TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portas Logicas

Exames: Portas Logicas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  635 Visualizações

Página 1 de 3

Potenciômetro Linear

Os potenciômetros lineares possuem curva de variação de resistência constante (linear) em relação ao ângulo de giro do eixo. Considerando um aparelho de som, os potenciometros lineares são recomendados para uso em controle de tonalidade (graves, médios e agudos).

Um potenciómetro ou potenciômetro é um componente eletrônico que possui resistência elétrica ajustável. Geralmente, é um resistor de três terminais onde a conexão central é deslizante e manipulável. Se todos os três terminais são usados, ele atua como um divisor de tensão.

Existem comercialmente, potenciômetros confeccionados com substrato em fio e carvão condutivo, a depender da corrente elétrica que circula nestes. Há potenciometros cujo giro é de 270 graus e outros de maior precisão chamados multivoltas.

Em relação à curva de resposta em função do ângulo de giro do eixo, existem dois tipos de potenciómetros, os lineares (sufixo B ao final do código) e os logarítmicos (sufixo A ao final do código comercial do valor).

Exemplo de especificação de potenciômetro linear: 50 kB, ou seja, de 50.000 ohms, linear.

Potenciômetro Logarítmico

Os potenciômetros logarítmicos, por sua vez, apresentam uma variação de resistência ao ângulo de giro do eixo mais adaptada à curva de resposta de audibilidade do ouvido humano. são mais recomendados para controles de volume.

Sensores de Temperatura

Os sensores de temperatura são transdutores que convertem a grandeza física temperatura em um sinal elétrico. Eles podem ser classificados em três tipos principais:

Sensores resistivos

Sensores termoelétricos

Sensores de infravermelho

Os sensores resistivos são resistências dependentes da temperatura Os sensores termoelétricos, mais conhecidos como termopares, são os sensores que produzem um sinal de força eletromotriz (fem) devido ao efeito Seebeck ou efeito termoelétrico e os sensores de infravermelho são baseados em sensores que captam radiação eletromagnética no comprimento de onda do infravermelho, sendo esta faixa de freqüência característica de emissão de calor.

Termistores NTC e PTC

Os termistores, tais como os RTDs, são resistências elétricas sensíveis à variação de temperatura. Enquanto a termorresistência de Pt é mais estável e linear, o termistor é o termosensor mais sensível por causa do seu elevado coeficiente de temperatura.

Os termistores são produzidos com óxidos semicondutores. A maioria dos termistores tem coeficiente de temperatura negativo, também são conhecidos como termistores NTC, mas termistores com coeficiente de temperatura positivo (PTC) também são disponíveis.

Os termistores NTC possuem uma sensibilidade tão elevada quanto várias percentagens de ohms por grau Celsius, permitindo que circuitos com termistores possam detectar variações ínfimas da temperatura, que não podem ser observados com RTDs e termopares. Por esta razão, uma das principais aplicações de termistores é na compensação de temperatura de junta fria de termopares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com