TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Adminstrativo: As Funções Administrativas - Teoria E Pratica

Pesquisas Acadêmicas: Processo Adminstrativo: As Funções Administrativas - Teoria E Pratica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2013  •  4.889 Palavras (20 Páginas)  •  898 Visualizações

Página 1 de 20

Introdução

Sabemos que a sociedade depende cada vez mais das organizações para suprir suas necessidades, assim como as organizações precisam das pessoas para existir, logo devem buscar a excelência em todos os seus processos, produtos e serviços.

Com a globalização, muitos são os caminhos que estão disponíveis para a busca de novas formas de planejar, organizar, conduzir e controlar os recursos e processos organizacionais, pois elas existem para atingir um objetivo, buscando melhorar cada vez mais a qualidade e desempenho de suas empresas e adaptá-las a um ambiente que está mais dinâmico e moderno a cada dia.

Como consequência de tantas transformações no meio ambiente em que a empresa atua, é necessário reavaliar seus objetivos, e revisar os recursos existentes para que se faça uma boa tomada de decisões quanto a vários acontecimentos relacionados com a organização, e para tal ação há a necessidade de bons administradores.

Temos convivência diariamente com diversos tipos de organizações, o que nos mostra claramente as dúvidas, angústias e expectativas de seus administradores, em todos os níveis, com relação ao melhor procedimento para conduzir e gerenciar sua empresa. Neste trabalho teremos a oportunidade de conhecer os processos administrativos.

Com o crescimento das organizações, nasce a necessidade de gerenciá-las de forma eficaz de modo a se obter resultados positivos e satisfatórios à organização.

Confronto entre os Autores:

Analisamos os artigos citados pelo passo 2 concluímos que a principal idéia que estabelece Shinyashiki, é que temos que ter visão e estarmos sempre alerta para as oportunidades, ter perspectivas futuras pois elas são únicas, enquanto para Santos temos que estar bem preparados e capacitados para enfrentar os grandes desafios do mundo globalizado.

1_Oque é planejamento?

É uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação no planejamento se destina em um processo que possibilita perceber a realidade de se organizar de atividades diárias do sistema organizacional que tem por finalidade de antecipar os resultados de um plano.

Para o melhor entendimento de um plano temos que ter como o objetivo uma administração que resulta de um processo de consecução dos objetivos organizacionais de uma maneira eficiente, eficaz e efetiva por meio do planejamento, pois a necessidade dentro de uma empresa e fundamental pois possibilita caminhos para serem executados de maneira prática dentro das determinações de um processo.

As organizações estão mudando e adotando cada vez mais o planejamento estratégico para alcançar seus objetivos, visando melhorar o seu desempenho e cumprir sua missão. Portanto existe uma distinção entre o planejamento usado pelas organizações.

2_ Quais os tipos de Planejamento?

O planejamento pode ser classificado em três tipos distintos.

Planejamento estratégico;

Planejamento tático e

Planejamento operacional.

Podemos analisar os tipos de planejamento em relações aos níveis de decisão em uma empresa através da pirâmide organizacional abaixo:

Nível Estratégico: Em primeiro lugar, existem os planos Estratégicos, envolvem a visão global de toda a empresa, possui um conteúdo genérico e bastante sumarizado e são de longo prazo, geralmente um horizonte de 5 anos ou mais. Este tipo de plano é elaborado pela alta administração ou pelos empreendedores e proporcionam aos demais gerentes um senso de direção para o futuro da organização.

Nível Tático: Em seguida, vêm os planos Táticos, que envolvem os objetivos intermediários de cada unidade organizacional, seja unidade de negócios ou departamento. Estes planos são menos genéricos do que os Estratégicos, são um pouco mais detalhados, são elaborados pela gerência média e cobrem um horizonte de médio prazo, geralmente de um a dois anos. Os planos Táticos devem estabelecer uma coordenação e integração entre si e devem estar alinhados com o plano Estratégico.

Nível Operacional: A partir dos planos Táticos são desenvolvidos os planos Operacionais. Estes planos são bem mais objetivos, racionais e detalhados, elaborados pelos executores operacionais da empresa, abordando cada operação do departamento em separado em um horizonte de tempo de curto prazo, de um ano ou menos. São planos que se preocupam com o ‘que fazer’ e ‘como fazer’ as atividades cotidianas da organização.

Através dos estudos desta primeira etapa verificamos a importância de nos planejar para desenvolver qualquer atividade seja ela dentro de uma empresa ou em outras circunstâncias e com esse estudo temos certeza que vai nos trazer vários resultados pois tiramos várias dúvidas referente a disciplina e conseguimos compreender seu objetivo.

Evento:

O setor de tecnologia Educacional tem um projeto de realizar uma palestra que tem como tema MOTIVAÇÃO, escolhemos de maneira estratégica oferecer essa palestra nas dependências da instituição que contrá com o auxilio de colaboradores e professores com a finalidade de arrecadar alimentos não pereciveis para doar a uma instituição de caridade.

Objetivo – propor ao público que motivar vem através de várias questões que farão você desenvolver competências, e buscar autoestima com foco em resultados nas quais serão desenvolvidas questões como motivação, comprometimento, superação estratégica e autoconfiança.

1º passo

Iremos reservar o espaço onde será desenvolvido o evento com sua respectiva data e hora, e teremos uma visão de quantas inscrições poderão ser feitas conforme o espaço físico do local.

2º passo

Definir com o professor o dia que ira ministrar a palestra na instituição.

A escolha do professor foi feita através de varias referencias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com