TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informática Básica

Ensaios: Informática Básica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2013  •  5.072 Palavras (21 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 21

Bancos de Dados

Conceitos Importantes

O gerenciamento de bancos de dados é essencial para o desenvolvimento comercial, e para criar um banco de dados eficiente é necessário o conhecimento prévio de modelagem de bancos de dados relacionais. Conceitos como banco de dados, tabelas, campos, registros, índices, chaves, relacionamentos, normalização, dentre outros são pré-requisitos básicos para o desenvolvimento desse conteúdo.

Modelo de Dados

É essencial planejar o banco de dados antes de implementar. Um dos métodos que você pode utilizar é o DER, como no exemplo não normalizado mostrado logo abaixo.

Borland Database Engine

A BDE fornece a capacidade de acesso padronizado a banco de dados para Delphi, C++ Builder e outros ambientes de programação da Borland, oferecendo um grande conjunto de funções para auxiliar no desenvolvimento de aplicações Desktop e Cliente/Servidor.

Os controladores da BDE podem ser usados para acessar bases de dados dBase, Paradox, Access, FoxPro, Interbase, Oracle, Sybase e MS-SQL Server, DB2, Informix, além de um controlador de acesso a arquivos texto. Você também pode utilizar fontes de dados ODBC, podendo acessar qualquer base de dados compatível.

As funções que compõe uma API da BDE são usadas internamente pelos componentes de acesso a dados do Delphi e muito raramente você teria que usá-las diretamente, mas isso é totalmente possível. A referência completa das funções da BDE, com exemplos em Delphi, está no BDE API Help na pasta do Delphi no Menu Iniciar.

Arquitetura de Acesso

O acesso e manipulação de um banco de dados por um programa Delphi é realizado como mostrado abaixo, note que a aplicação não acessa os dados diretamente, mas usa sempre a BDE.

Assim, para uma aplicação de bancos de dados funcionar, é preciso que a BDE esteja instalada na máquina, não bastando apenas o arquivo executável.

Criação do Banco de Dados

Para criar um banco de dados novo, normalmente, é necessário dispor de alguma ferramenta do próprio banco de dados, como o Access, mas se a base de dados for Paradox, ou dBase, você pode usar o Database Desktop, um utilitário que vem com o Delphi e permite a criação desses tipos de bancos de dados.

Database Desktop

Fornece uma interface simples e completa para configuração, definição e manipulação de tabelas de bancos de dados Paradox e dBase. Além disso na Opção Tools/Alias Manager você pode configurar seu banco de dados, como será lembrado logo adiante.

Tabelas Paradox

Para criar tabelas Paradox, siga os passos abaixo. Você deve salvar as tabelas de um mesmo banco de dados na mesma pasta, pois o Paradox trata a pasta onde estão as tabelas como sendo o banco de dados.

• Clique em File/New/Table

• Escolha o tipo da nova tabela, Paradox 7

• Aparece uma janela para que você defina a estrutura de campos, índices e demais opções necessárias na criação da tabela

• Em Field Name, você escolhe o nome do campo, com até 25 caracteres

• Em Type, o Tipo do campo, com a barra de espaço ou o botão direito do mouse você pode escolher o tipo a partir de uma lista

• Size é o tamanho do campo, usado somente em alguns tipos de campos

• Key especifica os campos que farão parte da chave primária, que não pode se repetir e deve ser composta pelos primeiros campos da tabela

Table Properties

Em Table Properties você define os vários aspectos de configuração da tabela. Muitas dessas opções podem ser implementadas no Delphi e vários programadores preferem não usá-las no Database Desktop.

Opção Descrição

Validity Checks Validações para os campos, como obrigatoriedade, valor mínimo e máximo

Table Lookup Indica que o valor atribuído a um determinado campo tem que estar gravado em outra tabela

Secondary Indexes Cria índices secundários

Referential Integrity Cria integridade referencial, geralmente utilizada em relacionamentos de 1 para N.

Password Security Permite a criação de senhas, protegendo a tabela de acesso não autorizado

Table Language Especificar o driver de língua utilizado pela tabela, geralmente é o Pdox ANSI Intl850

Dependent Tables Mostra todas as tabela dependentes através da integridade referencial

Tipos de Campos

Os principais tipos de campos são mostrados abaixo, mas existem outros além desses. Os tamanhos marcados com asterisco indicam que o campo pode guardar tamanhos maiores que os informados, o que ultrapassar o tamanho será guardado em um arquivo externo com a extensão MB.

Tipo Descrição Faixa Tamanho

A Alfanumérico 1-255

N Numérico ± 10 308

$ Monetário

S Short Integer ± 32767

I Long Integer ± 2147483648

D Data

T Hora

@ Data e Hora de modificação

M Memo 1-240*

G Gráfico 1-240*

L Lógico True/False

+ Autoincremental 1-2147483648

Configuração

Para configurar o acesso a um banco de dados, você tem várias opções, criar um Alias, usar o componente TDatabase ou os dois juntos.

Aliases

Um Alias é um nome lógico, um atalho para um banco de dados. Todo o trabalho do Delphi com um banco de dados pode ser feito baseado no Alias, de forma que para mudar de banco de dados, só é necessário mudar o Alias. Para criar um Alias você pode usar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com