TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processador Neander-X

Dissertações: Processador Neander-X. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  5.105 Palavras (21 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 21

Metodologia Científica

Esta disciplina destina-se a oferecer uma metodologia do trabalho científico, ensinando como pesquisar e sistematizar o conhecimento adquirido.

A disciplina está dividida em 4 blocos:

• Metodologia Científica (conhecimento e método)

• Pesquisa (Leitura e Pesquisa)

• Regras (Como fazer)

• Aplicação (IES e Projeto Pedagógico)

Metodologia (estudo do método) científica é o estudo dos métodos de conhecer, de buscar o conhecimento. É uma forma de pensar para se chegar à natureza de um determinado problema, seja para explicá-lo ou estudá-lo.

Quanto à palavra ciência, durante muito tempo ela serviu para indicar conhecimento em sentido amplo, genérico, como na expressão “tomar ciência”, cujo significado é “ficar sabendo”. Aos poucos, porém, como veremos, ganhou também sentido restrito, passando a designar o conjunto de conhecimentos precisos e metodicamente ordenados em relação a determinado domínio do saber.

Metodologia significa, na origem do termo, estudo dos caminhos, dos instrumentos usados para se fazer ciência. É uma disciplina instrumental a serviço da pesquisa. Ao mesmo tempo visa conhecer caminhos do processo científico, também problematiza criticamente, no sentido de indagar os limites da ciência, seja com referência à capacidade de conhecer, seja com referência à capacidade de intervir na realidade.

A metodologia científica está dentro de duas grandes áreas...

• Epistemologia: vem de episteme = termo grego que designa ciência; logia/logos = estudo. Também conhecida como Filosofia da Ciência, a área se ocupa da fundamentação da ciência

• Metodologia Científica Aplicada: A Metodologia Científica está destinada à pesquisa e à elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos.

Ao ler as definições sugeridas para Metodologia Científica podemos perceber que todas mencionam a palavra conhecimento (capacidade de conhecer).

O conhecimento pode ser obtido de diversos modos, através do método científico, das hipóteses, das leis e teorias científicas, bem como por meio da pesquisa científica e da elaboração de trabalhos acadêmicos.

No mundo acadêmico os modos de conhecer são classificados em:

• Senso comum ou conhecimento empírico: Aquilo que assimilamos por tradição. Ideias que nos ajudam a interpretar a vida e a julgar certas situações.

O senso comum é o conjunto geralmente aceito como verdade em um determinado meio social, repetidas irrefletidamente no cotidiano, algumas dessas noções escondem ideias falsas, parciais ou preconceituosas (os ditados populares por exemplo, nada mais são do que concepções criadas pela população e aceitas como verdadeiras mesmo sem comprovação)

• Conhecimento Científico: O conhecimento cientifico se apresenta como um conhecimento rigoroso que busca investigar os fenômenos.

• Conhecimento Filosófico: Em Filosofia não estudamos dados ou fatos puramente exteriores, mas pensamentos. Portanto, o conhecimento filosófico não é um conhecimento ordinário, empírico, prático, mas uma interioridade.

Em conhecimento filosófico, se coloca ao serviço da liberdade de todas as liberdades.

• Discurso Religioso ou Conhecimento teológico: As Proposições do discurso religioso ou conhecimento teológico não podem ser verificadas, mas decorrem da fé, da crença em um conhecimento revelado. Há um sobrenatural como fundamento último que legitima o conhecimento e exige adesão sem qualquer dúvida.

O senso comum pode ser caracterizado em:

• Espontâneo: Primário, simples e elementar. Nasce da tentativa do homem resolver seus problemas no dia a dia.

• Ametódico: Porque não possui um método, ou seja, um procedimento, uma técnica.

• Empírico: Se baseia na experiência cotidiana comum.

• Ingênuo ou Acrítico: Não é crítico, não se coloca como problema e não se questiona enquanto saber.

• Subjetivo: É relativo ao sujeito do conhecimento. É formado por juízos pessoais a respeito das coisas, ocorrendo o envolvimento emocional e valorativo de quem observa.

O Conhecimento Científico se caracteriza como: (exemplificado por Galileu)

• Racional:

Quando pensamos em conhecimento racional, estamos tomando como ponto de partida a possibilidade de pensar a realidade, formulando indagações sobre o mundo e sobre a nossa própria existência, a fim de encontrarmos algumas respostas que se aproximem da realidade.

• Sistemático

O termo sistemático liga-se à ideia de sistema, que denota o sentido de um todo organizado, interconectado em suas partes.

Uma pesquisa, por exemplo, segue um método sistemático porque é um processo de construção do conhecimento a partir de objetivos gerais e específicos que visam alcançar algum fim. Cada etapa da pesquisa dever estar interconectada formando um sistema coerente de procedimentos e ideias, constituindo, assim, um todo organizado.

(Pode-se notar que a intenção de Galileu era remontar um cenário, dentro de um sistema, que desmistificasse os feitos de Aristóteles baseado nos fatos).

É interessante observar que, ao falarmos em termos como racional e sistema, nos vinculamos ao sentido de método.

• Metódico

A palavra método vem do grego μέθοδος (méthodos) ― caminho para chegar a um fim. Nossos dicionários definem método como o conjunto de procedimentos para atingir um objetivo, ou seja, uma maneira ordenada e sistemática de agir.

“Assim fez Galileu, de maneira ordenada, provando que Aristóteles estava

errado através da queda das esferas.”

Portanto, Metodologia é um conjunto de métodos. Por isso, nos acostumamos a dizer que uma pessoa é metódica quando segue um método de trabalho ou quando se preocupa com os detalhes.

• A Razão

O termo racional vem da palavra razão e pode ter várias acepções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com