TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio de Acionamentos eletrônicos

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

...............................................................................................................................

ENGENHARIA MECATRÔNICA – instalação industrial

LUCAS LARROSA - 205592014

Portifólio - 1

...............................................................................................................................

Guarulhos

2015

LUCAS LARROSA

Portifólio - 1

Trabalho apresentado ao Curso Engenharia mecatrônica da Faculdade ENIAC para a disciplina  Acionamentos eletrônicos.

Prof. Eduardo dos Santos.

Guarulhos

2015

Motores trifásicos

O motor trifasico é o mais utilizado, porque os sistemas atuais de distribuição de energia elétrica normalmente são trifásicos de corrente alternada.

Os motores de indução trifásicos tem vantagem sobre o monofásico, pois possui partida mais fácil, o ruído é menor e é mais barato para potências superiores a 2kW.

Motor de indução com rotor em gaiola de esquilo

O mais utilizado na indústria atualmente, pois é mais econômico que os monofásicos tanto na utilização quanto na construção. Com o método de partida Idea, ele tem muito mais aplicações.

A vantagem desse rotor comparado ao rotor bobinado é que a construção do induzido é mais rápida, barata e prática.

A desvantagem é que o torque de partida é reduzido em relação a corrente absorvida pelo estator.

Motor de rotor bobinado

A diferença para o motor de rotor em gaiola de esquilo é o rotor onde são colocadas espiras que formam um enrolamento trifásico, geralmente em estrela.

O motor de rotor bobinado substitui o rotor em gaiola de esquilo em potências muito altas, causadas pelo abaixamento da corrente de partida que a configuração do rotor permite.

Motor trifásico com freio (Motofreio trifásico)

É um motor trifásico de indução que contem um freio com disco acoplado. O freio é ativado por um eletroímã que tem a alimentação fornecida por uma fonte de corrente continua constituída por uma ponte retificadora, diretamente alimentada pela rede elétrica local.

A alimentação do eletroímã é acionada pelo mesmo circuito de comando do motor. Com isso, quando o circuito de comando do motor for desligado, a fonte de alimentação do eletroímã é interrompida, liberando as molas de pressão que pressionam as pastilhas de metal do disco de frenagem, presas ao eixo do motor. As pastilhas são comprimidas pelas duas superfícies de atrito, sendo uma formada pela tampa e a outra pela armadura do eletroímã.

O motofreio é utilizado apenas em atividades industriais, quando tem necessidade de paradas rápidas para requisitos de segurança ou precisão no posicionamento de máquinas.

Conclusão

Nesse trabalho eu conheci alguns tipos de motores trifásicos e aprendi o funcionamento de cada um e suas aplicações. É interessante saber variados tipos de motores, seu funcionamento e aplicações para que possa ser aplicado esse conhecimento em situações que irão ocorrer quando eu estiver exercendo a profissão. Portanto, esse trabalho foi de grande proveito para o meu aprendizado e para minha formação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (81.8 Kb)   docx (32.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com