TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio de Gestão de custos de materiais

Por:   •  13/9/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.045 Palavras (5 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

...............................................................................................................................

ENGENHARIA INDUSTRIAL MECÂNICA – MÓDULO DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO

WELTON DE OLIVEIRA SILVA – RA 254452014

PORTFÓLIO

Gestão de Custos de Materiais

...............................................................................................................................

Guarulhos

2016

WELTON DE OLIVEIRA SILVA – RA 254452014

PORTFÓLIO

Gestão de Custos de Materiais

Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia Industrial Mecânica da Faculdade ENIAC para a disciplina  de Gestão de Custos de Materiais

Prof. Walter Antônio da Silva Costa

Guarulhos

2016

[pic 2]

Respostas

1) O que é gasto?

R: São os compromissos financeiros assumidos por uma empresa para a aquisição de recursos que serão consumidos no ambiente fabril para a fabricação do produto, mercadorias de revenda, recursos para realização de serviços, recursos consumidos no ambiente administrativo e recursos consumidos no ambiente comercial. (Megliorini, p.2).

2) O que é custo?

R: É a parcela dos gastos consumida no ambiente fabril para a fabricação de produtos na empresa industrial, na aquisição de mercadorias para revenda na empresa comercial; e na realização de serviços nas empresas prestadoras de serviço. (Megliorini, p.3).

3) O que é despesa?

R: “É a parcela dos gastos consumida para administrar a empresa e realizar vendas, isto é, para gerar receita”. (Megliorini, p.3).

4) O que é investimento?

R: É a parcela de gastos registrada em contas do ativo da empresa. Podem se referir à aquisição de matéria-prima, de mercadorias para revenda e de materiais diversos (registrados em contas representativas de estoque); à aquisição de máquinas ou veículos (registrados em contas do ativo imobilizado), ou mesmo à aquisição de ações de outras empresas. (Megliorini, p.3).

5) Quando uma empresa gasta com marketing, ela incorre em custos?

R: Não, ela incorre em despesas para a empresa.


6) Quando uma empresa compra matéria-prima, incorre em custo, despesa ou investimento? Explique.

R: Quando a empresa adquire a matéria prima, esta compra é considerada gasto. Quando ela chega ao estoque, considera-se um investimento. Quando a matéria prima é retirada do estoque, tem-se novamente o custo. Quando a matéria prima é transformada em produto e estocada para venda, volta a ser investimento. Quando o produto sai do estoque para a venda, tem se o custo do produto vendido. Os gastos que foram feitos para efetuar a venda são considerados despesas.

7) Quando uma empresa compra equipamento para a divisão de fábrica, incorre em custo, despesa ou investimento? Explique.

R: Incorre em investimento. Pois o mesmo será utilizado para ampliar a capacidade produtiva. Logo ele trará determinado retorno financeiro à empresa.

8) A depreciação é um custo ou uma despesa?

R: A depreciação é cobrada como uma diminuição do valor dos ativos imobiliários em ativos fixos concebidos como resultado do desgaste ou perda de utilização através do uso ou ação obsolescência contendo naturalmente. Dependendo de qual divisão da fábrica a depreciação será aplicada. Ela pode ser um custo se for aplicado na divisão fabril, ou pode ser uma despesa a ser rateada se for aplicada na divisão comercial ou administrativa.

9) O que é objeto de custeio?

R: Toda e qualquer coisa que se deseja mensurar seu custo. Pode ser um uma operação, um produto, uma atividade, etc.

10) O que são métodos de custeio?

R: São os modos como serão atribuídos os custos aos produtos. (Megliorini, p.3).

11) Os métodos de custeio costumam ser classificados em tradicionais e Contemporâneos. Explique essa classificação.

R: Métodos de custeio tradicionais são os que têm como foco principal a apuração do custo dos produtos, considerando que estes sejam geradores de custos. Estes são adequados a ambiente de produção em que predominam os custos diretos.

Métodos de custo contemporâneos são métodos elaborados para aplicações específicas.

12) Ao implantar a contabilidade de custos, quais objetivos a empresa pretende atingir?

R: Permitir a avaliação dos estoques, para atendimento das legislações comercial e fiscal, apurar o custo dos produtos e serviços vendidos (no caso das empresas comerciais, o custo das mercadorias vendidas), dar suporte á tomada de decisões gerenciais no tocante a fixação do preço de venda, atender á necessidade de controles e informações específicas (como para o atendimento à legislação fiscal), embasar orçamentos e projeções financeiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (122.2 Kb)   docx (55.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com