TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Probabilidade. Distribuições discretas de probabilidade. Distribuição normal de probabilidade

Artigo: Probabilidade. Distribuições discretas de probabilidade. Distribuição normal de probabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2013  •  Artigo  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 3

Aula-tema: Probabilidade. Distribuições discretas de probabilidade. Distribuição normal de probabilidade.

A Probabilidade é a freqüência relativa esperada desse acontecimento, o quociente entre o número de vezes que o acontecimento se realiza ao fim de n repetições da experiência e o número (n) de repetições. Estas situações (experiências) são aleatórias. Ex: O lançamento de uma moeda é uma experiência aleatória, bem como o lançamento de um dado.

Espaço Amostral: Ao lançarmos uma moeda não sabemos qual será a face que ficará para cima, no entanto podemos afirmar com toda certeza que ou será cara, ou será coroa, pois uma moeda só possui estas duas faces. Neste exemplo, ao conjunto {cara, coroa} damos o nome de espaço amostral, pois ele é o conjunto de todos os resultados possíveis de ocorrer neste experimento.

Evento: Quando lançamos um dado ou uma moeda, chamamos a ocorrência deste fato de evento. Qualquer subconjunto de um espaço amostral é um evento. Ex: A = {2, 3, 5}.

Lei de Laplace: A probabilidade de um acontecimento associado a uma certa experiência aleatória é dada pelo quociente entre o número de casos favoráveis ao acontecimento e o número de casos possíveis. Ex: A probabilidade de sair face cara quando se lança uma moeda ao ar será 1/ 2 já que o espaço amostral é Q = {cara; coroa} e os resultados elementares são equiprováveis. Assim, temos número de casos favoráveis: 1- sair cara e número de casos possíveis: 2 - cardinalidade de Q.

Encontramos na natureza dois tipos de fenômenos: determinísticos e aleatórios. Os fenômenos determinísticos são aqueles em que os resultados são sempre os mesmos, qualquer que seja o número de ocorrência dos mesmos. Já nos fenômenos aleatórios, os resultados serão imprevisíveis, mesmo havendo um grande número de repetições do mesmo fenômeno.

Hoje muitas organizações já incorporaram a teoria das probabilidades em seus processos diários de deliberações. O ponto central em todas as situações onde usamos probabilidade é a possibilidade de quantificar quão provável é determinado.

Passo 2:

Importadora "Vendomundo"

Baralho: 52 cartas

4 naipes diferentes paus ouro copas espadas

Às: A 1 1 1 1

Figuras: J , Q , K 3 3 3 3

Cartas numeradas 9 9 9 9

Probabilidade de ser às: 4 em 52

Probabilidade de ser figura: 12 em 52

Probabilidade de ser numero: 36 em 52

I – a probabilidade de a 1ª carta ser um às, a 2ª carta ser uma figura e a 3ª carta ser um número é de 1,30317%;

(4/52) * (12/51) * (36/52) = 0,013031674 ou 1,303167% - correta.

II – a probabilidade de todas as cartas serem um valete é de 4%;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com