TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio 5 Periodo

Trabalho Universitário: Portifolio 5 Periodo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  3.913 Palavras (16 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

Introdução 3

Definições conceituais 4

a. critérios de rateios dos custos indiretos 5

b. custeio por absorção 5

c. produtos em processo 6

d. produtos acabados 6

Unidades equivalentes de produção 7

Formação do preço de venda 8

Análise custo/volume/lucro 10

a. margem de contribuição 10

b. ponto de equilíbrio 11

A importancia do sistema integrado para a gestão industrial 11

Demonstrações contábeis 13

Conclusão 16

Referências 17

INTRODUÇÂO

Este trabalho tem como objetivo mostrar os conhecimentos adquiridos no percorrer do curso de ciências contábeis a fim de apresentar informações sobre a importancia da contabilidade na gestão industrial e o valor de informações para uma organização.

As informações a respeito dos custos de produção em uma organização são de suma importância para o seu desempenho, tendo em vista que essas informações servem como referencial para avaliação externa e base para a tomada de decisão em diversos âmbitos internos. Percebe-se assim dois enfoques diferentes para a base de dados que irá gerar a informação. Um deles é o externo, utilizado para reportar os resultados para órgãos oficiais de fiscalização, instituições financeiras e acionistas, o qual é feito através dos informes financeiros oficiais, tais como demonstrativos de resultados e balanço patrimonial. O outro é o interno, utilizado para orientar os gestores à tomada de decisão.

Definições conceituais

O mundo empresarial está cada dia mais concorrido, as empresas estão buscando novas ferramentas gerenciais e de controle para melhorar o funcionamento de suas atividades e a qualidade de seus produtos e serviços oferecidos. Dessa forma passam a utilizar a contabilidade de custo como peça essencial e fundamental para desenvolver, todas as técnicas de controle, principalmente sobre os custos.

O grande segredo da eficiência e da eficácia de uma empresa está ligado diretamente ao analise do custo do produto ou do serviço prestado e verificação do lucro que irá obter, aquela que utiliza a contabilidade de custo, terá mais chance de crescer e obter um sucesso nos negócios, além de obter informações úteis ao processo decisório.

Os custos são medidas monetárias dos sacrifícios despendidos para se atingir um objetivo, sendo assim a coleta destes é de suma importância para os processos de decisão e planejamento da empresa.

A contabilidade de custos é o ramo da Contabilidade que se tem como finalidade produzir informações úteis para os diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho, de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões, ela coleta, classifica e registra os dados operacionais das diversas atividades da entidade, denominados de dados internos, bem como algumas vezes, coleta e organiza dados externos. Os dados coletados podem ser tanto monetário como físicos. Nascida da contabilidade financeira, a contabilidade de custos diante da necessidade de avaliar estoque nas indústrias, tarefa essa que era fácil na empresa típica da era mercantilista. Com o passar dos anos, acabou deixando a função de auxiliar na avaliação de estoque para uma importante arma de controle e decisão gerencial. Com o significativo aumento da competitividade que se vê ocorrendo na maioria dos mercados, controle dos custos torna-se altamente relevante quando da tomada de decisão em uma empresa. E tão importante quanto saber determinar os custos dos produtos fabricados ou dos serviços prestados, é aperfeiçoar esses custos, estudando técnicas que proporcionem a redução dos custos sem reduzir a qualidade. Sendo essa análise, um desafio para a contabilidade de custos. Bem como tornar possível a alocação mais criteriosamente possível dos custos de produção aos produtos, contabilidade de custos requer a existência de métodos de custeio para que, ao final do processo, seja possível obter-se o valor a ser atribuído ao objeto de estudo.

Critérios de rateios dos custos indiretos

Os custos indiretos de fabricação (aluguel da fábrica, depreciação da fábrica e das máquinas, entre outros) que são os demais gastos necessários para a fabricação dos produtos tende á ser rateados pois não são perfeitamente identificados nos produtos e serviços ou seja não temos como mensurar.

Todos os custos indiretos só podem ser apropriados mediante estimativas ou critérios de rateio.Em função disso, a arbitrariedade e o subjetivismo sempre vão existir nessas alocações. Quando se faz a apropriação dos custos dos departamentos aos produtos, é necessário verificar quais são as bases mais adequadas para essa distribuição. Custos indiretos como a manutenção da fábrica, a energia elétrica gasta na iluminação da fábrica, depreciação das máquinas de produção, lubrificantes utilizados na produção (máquinas) etc, têm de ser rateados em cada produto, pois não é possível determinar quanto cada produto consome separadamente daí o motivo da utilização dos critérios de rateios.

Custeio por absorção

O Custeio por absorção, também chamado custeio integral, é aquele que faz debitar ao custo dos produtos todos os custos da área de fabricação, sejam esses custos definidos como custos diretos ou indiretos, fixos ou variáveis, de estrutura ou operacionais. O próprio nome do critério é revelador dessa particularidade, ou seja, o procedimento é fazer com que cada produto ou produção (ou serviço)absorva parcela dos custos diretos e indiretos, relacionados à fabricação.

A principal distinção existente no uso do custeio por absorção é entre custos e despesas. A separação é importante porque as despesas são jogadas imediatamente contra o resultado do período, enquanto que apenas os custos relativos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com