TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Químicos Industriais Relatório “geleca”

Por:   •  25/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Processos Químicos Industriais

Relatório “geleca” 

  1. Introdução

A “geleca”, também conhecida como “slime” é uma massa de modelar que se tornou febre entre as crianças de todo o mundo. O preço da geleca pronta varia de R$ 15,00 até R$ 278,00, e devido a esse sucesso, existem até lojas em shoppings onde as crianças criam suas próprias gelecas.

Para obtermos a geleca, podemos utilizar o polímero sintético poliacetato de vinila, também conhecido como PVA. Os polímeros sintéticos são produzidos a partir de reações de polimerização, e estas reações podem ser de Poliadição ou Policondensação. Nesse experimento, é um polímero de adição, pois se dá pela “soma” sucessiva de vários monômeros do acetato de vinila. E assim se torna o poliacetato de vinila.

O poliacetato de vinila originalmente é transparente e incolor, também insolúvel em água, e só se dispersa em meio aquoso se tiver um agente emulsificante

  1. Objetivo

Esse relatório tem como objetivo descrever o experimento realizado em laboratório, durante a aula de Processos Químicos Industriais. O experimento teve como objetivo aplicar os conceitos e teorias aprendidos em sala de aula anteriormente, para obtermos uma geleca.

  1. Resultados e Discussão

Após a realização do experimento, seguindo cada passo das instruções, o resultado foi um sucesso. A “geleca” teve sua consistência, volume, textura e elasticidade finais esperado, isso se deve aos materiais utilizados. O protagonista do experimento foi o PolyVinyl Acetate (PVA), representado pelo monômero e sua estrutura química (linear) a seguir, respectivamente.

[pic 2]

A cola branca (PVA), no caso a cola “pritt tenaz”, é um polímero, uma substância que tem moléculas muito longas, ou seja, átomos ficam grudados um no outro, e assim, vão formando correntes, onde acontece uma reação química com encadeamento da matéria prima.

Jogando o bórax faz com que as moléculas grudem umas nas outras, quando isso acontece a cola (PVA) que tinha a forma liquida acaba virando uma “geleca”, se tornando sólida e adquirindo uma certa elasticidade, como a imagem ilustra.

[pic 3]

[pic 4]

 A geleca depois da reação química se torna um fluido não-newtoniano, cuja viscosidade altera conforme o grau de pressão aplicado, conforme a figura a seguir.

[pic 5]

  1. Referências

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/polimero-pva.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (343.9 Kb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com