TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio Individual

Artigo: Portifolio Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  2.025 Palavras (9 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 OBJETIVOS 4

3 DESENVOLVIMENTO 5

3.1 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE ALGUNS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 5

3.1.1 Sistema de Informação Operacional – SIO 5

3.1.2 Sistema de Informação Gerencial – SIG 5

3.1.3 Sistema de Suporte a Decisão – SSD 6

3.1.4 Sistema de Suporte Executivo – SSE 6

3.1.5 Sistema de InformaçãoExtratégica – SIE 7

3.1.6 Sistema de Automação de Escritório – SAE 7

3.1.7 Sistema de Informação Especialista – SE 7

3.1.8 Sistema de Informação para Operações 8

3.1.9 ERP – Enterprise Resource Planning 8

3.1.10 CRM – Customer Relationship Manager 9

3.2 A EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES 10

3.2.1 Diferença Entre um Computador de 1995 e um de 2012 12

3.3 MODELOS WEB DE LOCAÇÃO DE LIVROS 12

4 CONCLUSÃO 14

REFERÊNCIAS 15

1 INTRODUÇÃO

Os sistemas de informação são cada vez mais comuns na vida cotidiana das pessoas. No passado, sistemas de informações apoiados em computadores era exclusividade de alguns especialistas que, para utilizá-los, precisavam compreender profundamente como funcionava a máquina para poder tirar algum proveito dela. Nessa época, os sistemas eram relativamente simples, geravam informações limitadas com grande tempo de resposta. Hoje, os sistemas oferecem cada vez mais recursos e funcionalidades, mas são muito mais complexos.

Por isso, para os indivíduos que utilizam sistemas informatizados, e principalmente para aqueles que têm a função de administrar as informações e os sistemas que as manipulam, é necessário o domínio de conceitos fundamentais que esclareçam sobre esse universo da informática.

2 OBJETIVOS

Geral

Compreender como as organizações podem utilizar sistemas de informação para resolver problemas organizacionais e criar vantagem competitiva, bem como ser capaz de contribuir para o processo de desenvolvimento de sistemas de informação.

Específicos

◊ Apresentação clara dos diferentes tipos de sistemas de informação;

◊ Abordagem sobre o sistema ERP – Enterprise Resource Planning;

◊ Abordagem sobre o sistema CRM – Customer Relationship Manager;

◊ Reconhecer a importância estratégica da informação e sua gestão;

◊ Compreender a crescente evolução dos computadores.

3 DESENVOLVIMENTO

Sistema de informação é todo e qualquer sistema que possui dados ou informações de entrada e que tenha por fim gerar informações de saída, para suprir determinadas necessidades.

Sistema de informação é um conjunto de componentes inter-relacionados que trabalham juntos para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir, informação com a finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, a análise e o processo decisório em empresas e outras organizações. (LAUDON E LAUDON, 1999, p. 4).

3.1 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE ALGUNS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

3.1.1 SISTEMA DE INFORMAÇÃO OPERACIONAL – SIO

É responsável pelo processamento de operações e transações rotineiras e cotidianas, incluindo seus próprios procedimentos. Incumbido também por controlar os dados detalhados das operações e funções organizacionais, garantindo o funcionamento harmônico da organização, também auxilia a tomada de decisões de corpo técnico ou operacional das unidades departamentais. As informações são apresentadas no melhor nível, ou seja, analítica, detalhada e apresentada no tempo adequado. De forma simples, o papel do SIO é processar transações eficientes, controlar processos industriais, apoiar comunicações e colaboração e atualizar bancos de dados da empresa (O’BRIEN, 2004).

3.1.2 SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL – SIG

São responsáveis por resumir dados e preparar relatórios, principalmente para o corpo gestor. Esses relatórios geralmente se referem a uma área funcional específica, no entanto, eles são um tipo importante de SI de área funcional. Eles são encarregados do processamento de grupos de dados das operações e transações operacionais, transformando-os em informações agrupadas para gestão. Eles trabalham com dados resumidos das operações e funções organizacionais auxiliando na tomada de decisões do corpo gestor.

3.1.3 SISTEMA DE SUPORTE À DECISÃO – SSD

É o sistema de informações desenvolvido para atender às necessidades do nível estratégico da organização. O sistema de suporte à decisão auxilia a direção a tomar decisões semi-estruturadas ou com rápidas mudanças, o que dificulta sua especificação durante o avanço do processo. Deve estar disponível a responder a cada uma das mudanças que ocorram, eventualmente, ao longo de um único dia, caso isso seja necessário. Quando se observa sua estrutura nota-se que é o sistema que mais trabalha com a análise: incorpora a construção explícita de uma variedade maior ou menor de modelos de análise de dados. Em resumo, suas principais características são:

◊ focaliza a decisão, da ajuda a alta gerência das empresas no processo de tomada de decisão;

◊ enfatiza a flexibilidade, adaptabilidade e respostas rápidas;

◊ permite que os usuários inicializem e controlem os inputs (entradas) e outputs (saídas);

◊ oferece suporte e ajuda para a solução de problemas cujas soluções podem não estar especificadas em seu desenvolvimento;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com