TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo De Aprendizagem Tecnologia

Dissertações: Processo De Aprendizagem Tecnologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/7/2013  •  6.471 Palavras (26 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 26

O Processo de Aprendizagem sob a perspectiva da tecnologia da informação: a visão dos multiplicadores da voar linhas aéreas na utilização do ensino à distância.

Anette Santiago

Pereira

Carla Fernanda de

Lima

élido Santiago da

Silva

Lidiane de

Medeiros Lucena

Manoel Veras de

Sousa Neto.

Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

RESUMO

A tecnologia da informação tem sido cada vez mais utilizada no processo ensino aprendizagem, sobretudo como estratégia organizacional para treinamento de seus funcionários. Esta realidade proporcionou a oportunidade de realização de uma pesquisa com o intuito de averiguar o seu uso na prática empresarial. Para tanto, o estudo tem como finalidade avaliar o processo de aprendizagem através do uso da tecnologia da informação (TI) na visão dos multiplicadores da Voar Linhas Aéreas no Nordeste. Utiliza-se para tal abordagem do processo de ensino-aprendizagem, o uso da tecnologia da informação no ensino à distância e a importância do treinamento na efetividade dos processos empresariais. A pesquisa é exploratório-descritiva, subtipo estudo de caso e apresenta uma amostra por acessibilidade. A coleta de dados deu-se através de questionário, feito pelos próprios pesquisadores, por meio eletrônico com os multiplicadores da empresa. O estudo enfatizou fatores vinculados a TI para o treinamento dos colaboradores, finalizando com a percepção dos multiplicadores sobre as vantagens do ensino à distância na aprendizagem organizacional. A pesquisa certificou que essa tecnologia exerce grande importância no processo ensino-aprendizagem e que esse método tem sido utilizado para favorecer o treinamento empresarial.

Palavras-chave: tecnologia da informação; ensino à distância; treinamento.

INTRODUÇÃO

As constantes mudanças existentes nos processos de ensino-aprendizagem ocasionam

uma melhoria contínua na interação das informações. Aliadas as mudanças, a globalização e a necessidade de dinamização do tempo estão auxiliando o surgimento de novos métodos de repasse do conhecimento.

A nova era da informação, com o auxílio da tecnologia, tem colaborado para o surgimento de uma nova forma de aprendizado em que é proporcionado uma maior dinamicidade às informações. Essa forma de aprendizado, que otimiza tempo e espaço, é conhecida como ensino à distância, e, está sendo utilizada em larga escada em todo mundo. O ensino a distância apresenta a vantagem de promover o processo de ensino-aprendizagem sem a utilização de uma interação presencial, ou seja, o conhecimento é repassado, apenas ou em grande parte, através de uso da tecnologia.

Neste contexto, percebe-se que os princípios da tecnologia da informação estão auxiliando a informática a ser um instrumento afinado com os projetos de aprendizagem, levando-se em consideração o gerenciamento adequado dos recursos informatizados.

Desde a primeira revolução industrial discutem-se os impactos da inovação tecnológica, em que máquinas, de maneira geral, têm assumido o trabalho anteriormente realizado pela força humana. Visando-se a atingir a eficiência e eficácia na realização das atividades, e ameaçados pela realidade tecnológica, o mercado exige, constantemente, dos profissionais o investimento em novas habilidades e conhecimento, para que possam com êxito e qualidade operacionalizar seus instrumentos de trabalho.

Entretanto, no cenário atual, as empresas observaram uma oportunidade de investir no capital humano enquanto seu diferencial, utilizando a tecnologia para o treinamento de seus funcionários. Percebe-se então uma inversão de papéis, em que a mesma tecnologia que

SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia 2

ameaça a força humana pode ser utilizada como instrumento de capacitação e crescimento do capital humano, enquanto vantagem competitiva empresarial.

Diante disso, percebeu-se a necessidade de estudar o conceito de ensino a distância atrelado ao treinamento empresarial para efetividade dos processos organizacionais, no que diz respeito a implantação de novos procedimentos, tendo como base uma empresa aérea brasileira.

Neste sentido, o trabalho propõe avaliar o processo de aprendizagem através do uso da tecnologia da informação na visão dos multiplicadores da Voar Linhas Aéreas no Nordeste, empresa aérea brasileira apresentada neste estudo com nome fictício para proteção de sua imagem.

O estudo faz uso de uma pesquisa exploratória descritiva por meio do estudo de caso, na qual foi aplicado um questionário, de autoria dos pesquisadores, aos multiplicadores da Voar Linhas Aéreas na região Nordeste brasileira. A amostra dos multiplicadores da empresa foi escolhida pelo caráter de acessibilidade.

Para a coleta de dados foram encaminhados, questionários, via e-mail, para todas as bases da região, direcionados aos multiplicadores. Cada um constava 10 questões, sendo 8 objetivas e 2 subjetivas. Foi utilizada escala do tipo Likert para as questões referentes a médias de realização e aprovação, sendo empregados os intervalos de abaixo de 20%, de 21 a

40%, de 41 a 60%, de 61 a 80% e acima de 81%, representando freqüências péssimo, ruim, regular, bom e ótimo, respectivamente.

Para tanto, a pesquisa visa responder ao seguinte questionamento: De que forma a Voar Linhas Aéreas utiliza a tecnologia da informação no processo de aprendizagem dos colaboradores, na visão de seus multiplicadores na Região Nordeste?

O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Promover o ensino e a aprendizagem não é tarefa das mais simples, exige um rigor

acentuado e uma série de procedimentos que devem ser tomados para que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.3 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com