TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos de processamento de pneus antigos no Brasil

Artigo: Processos de processamento de pneus antigos no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Artigo  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 2

Os pneus velhos são considerados um dos maiores inimigos da saúde pública. Quando abandonados, eles podem acumular água e se tornar criadouros de mosquitos transmissores de doenças, como a dengue. Se jogados em aterros sanitários, demoram até 600 anos para se decompor; e em caso de queima, liberam fumaça tóxica durante a combustão.

Entretanto, no Brasil, esse panorama tem mudado desde 1999. Neste ano, uma lei obrigou as indústrias fabricantes de pneus a dar uma destinação correta a todos que são descartados. No início, era difícil lidar com o montante que sobrava, devido à falta de mecanismos de reciclagem e reaproveitamento. Atualmente, essa situação é bem mais favorável.

Processos de reciclagem

A indústria especializada conta com quatro processos de processamentos de pneus velhos. A reciclagem por ultrassom deixa a borracha mais macia e pronta para ser utilizada na fabricação de novas peças; a pirólise derrete a matéria-prima até o seu estado natural; o uso de micro-ondas consegue produzir outras substâncias de mesma origem do pneu, como combustíveis e gás; o processo mecânico-químico tritura o resíduo e serve como princípio para produção de outras peças.

Como é no Brasil

O uso de micro-ondas e o processo mecânico-químico são os mais utilizados no nosso país. Com o uso do primeiro tipo, os pneus são reaproveitados para a obtenção de combustíveis, óleos e graxas que são destinados principalmente à indústria.

No segundo processo, a borracha é triturada, desvulcanizada e misturada à matéria-prima que dá origem à massa asfáltica. Dessa maneira, obtém-se um asfalto de boa qualidade, com mais aderência para veículos e com menor gasto energético para a sua produção.

Como descartar

No Brasil, as oficinas de recauchutagem são os locais mais indicados para o descarte de pneus velhos. Nesses locais, as peças usadas passam por diversos processos que retiram substâncias tóxicas prejudiciais ao meio ambiente. Empresas revendedoras especializadas também recebem materiais descartados.

...

Baixar como  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »