TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Industriais 3 - Mineração

Dissertações: Processos Industriais 3 - Mineração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  3.723 Palavras (15 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 15

1) Qual é o conceito de minério, mineral, jazida, reserva e lavra? (ANNE)

Minério - é um mineral ou uma associação de minerais (rocha) que pode ser explorado economicante;

Mineral – é um sólido natural, inorgânico, homogêneo, de composição química indefinida, com estrutura cristalina;

Jazida – é toda massa individualizada de substância mineral ou fóssil, de valor econômico, aflorando à superfície ou existente no interior da terra;

Reserva - porção do recurso mineral, a partir da qual um ou mais bens minerais podem ser extraídos econômica e legalmente à época de sua avaliação.

Lavra – é o conjunto de operações coordenadas de extração de petróleo ou gás natural de uma jazida e de preparo para sua movimentação.

2) O que permite a viabilidade da exploração de uma jazida? Cite seis itens.

Teor de pureza, disponibilidade de logística, disponibilidade de energia elétrica, mercado consumidor (Final – Industria), disponibilidade de mão-de-obra e legislação ambiental.

3) Cite ao menos uma jazida de mineral metálico existente no MS e a sua localização. Como é escoada a sua produção?

Minério de Ferro (Fe). É localizado com maior abundância na cidade de Corumbá – MS e sua produção é escoada por meio de Ferrovias ou pelo Rio Paraguai por meio de hidrovias.

4) Cite ao menos duas jazidas de minerais não-metálicos existente no MS e a sua localização. Como é escoada a sua produção?

Rochas Carbonárias e argila. A argila pode ser encontrada no Planalto Taquari-itiquira; as rochas carbonárias podem ser encontradas no Planalto da Bodoquena. Seu escoamento dá-se principalmente por rodovias.

5) Cite ao menos dois produtos minerais existentes principalmente em grandes jazidas, a localização de duas jazidas de cada um destes produtos minerais no país e a forma como estes produtos são escoados.

Ferro e Bauxita. O Quadrilátero de Ferro de Minas Gerais é a principal área produtora de minério de ferro do Brasil, responsável por aproximadamente 75% da produção nacional. É escoada pela estrada de ferro Vitória-Minas até o Porto de Tubarão, no Espírito Santo. As mais importantes reservas de bauxita do Brasil estão localizadas nos municípios paraenses de Oriximiná, Paragominas e São Domingos do Capim. A bauxita é tratada em uma planta próxima às minas e segue por navios até Barcarena, onde alimenta a fábrica da Alunorte ou segue para embarque no Porto de Vila do Conde.

6) Cite ao menos quatro produtos minerais que possuem um maior número de jazidas no país e a forma como estes produtos são escoados.

Ferro, Manganês, Alumínio e Estanho. Ferro, cuja reserva brasileira representa a sexta maior do mundo e com elevada qualidade. Minas Gerais é o grande estado produtor do minério na região do Quadrilátero Ferrífero. Apesar de possuir apenas 1% das reservas mundiais, o Manganês é um produto que tem crescido na pauta de exportação nacional e é muito utilizado nas siderúrgicas para produção de aço. O Brasil está em terceiro lugar na produção mundial de Alumínio e possui um elevado índice de reciclagem do produto. Nos estados de Amazonas e Rondônia estão as principais áreas de produção de Estanho, minério também utilizado na composição do aço nas indústrias. (Questão incompleta até amanhã, quando o professor confirmar a veracidade da resposta).

7) Descreva processo de produção de sal marinho.

O sal é produzido através de um processo contínuo de evaporação da água do mar. Para que haja produção do sal marinho, é necessário que o ambiente para extração seja adequado para que a mesma ocorra. Como por exemplo: Nível baixo da água, pouca ocorrência de chuvas e ventanias, além de um alto teor de sal.

8) Há alternativa ao sal marinho? Se sim, cite e explique.

Sim. Produção de cloro, PVC, alimentação humana, derretimento da neve.

9) Cite duas alternativas ao coque de carvão mineral em uma siderúrgica.

Gusa e Aço.

10) Qual é o órgão responsável pelos estudos, quantificação, autorização e controle do uso das reservas minerais no país? A qual ministério está subordinado?

DNPM: Departamento Nacional de Pesquisa Mineral. É subordinado diretamente ao Ministério de Minas e Energia.

11) Se uma reserva mineral estiver localizado em uma reserva indígena, como deve proceder para realizar a sua extração? Descreva sucintamente.

Deverá ter em mãos, uma autorização do congresso Nacional.

12) Descreva dois processos de produção de ouro bem como suas implicações ambientais e sociais.

13) Descreva sucintamente processo de purificação do ouro. Que metal é comumente utilizado. Ele pode ser reciclado? (LEANDRO)

É o processo para aumentar o teor de ouro retirando-se as impurezas. O mercúrio. Sim, ele pode ser reciclado.

14) A cotação do minério de ferro tem subido ultimamente. Que alternativas a Vale tem adotado para aumentar o faturamento a venda do minério de ferro? Explique.

Reutilizar o que estava sendo guardado (refugo), vender e comercializar o minério com o teor de pureza um pouco menor ( geralmente no máximo até 2%).

15) No processamento de um minério (ainda no local de sua extração), é possível obter outros metais? Explique.

Sim

16) Cite três minérios de ferro. Qual é a diferença entre eles? Há processos de beneficiamento que podem ser realizados no próprio local onde este é extraído? Se sim explique.

Hematita (Fe2O3), usado na siderurgia para fazer aco , ferro gusa, sinter.

magnetita (Fe3O4)

titanomagnetita.

17) Qual é a composição básica dos minérios de ferro?

O ferro encontra-se geralmente sob a forma de óxidos, como a magnetita e a hematita ou ainda como um carbonato, a siderita. H²0+ fE³= EQUAÇÃO QUADRÁTICA.

Materiais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com