TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio ADS 4º Periodo

Monografias: Portifolio ADS 4º Periodo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

Conteúdo

1 Introdução 3

2 Objetivo 4

3 Banco de Dados Orientado a Objetos 5

3.1 Aplicação e funcionamento 5

3.2 Banco de Dados orientados a objetos x Banco de Dados Relacional 5

4 ORM (Object Relacional Mapper) – Mapeamento objeto Relacional 6

4.1 Desenvolvendo o modelo orientado a objetos com um Banco de Dados Relacional 6

4.2 Definição e utilização 6

4.3 Ferramentas no Mercado 7

4.4 Vantagens e Desvantagens na utilização de ferramentas ORM 7

5 Conclusão 8

6 Referências 9

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho apresentaremos alguns conceitos relacionados às disciplinas lecionadas nesse semestre, são elas: Modelagem Orientada a Objetos, Desenvolvimento Orientado a Objetos e Redes de Computadores.

Mostraremos exemplos para demonstrar a importância do estudo das disciplinas abordadas nesse semestre para aplicação em sistemas de informação e para o desenvolvimento do profissional na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

.

2 OBJETIVO

Mostraremos com estudos direcionados conceitos de Banco de Dados Orientado a Objetos e ORM - Mapeamento Objeto Relacional, definições e aplicações destes modelos.

3 BANCO DE DADOS ORIENTADO A OBJETOS

3.1 APLICAÇÃO E FUNCIONAMENTO

Foi feita uma pesquisa de mercado para termos idéia de como as outras locadoras estão lindando com o mercado de locação de veículos. Mostraremos algumas funcionalidades do módulo de reserva de veículos utilizado pelas outras empresas que podem incrementar o sistema da nossa empresa Aluga Buggy. As pesquisadas são Buggy Tur Rent a Car, Ilha de Noronha – Locação Online e Localiza.

Além dos campos Nome, CPF, Endereço e telefone, temos a incrementar uma pequena caixa de texto lateral com as condições para efetuar a locação, como ter mais de 21 anos, ter habilitação, conservação do carro e responsabilidade sobre objetos. Ainda na tela de cadastro de dados pessoais, colocarmos um campo observações complementares caso o cliente queira informar algum detalhe ou solicitação adicional a empresa.

Outra funcionalidade que analisamos ser importante é antes de concluir a reserva é ter a opção de imprimir um resumo da operação, para conferência do cliente antes de efetivá-la, para aumentar a segurança e diminuir os erros de preenchimento.

3.2 BANCO DE DADOS ORIENTADOS A OBJETOS X BANCO DE DADOS RELACIONAL

Outra funcionalidade que analisamos ser importante é antes de concluir a reserva é ter a opção de imprimir um resumo da operação, para conferência do cliente antes de efetivá-la, para aumentar a segurança e diminuir os erros de preenchimento.

4 ORM (OBJECT RELACIONAL MAPPER) – MAPEAMENTO OBJETO RELACIONAL

4.1 DESENVOLVENDO O MODELO ORIENTADO A OBJETOS COM UM BANCO DE DADOS RELACIONAL

Atualmente, como foi dito no início, a empresa Aluga buggy tem cinco filiais e cada uma tem seu próprio banco de dados, e o projeto que foi proposto aos alunos da Unopar foi fazer a integração desses bancos de dados, para melhor disposição dos dados, acessos, segurança e benefícios econômicos.

Existem basicamente duas formas de fazer a integração de banco de dados entre filiais e matriz, utilizar um banco de dados centralizado ou um sistema de banco de dados distribuídos.

Utilizaremos em nosso projeto o sistema de banco de dados distribuído, ele tem como vantagens a descentralização dos dados, a disponibilidade, confiabilidade e melhor desempenho. Explicaremos cada ponto detalhadamente.

4.2 DEFINIÇÃO E UTILIZAÇÃO

- Disponibilidade e Confiabilidade: estas são vantagens potenciais das bases distribuídas. Confiabilidade é a probabilidade que um sistema esteja em funcionamento em determinado momento. Disponibilidade é a probabilidade que um sistema esteja disponível continuamente durante um intervalo de tempo. Quando os dados estão distribuídos em vários pontos, se um ponto falha os demais continuam em operação, ficando indisponíveis somente os dados do ponto onde ocorreu o problema. Isto melhora tanto a confiabilidade quanto a disponibilidade. Caso se utilize replicação de dados através de um critério adequado se obtém um índice ainda maior. Num sistema centralizado, a falha do ponto central faz com que toda a rede fique indisponível; porém numa rede com replicação, a que da de um ponto não significa a indisponibilidade daqueles dados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com