TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portas lógicas

Artigos Científicos: Portas lógicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo do Processador Neander-X

OBJETIVO:

1) Estudar o processador Neander-X.

Resposta: O computador NEANDER foi criado com intenções didáticas1 - O objetivo deste trabalho é implementar o NEANDER usando portas lógicas básicas (NAND, NOR, NOT, LATCHES E FLIP_FLOPS) e simular esse circuito em um simulador lógico de portas para verificar o funcionamento do circuito ao realizar um pequeno programa de 10 instruções gravado na memória.

O computador NEANDER tem as seguintes características:

• Largura de dados e endereços de 8 bits

• Dados representados em complemento de dois

• 1 acumulador de 8 bits (AC)

• 1 apontador de programa de 8 bits (PC)

• 1 registrador de estado com 2 códigos de condição: negativo (N) e zero (Z)

Referências utilizadas foto: http://www.inf.ufrgs.br/~fglima/neander_portas.pdf.

2) Pesquisar o que são simuladores?

Resposta: São as ferramentas de programadores instaladas em computadores utilizadas geralmente os softwares simuladores, compostos virtualmente pela CPU, memória principal e caminho de dados e dispõem de uma interface de interação com o usuário na qual simulam operações básicas de hardware. Existem hoje disponíveis para uso alguns software simuladores nos quais é possível demonstrar algumas operações de máquina, com o objetivo principal de melhorar o entendimento dos alunos quanto ao funcionamento interno do computador. Porém, verifica-se que essas ferramentas apresentam algumas deficiências ao não explicitar suficientemente o fluxo de operações do hardware.

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES:

Conhecer a composição básica de um processador; Conhecer as tabelas de representação de caracteres e sua funcionalidade; Entender o que são portas lógicas, instruções e endereços; Desenvolver a competência leitora e a capacidade de localizar informações relevantes do texto para entendimento da mensagem.

DESENVOLVIMENTO:

Pesquisar as características do processador Neander-X e responder as seguintes questões:

a) Quantos bits são utilizados para representar uma instrução? Resposta: As instruções podem ter um ou dois bytes. Nas instruções com apenas um byte, os 4 bits mais significativos contém o código da operação. Nas instruções com dois bytes, que no Neander são aquelas que fazem referência a um operando na memória, o segundo byte contém o endereço de memória deste operando.

b) Quantos bits são utilizados para representar um endereço? Resposta: 8bits. Desses 8bits, podemos ter 256 posições de endereço.

c) Como são representados os números

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com