TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS PROCESSOS ADMINSTRATIVOS

Pesquisas Acadêmicas: ATPS PROCESSOS ADMINSTRATIVOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  1.521 Palavras (7 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 7

ANHANGUERA – UNIDERP

PÓLO CORUMBÁ

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

3° SEMESTRE

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Acadêmicos:

Paulo Emerson Garcia Mendonza RA (390818)

Fernandes Benedito de Freitas RA (400632)

Genilce Genovez RA (385758)

José Antonio Pinto da Silva RA (390538)

ANHANGUERA – UNIDERP

PÓLO CORUMBÁ

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

3° SEMESTRE

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Atividade Prática Supervisionada apresentada como forma de avaliação da disciplina de Processos Administrativos do curso de Ciências Contábeis, oferecido pela Universidade Anhanguera – Uniderp, sob a orientação do professora EAD Msc. Mônica Satolani e do Tutor Presencial Professor Fabio.

Corumbá MS, 16 de junho de 2013

INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa demonstrar a importância do planejamento e o plano estratégico usando-o como instrumento de controle, na busca da excelência do ato de administrar. Tomar decisões não é fácil, por conseguinte acertar também não o é, para tanto existem os nortes que os estudiosos deixaram ao longo dos anos, tais como Fayol, Ford, Druker entre outros pensadores.

Em 1916, Henry Fayol deu inicio ao principio da Teoria Clássica, dando um enfoque na estrutura da organização tendo vista de baixo para cima, olhando suas variáveis. Trouxe também as principais funções do administrador: controlar, prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.

Sobre essas competências que será teremos como referencia para tratarmos nessa Atividade.

O PLANEJAMENTO

Desde os primórdios dos tempos o homem sofre a ação repentina da natureza, ora boa, ora ruim, sendo assim, o ato de pensar é um jeito de sobrevivência neste planeta. O homem que usa o pensamento é um sábio, mas o homem que usa o pensamento a seu favor este é o dono do seu destino.

O que é a administração? Inúmeras são as definições, entre elas destacamos:

“Administração é o processo de planejamento, organização, liderança e controle do trabalho dos membros da organização e do emprego de todos os outros recursos organizacionais para se atingir os objetivos estabelecidos” (Stoner, 1982)

Vamos tratar nesse trabalho sobre o planejamento como ferramenta dentro do processo administrativo

Planejamento é o ato de prever um acontecimento futuro, nortear os meios e formas de como tudo deve caminhar que seja eficaz e eficiente. Mas até ai tudo bem. Mas, como começar? Por onde começar?

Nas organizações formais os participantes têm diversas responsabilidades bem definida e o papel do administrador é claro e visível.

Além de atingir objetivos todos os administradores de todas as organizações têm a responsabilidade básica de ajudar os outros membros da organização a estabelecer e atingir uma série de objetivos. A essência do papel do administrador é a obtenção de resultados por meio de desempenho da equipe que ele supervisiona e coordena: ele depende de terceiros para alcançar os seus objetivos e o do grupo. O conhecimento esta na mente das pessoas e a capacidade do administrador em saber transformar conhecimento em resultados requer habilidade, além dos conhecimentos relacionados à administração e habilidade em liderar membros da sua equipe, tomando decisões em nome dela.

As teorias clássicas de Henry Fayol deram um novo conceito das competências do administrador e como ele deve gerir os fatos e atos da organização.

DESAFIO

A proposta é a de levar o ensino pedagógico às crianças que moram nos bairros próximos ao pólo, tendo em vista a localização do prédio, o curso de ciências contábeis ministrado aos acadêmicos e principalmente o despertar dos futuros lideres e dos gestores.

Passos para o projeto:

O primeiro passo é escolher o gestor para planejar e coordenar o pré-projeto

O gestor vai elaborar um estudo de demanda contendo os seguintes requisitos: localidade dos estudantes, idade, escolaridade e dificuldade em matemática.

O terceiro passo: reunir todas as pesquisas em forma de relatório e em gráfico imprimindo-o e encadernando-o para apresenta-lo a coordenação da universidade para analise, contendo em tabela todos esses requisitos, solicitando duas salas de aula dentro do polo que será usado pelos acadêmicos que se interessarem a dar aulas a esses menores.

Os passos seguintes: o gestor do projeto aguarda a resposta da liberação da sala de aula para poder reunir os acadêmicos que tiverem interesse em ministrar essas aulas de reforço, sobre a responsabilidade do tutor presencial ou de outro colaborador para que possam transcorrer perfeitamente as aulas nesses dias conforme agenda.

DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS

Uma grande observação é o pedido para que seja levado a conhecimento da unidade matriz o projeto para que seja analisado e que possa por fim ser utilizado a cada acadêmico um quantitativo de horas aulas a serem acrescentados nas horas do estágio supervisionado e participação em cursos para aprimoramento relativo ao curso de ciências contábeis.

DAS IMPLICAÇÕES ÉTICAS

A ética é tudo aquilo que acreditamos e que julgamos ser verdadeiro dentro da sociedade que estamos inseridos. É aquilo que julgamos entre o certo e o errado.

Cada pessoa tem uma maneira de pensar e um modo de agir, pois cada indivíduo tem sua própria crença e seus próprios valores, buscando alcançar interesses particulares, dando a entender sua maneira de comportamento.

O comportamento de cada pessoa e a diferença dessas crenças pode acarretar conflitos que com certeza pode levar a prejudicar o projeto e a viabilidade deste. A busca de valores individuais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com