TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portiflio 2 Informatica Basica

Pesquisas Acadêmicas: Portiflio 2 Informatica Basica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2013  •  1.447 Palavras (6 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 6

...............................................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS – MÓDULO BÁSICO

PORTFÓLIO 2

INFORMÁTICA APLICADA

...............................................................................................................................

Guarulhos

2013

PORTFÓLIO 2

INFORMÁTICA APLICADA

Trabalho apresentado ao Curso de análise e desenvolvimento de sistemas da Faculdade ENIAC para a disciplina de Informática Aplicada.

Prof. Renato José

Guarulhos

2013

Respostas

.............................................................................................................

1- Indique e descreva cinco categorias de funções administrativas citadas no texto.

1-Planejamento; 2- Organização; 3- Colocação de funcionários; 4-. Direção e 5-. Controle.

1-Planejamento- é uma estratégia organizacional que enxerga ,a situação atual da empresa e onde a empresa quer chegar , definindo metas e objetivos. Que deverão ser alcançados.

2-Organizar-Ápós o planejamento ser concluído é fundamental reunir e organizar todos os recursos necessários que serão usados para que o planejado se torne alcançavel.Ou seja, reunir pessoas, matérias pri-mas,recursos tecnológicas ou qualquer outro recurso que se enquadre no que foi definido no planejamento.

3-Colocação de funcionários: O departamento de recursos humanos são responsáveis pela seleções , orientações ,treinamentos e encaminhamento s de funcionários para seus setores.

4-Direção: É fundamental em uma organização possuir um bom gestor, para que o planejamento ,organização, colocação de funcionários e controle da empresa garanta bons resultados. Onde o administrador, além de tomar decisões, também tem a função de orientar ,motivar e trabalhar no desenvolvimento pessoal dos seus subordinados influenciando na direção que a empresa e seus subordinados deverão seguir.

5-controle:é a função administrativa que supervisiona e verifica se tudo esta ocorrendo da mesma forma que foi planejado.

2. Defina o termo sistema de informações gerenciais.

Sistema de informação de gestão ou sistema de informações gerenci-ais (SIG; do inglês, management information system—MIS) é um sistema de informação, tipicamente baseado em computadores, utilizado no seio de uma organização. [1] A WordNet descreve um sistema de informação como "um sis-tema que consiste na rede de canais de comunicação numa organização".

Um sistema de informação é composto por todos os componentes que reco-lhem, manipulam e disseminam dados ou informação. Incluem-se tipicamen-te hardware, software, pessoas, sistemas de comunicação como linhas telefô-nicas, e os dados propriamente ditos. As atividades envolvidas incluem a intro-dução de dados, processamento dos dados em informação, armazenamento de ambos, e a produção de resultados, como relatórios de gestão.

Como área de estudo é tipicamente referida como administração ou gestão de tecnologias de informação. O estudo de sistemas de informação é vulgarmente uma disciplina de administração e gestão comercial, e envolve freqüentemen-te desenvolvimento de software, mas também se distingue concentrando-se na integração de sistemas computadorizados mediante o objetivo da organização. Esta área de estudo não deve, no entanto, ser confundida com ciência da computação, sendo esta mais teórica e matemática por natureza, ou com engenharia dos computadores.

No contexto empresarial, os sistemas de informação ajudam os processos de negócio e operações, tomadas de decisão e estratégias competitivas.

3-Como as informações eram coletadas e transmitidas para a administração antes do surgimento dos computadores?

Os meios mais comuns de coletas e transmissões de informações antes do surgimento da internet eram os ofícios , memorandos, livros,jornais, cadernos e telex. Onde o telex s e destacava entres os meios de comunicações escritas.

4- Defina o termo sistema de apoio à decisão.

Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) ou Decision Support Systems (DSS) são sistemas informatizados interativos que proporcionam ao usuário um acesso fácil a modelos decisórios e dados a fim de dar apoio a atividades de tomada de decisão semi-estruturadas ou não-estruturadas. O objetivo dos SAD é o apoio ao administrador, gerente ou gestor nas atividades de tomada de decisão e não a substituição do tomador de decisões. Esse tipo de Sistema de Informação é orientado a tarefas decisórias não-estruturadas ou semi-estruturadas, não cabendo tal tipo de sistema para os problemas estruturados.

Os SAD devem ter seus dados e modelos organizados em função da deci-são, flexibilidade e capacidade de adaptação às mudanças no ambiente e no estilo do responsável pela tomada de decisão. Processamento interativo, interface com o usuário fácil de usar também são características desejadas de um bom SAD.

TIPOS DE SAD.

SAD model-driven enfatiza o acesso e manipulação estatístico, financeiro, otimizado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com