construção e de uma "ponte de macarrão" a partir de espaguete e cola de acordo com um conjunto de regras, e medidas pré-estabelecidas pelo órgão julgador da disciplina. A ponte passará por um ensaio destrutivo, e esse ensaio determinará a ponte mais resistente e vencedora. Esse trabalho tem como finalidade relacionar a Ciência e a tecnologia com o cotidiano dos alunos.

3. Funcionamento

A ponte será colocada entre dois apoios, superando um vão livre de 1 metro. Uma barra atravessará a ponte no seu ponto médio e sustentará o dispositivo em que serão colocados os pesos. Para que a ponte do grupo continue na competição é necessário que aguente no mínimo 2 kg, suspenso no ponto médio.

4. Regras de construção

1. A ponte deverá ser indivisível, de tal forma que partes móveis ou encaixáveis não serão admitidas.

2. A ponte deverá ser construida utilizando apenas massa do tipo espaguete número 7 da marca Barilla, colas quente e fio dental.

3. O peso da ponte (considerando a massa do espaguete e a cola utilizada) não poderá ser superior a 1000g (1kg).

4. No limite da massa prescista (1000g), não serão considerados o peso do mecanismo de apoio fixado nas extremidades da ponte, nem o peso da barra de aço para fixação da carga

5. A ponte não poderá receber nenhum tipo de revestimento ou pintura

6. A ponte deverá ser capaz de vencer um vão livre de 1 metro, estando apoiada livremente nas suas extremidades, de tal forma que a fixação das extremidades não será admitida.

7. Na parte inferior de cada extremidade da ponte, deverá ser fixado um tubo de PVC para água fria de 1/2" de diametro e 20 cm de comprimento para facilitar o apoio destas extremidades sobre as faces superiores (planas e horizontais) de dois blocos colocados no mesmo nivel. O peso dos tubos de PVC não será contabilizado no peso total da ponto, como descrito no item 4.

8. Cada extremidade da ponte poderá prolongar-se até 5 cm de comprimento além da face vertical de cada bloco de apoio. Não será admitida a utilização das faces verticais dos blocos de apoio como pontos de apoio da ponte

9. A altura máxima da ponte, medida verticalmente desde seu ponto mais baixo até o seu ponto mais alto, não deverá ultrapassar 50 cm.

10. A ponte deverá ter uma largura minima de 5 cm e máxima de 20 cm, ao longo de todo seu comprimento.

11. Para que possa ser realizado o teste de carga da ponte, ela deverá ter fixada na região correspondente ao centro de vão livre, no sentido transversal ao seu comprimento e no mesmo nivel das extremidades apoiadas, uma barra de aço de construção de 8mm de diâmetro e de comprimento igual à largura da ponte. A carga aplicada será transmitida à ponte através desta barra. O peso da barra não será contabilizado no peso total da ponte, como descrito no item 4.

5. Projeto

Para elaborar este projeto contamos com diversos tipos e modelos de pontes já existentes, nosso grupo analisou e associou que a ponte em forma de arco seria a melhor opção, tomando como base os projetos abaixo:

Principais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com