TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informatica Basica

Dissertações: Informatica Basica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  2.897 Palavras (12 Páginas)  •  664 Visualizações

Página 1 de 12

Assunto:

CURSO DE INFORMÁTICA

Parte 1:

Conhecendo o Computador

Autor:

CURSOR INFORMÁTICA

A Informática não é um bicho de sete cabeças. Ou é até que conheçamos e desvendemos este bicho. Tudo o que é desconhecido para nós sempre nos parece algo difícil de ser dominado. Mas temos que lembrar sempre que o Computador é feito por pessoas e para servir às pessoas. Portanto, por mais complicado que possa parecer, não é algo indecifrável e indomável.

Na verdade, vamos descobrir que é até algo muito simples, bastando conhecermos como ele funciona.

Informática

A Informática está presente em quase tudo que nos cerca. Está em um forno microondas, por exemplo, quando programamos o tempo de aquecimento de um alimento, ou ainda em um aparelho de som ou TV, quando aumentamos o volume ou desligamos com o controle remoto. Hoje em dia existem até elevadores inteligentes, programados para “decorar” os hábitos das pessoas no edifício, de modo que possa “antever” quando alguém irá chamá-lo até um andar.

Na verdade, a informática existe para nos servir: reduzir o tempo em que digitamos uma carta, aumentar a certeza de nossos cálculos, diminuir o consumo de energia nessas operações e baratear o preço das coisas e serviços. Daí o seu nome, Informática: Informação Automática.

Foi a partir de meados dos anos setenta que os computadores ganharam fama. Nesse período, avanços tecnológicos e pesquisas científicas foram capazes de produzir circuitos elétricos cada vez mais aperfeiçoados, possibilitando miniaturizar o computador tornando-o mais barato e acessível.

A partir desses avanços chegamos ao que é hoje conhecido como o Microcomputador, ou PC (Personal Computer), uma máquina pequena, capaz de desenvolver os mais sofisticados trabalhos, e que se aperfeiçoa cada vez mais.

Tipos de Computadores

Os computadores se destinguem pela sua finalidade e porte, se dividindo ao longo desse período em seis tipos básicos:

MAINFRAME Conhecidos dos anos setenta, eram computadores de grandes empresas, realizando grandes tarefas e ocupando espaços formidáveis, como salas inteiras.

COMPUTADORES EM REDE, SERVIDORES E CLIENTES São computadores capazes de servir diversas máquinas ao mesmo tempo. Possibilitaram empresas difundirem a utilização do computador entre seus funcionários e setores.

WORKSTATION São muito utilizados por pessoas ou empresas que necessitam de um computador veloz e capaz de realizar muito trabalho ao mesmo tempo. Essa é sua principal característica.

PC O Computador Pessoal é o responsável pelo sucesso da informática entre as pessoas e empresas atualmente. Cada vez mais barato e acessível, realiza as principais tarefas rotineiras e as mais avançadas. É o objeto de nosso estudo.

NOTEBOOK São computadores portáteis, cabem em uma pasta e são importantes para o trabalho de campo de um serviço ou a movimentação dos seus dados, pois podemos levá-lo a qualquer lugar.

PALMTOP Têm sido o maior sucesso nas recentes Feiras de Informática. Como o próprio nome diz, cabem na palma da mão e realizam quase todas as tarefas de um PC.

Hardware e Software

O termo “Computador” é utilizado hoje em dia para nos referirmos a um conjunto de componentes que, juntos, formam a “máquina” que conhecemos.

Esses componentes se dividem em duas partes principais: Hardware e Software.

HARDWARE É a parte mecânica e física da máquina, com seus componentes eletrônicos e peças.

SOFTWARE São conjuntos de procedimentos básicos que fazem que o computador seja útil executando alguma função. A essas “ordens” preestabelecidas chamamos também de programas.

É a combinação de Hardware e Software que faz nosso computador funcionar como conhecemos, tomando forma e fazendo as coisas acontecerem, como se tivesse vida. Sem um ou outro componente o computador não funciona.

Vamos ver agora os principais componentes físicos do computador:

A CPU ou o Processador

O cérebro de um computador é o que chamamos de Processador ou CPU (do inglês, Unidade Central de Processamento). O Processador nada mais é que um Chip, formado de silício, onde uma combinação de circuitos controla o fluxo de funcionamento de toda a máquina.

Quando “mandamos” o computador imprimir uma página de algum documento digitado, por exemplo, é o Processador que irá receber esta ordem, entendê-la, enviar um comando para que a impressora funcione e imprima.

No chip do Processador estão as instruções de como ele deve se comunicar com os programas que você estiver usando e a quem e como ele deve enviar as instruções que você executa no programa.

O Processador principal fica localizado em uma placa denominada Placa-Mãe, junto com os circuitos elétricos que interligam a placa ao conjunto de componentes do computador.

Marcas e tipos de Processadores

Existem diversos tipos de marcas e fabricantes de Processadores no mercado, dentre eles a Intel, Power PC, Cyrix, AMD, dentre outros. Atualmente a Intel é a principal fabricante de processadores para PC. Ao mesmo tempo, você já deve ter ouvido falar de números ou nomes como 8088, 286, 386, 486, Pentium, MMX, etc. São todos modelos dos Processadores da Intel já fabricados nos últimos anos.

Os Processadores são conhecidos também pela sua Velocidade, ou como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com