TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poo Programacao

Ensaios: Poo Programacao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 2

Implementando classes e Instanciando objetos.

Classes

Na aula anterior vimos que classe é a estrutura do programa e objeto é a instancia de uma classe, ou seja, é a classe criada em memoria.

Foi apresentando também o conceito de encapsulamento, no qual temos um escudo de métodos que servem para proteger os atributos de uma classe.

No encapsulamento todos os atributos devem usar o modificador private e todos os atributos devem possuir seus métodos para atribuição e retorno(set e get).

Nessa aula iremos exercitar a criação de classes, atributos e métodos usando encapsulamento.

Exercicios:

1) Nesse primeiro exercicio vamos criar a classe Aluno conforme diagrama abaixo:

Explicação: O método calcula media, deve gerar a media final do aluno bem como a mensagem de aprovado ou reprovado, lembrando que a nota “A” tem peso 4 e a nota B tem peso “6”.

Após a criação da classe Aluno, iremos criar a classe TesteAluno, essa classe deve possuir o método main. Dentro do método iremos instanciar a classe Aluno, dar nome e notas “A” e “B”, depois iremos calcular a media final do aluno, caso o Aluno for aprovado mostrar a mensagem de “Aluno <nome> esta aprovado” caso contrario mostrar a mensagem “Aluno <nome> esta reprovado”.

2) Agora vamos criar a classe Funcionario conforme diagrama abaixo:

Explicação: O método calculaFgtsMensal deve gerar o valor de recolhimento mensal de FGTS para o funcionario em questão, o valor do recolhimento mensal é de 8 % do salario. O método calcula13SalarioMensal deve gerar o valor de previsionamento mensal de 13 Salario para o funcionario em questão, o valor do recolhimento mensal é de (salario / 12).

Após a criação da classe Funcionario, iremos criar a classe TesteFuncionario, essa classe deve possuir o método main. Dentro do método devemos instanciar Funcionario passando as informações necessarias para que os calculos possam ser realizados.

Usando a classe Calendar do java

A classe Calendar (pacote java.util) é uma classe abstrata (que não pode ser instanciada usando new) que fornece métodos para efetuar a conversão entre um momento específico no tempo e um conjunto de campos de calendário, tais como YEAR, MONTH, DAY_OF_MONTH, HOUR e assim por diante, e para manipular tais campos, por exemplo, obter a data da próxima semana. Um momento no tempo pode ser representado por um valor de milisegundos que é a diferença entre a data atual e a zero hora do dia 01/01/1970 (Epoch, January 1, 1970 00:00:00.000 GMT (Gregorian)).

import java.util.*;

public class Estudos{

public static void main(String args[]){

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com